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CARTOGRAFIA E NOVAS TECNOLOGIAS (20 QUESTÕES)




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BONS ESTUDOS


01. A Geografia como ciência que estuda os processos e suas correlações da natureza, da sociedade e do ambiente, tem nas representações cartográficas a possibilidade de materializar espacialmente e temporalmente esses fenômenos geográficos. Conforme esta afirmativa, marque a opção correta.

    Na representação cartográfica ocorre a dimensão do fenômeno geográfico sem a intensão escalar.
    Na representação cartográfica ocorre somente a dimensão temporal do fenômeno geográfico. 
    Na representação cartográfica ocorre a dimensão escalar e a dimensão do fenômeno geográfico.
    Na representação cartográfica não ocorre a dimensão escalar e nem e a dimensão do fenômeno geográfico.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02. Suponhamos que sejam 9 horas no Rio de Janeiro, cidade localizada no 2.º fuso brasileiro, e que você, estando naquela cidade, precisa planejar uma ligação interurbana para uma pessoa que se encontra em Rio Branco, Acre, que está localizada a oeste do Rio, no 3.º fuso brasileiro. A pessoa só poderá ser encontrada às 11h, hora local deste estado. Você deve:

    Fazer sua ligação imediatamente.
    Ligar às 10h no horário do Rio de Janeiro.
    Telefonar quando forem 12h no Rio de Janeiro.
    Aguardar que sejam 11h em Brasília, hora oficial do país.
     
...
Resposta: C)
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03Numa atividade em sala de aula, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa, fornecendo apenas as seguintes informações: 1ª – distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros. 2ª – distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros. Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

    Escala 1: 5.000.000.
    Escala 1: 65.000.
    Escala 1: 50.000.
    Escala 1: 500.000.
     
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Resposta: D)
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04As imagens de satélite são produtos de sensores remotos que estão orbitando em volta da Terra. Para a obtenção das imagens de satélite, dependemos de um fenômeno da natureza que é:

    A radiação eletromagnética
    A estação do ano
    A posição do sol
    O tipo de sensor
     
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Resposta: A)
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05Na Cartografia, além de poder informar o que e “onde está localizado”, os signos do alfabeto cartográfico assumem uma condição visual baseada em três dimensões, sendo:

    Propriedades implantadas, o Modo de Implantação e as Modulações Visuais
    Propriedades Perceptivas, o Modo de Implantação e as Modulações táteis
    Propriedades Perceptivas, o Modo de Implantação e as Modulações Visuais
    Propriedades sensitivas, o Modo de Implantação e as Modulações Visuais
     
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Resposta: C)
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06. Os fusos horários estão relacionados com a rede geográfica e compreende 24 fusos. Cada um deles corresponde a uma faixa imaginária, traçada de um polo ao outro. Diante disso, pergunta-se: Os fusos horários estão relacionados com qual efeito planetário?

    Movimento lunar
    Movimento de rotação, translação e lunar
    Movimento de translação
    Movimento de rotação da Terra
     
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Resposta: D)
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07. De acordo com os parâmetros curriculares - PCNs, espera-se que os alunos possam conhecer, reconhecer e saber utilizar as diversas informações adquiridas, e a Cartografia Escolar encontra-se inserida em todas as expectativas. Relacione as colunas com as habilidades a serem desenvolvidas.

I– Primeiro Ciclo - 1ª e 2ª séries

II– Segundo Ciclo - 3ª e 4ª séries

III– Terceiro Ciclo - 5ª e 6ª séries

IV– Quarto Ciclo - 7ª e 8ª séries

(  ) Compreender as múltiplas interações entre sociedade e natureza nos conceitos de território, lugar e região, explicitando que, de sua interação, resulta a identidade das paisagens e lugares.

(  ) Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.

(  ) Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas, historicamente definidas.

(  ) Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


    III – IV – II – I
    I – II – IV – III
    II – I – III – IV
    IV – I – III – II
     
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Resposta: D)
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08O mapa, uma das formas de representação espacial utilizada pela Cartografia escolar, é de grande utilidade, pois, a respeito dessa forma de representação espacial é verdadeiro afirmar que:

    É uma forma de representação detalhada de um lugar, sendo necessariamente bidimensional, ou seja, representa apenas largura e comprimento do espaço representado.
    É um modelo de representação tridimensional do espaço, funcionando como uma espécie de “laboratório” geográfico, onde as interações sociais do aluno, no seu dia-a-dia, podem ser percebidas quase na sua totalidade, e são de grande utilidade na Educação Infantil.
    Sua significação prende-se ao fato de que permite, na maioria das vezes, uma representação do tamanho real do espaço representado, facilitando dessa forma o estudo desse espaço.
    É uma representação plana bidimensional que utiliza, na sua confecção, signos, que são geralmente convenções e sinais gráficos os quais expressam fatos ou fenômenos geográficos traduzidos na legenda, o que permite fazer a leitura da linguagem cartográfica.
     
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Resposta: D)
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09As imagens aéreas da fotogrametria são obtidas por máquinas fotográficas classificadas como métricas. Esta afirmativa é verdadeira? Por quê?

    Sim, porque estas máquinas são capazes de obter as medidas dos elementos fotografados.
    Sim, porque qualquer imagem aérea pode ser métrica.
    Não, porque a medida é feita somente em mapas.
    Não, porque as imagens obtidas através da fotogrametria não medem os elementos fotografados.
     
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Resposta: A)
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10. As Modulações Visuais foram definidas por Jaques Bertin (1966 apud MARTINELLI, 1991) e são apresentadas através dos Modos de Implantação, denominadas de Variáveis Visuais.


Sobre as modulações visuais, assinale a alternativa correta:

    As modulações visuais não são mais utilizadas na comunicação cartográfica.
    As modulações visuais variavam visualmente numa única categoria.
    Jaques Bertin foi o único a estudar as modulações visuais.
    O estudo de Jaques Bertin notabilizou-se pelo estudo de seis modulações sensíveis à visão.
     
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Resposta: D)
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11. As escalas são relações entre as dimensões reais e as de representação gráfica registradas nos produtos cartográficos. Quanto às escalas numéricas 1:10.000 e 1: 50.000, pode-se afirmar que:

I – Por se tratar de uma razão, a escala de 1:10.000 é maior que a de 1:50.000.

II – Os produtos cartográficos nas escalas 1:10.000 e 1:50.000 constataram a mesma relação métrica entre o terreno e a realidade.

III – As distâncias equivalentes na realidade são, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas.

IV – A escala menor exige maior generalização, enquanto que a escala maior terá mais informações.

Marque a opção correta:


    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
     
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Resposta: B)
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12. Tanto num mapa quanto numa imagem aérea, para se representar a realidade do espaço geográfico, faz-se necessário uma correspondência entre as dimensões que são obtidas:

    Pela projeção cilíndrica
    Pela escala
    Pelo símbolo ou sinal gráfico
    Pela legenda
     
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Resposta: B)
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13Os meridianos e paralelos são considerados:

    Um sistema de referência no Geoide
    Linhas tortas sobre o globo, com exceção do Meridiano de Greenwich
    Linhas imaginárias paralelas entre si
    Um sistema de coordenadas desenhado sobre a Terra
     
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Resposta: D)
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14. A Geografia é uma ciência, cujo objetivo é estudar a organização e a dinâmica do espaço terrestre (local, regional e global), nos quais ocorrem a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos e as relações entre a sociedade e a natureza. Com base nesta afirmativa, podemos classificar os temas dos fenômenos em:

    Qualitativos e Quantitativos
    Qualitativos, Quantitativos, Ordenados e de Fluxos
    Qualitativos, Crescentes e de Fluxos
    Quantitativos, Crescentes e de Fluxos
     
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Resposta: B)
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15. A linguagem cartográfica é essencial ao conhecimento geográfico. Analise as afirmações:

I – O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II – São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III - A escala é a relação entre a distância no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Assinale alternativa correspondente:


    I e III são verdadeiras
    I e II são verdadeiras
    III é verdadeira
    II e III são verdadeiras
     
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Resposta: D)
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16Para o estudo do espaço geográfico, tanto a Geografia como a Cartografia Escolar devem propor:

    A memorização dos diferentes tipos de mapas
    A memorização do Alfabeto Cartográfico e das informações
    A compreensão/transmissão de informações e não simplesmente ser objeto de reprodução
    A reprodução dos temas
     
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Resposta: C)
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17No fazer pedagógico, a Cartografia tem um papel fundamental quando o professor sabe das potencialidades que os mapas, maquetes, globos, etc. oferecem. Mas para isto o aluno deve ser alfabetizado na comunicação cartográfica, para ler e interpretar os códigos descritos. Qual das alternativas confirma esta ideia?

    O conhecimento adquirido é único, e independe do tema, da escala e do tipo de projeção.
    O conhecimento adquirido depende do leitor apenas.
    O conhecimento adquirido poderá ser diverso, pois dependerá de como foi concebido, do tema, da escala e do tipo de projeção.
    O conhecimento adquirido não poderá ser diverso, pois o tema, a escala e o tipo de projeção são aleatórios.
     
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Resposta: C)
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18. Em uma sala de aula de terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, o professor de Geografia propõe uma atividade de leitura de vários mapas com escalas diferentes. Como avaliação da atividade, o professor pode considerar que o aluno realizou aquisições complexas, se ele:

    Leu todos os mapas, explicou a localização de um fenômeno e fez correlações entre os objetos estudados.
    Diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.
    Soube reconhecer os pontos cardeais.
    Mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta, a partir de uma escala numérica.
     
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Resposta: A)
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19Os mapas da cartografia são um sistema de informação?

    Não, pois são apenas desenhos sem contexto.
    Não, pois têm características típicas e são incompreensível para a maioria da população.
    Sim, pois há códigos que possuem significações.
    Às vezes, quando o cartógrafo coloca os nomes nos mapas.
     
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Resposta: C)
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20. Rabiscos soltos, ora num canto da folha, ora na folha inteira. Cada desenho infantil quer expressar algo, ou para experimentar materiais, como lápis de cor, ou repetir para aprender ou para contar alguma coisa. Aos poucos, os rabiscos vão tomando formas e significados, representando uma informação inerente ao que a criança quer socializar. (NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Cartografia e novas tecnologias. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010. p. 79.)

A partir deste trecho pode-se afirmar que o desenho infantil é uma representação gráfica: 


    Do seu espaço cultural, organizado e concebido.
    Do seu espaço vivido, percebido e concebido.
    Apenas do seu espaço vivido.
    Do seu espaço organizado, sagrado, brincado e concebido.
     
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Resposta: B)
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