-
Na representação cartográfica ocorre a dimensão
do fenômeno geográfico sem a intensão escalar.
Na representação cartográfica ocorre somente a dimensão temporal do fenômeno geográfico.
Na representação cartográfica ocorre a dimensão escalar e a dimensão do fenômeno geográfico.
Na representação cartográfica não ocorre a dimensão escalar e nem e a dimensão do fenômeno geográfico.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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Fazer sua ligação imediatamente.
Ligar às 10h no horário do Rio de Janeiro.
Telefonar quando forem 12h no Rio de Janeiro.
Aguardar que sejam 11h em Brasília, hora oficial do país.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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Escala 1: 5.000.000.
Escala 1: 65.000.
Escala 1: 50.000.
Escala 1: 500.000.
Resposta: D)
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A radiação eletromagnética
A estação do ano
A posição do sol
O tipo de sensor
Resposta: A)
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Propriedades implantadas, o Modo de Implantação
e as Modulações Visuais
Propriedades Perceptivas, o Modo de Implantação e as Modulações táteis
Propriedades Perceptivas, o Modo de Implantação e as Modulações Visuais
Propriedades sensitivas, o Modo de Implantação e as Modulações Visuais
Resposta: C)
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Movimento lunar
Movimento de rotação, translação e lunar
Movimento de translação
Movimento de rotação da Terra
Resposta: D)
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I– Primeiro Ciclo - 1ª e 2ª séries
II– Segundo Ciclo - 3ª e 4ª séries
III– Terceiro Ciclo - 5ª e 6ª séries
IV– Quarto Ciclo - 7ª e 8ª séries
( ) Compreender as múltiplas interações entre
sociedade e natureza nos conceitos de território, lugar e região, explicitando
que, de sua interação, resulta a identidade das paisagens e lugares.
( ) Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que
se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação
e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
( ) Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem
princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações
entre elas, historicamente definidas.
( ) Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da
natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA.
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III – IV – II – I
I – II – IV – III
II – I – III – IV
IV – I – III – II
Resposta: D)
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É uma forma de representação detalhada de um
lugar, sendo necessariamente bidimensional, ou seja, representa apenas largura
e comprimento do espaço representado.
É um modelo de representação tridimensional do espaço, funcionando como uma espécie de “laboratório” geográfico, onde as interações sociais do aluno, no seu dia-a-dia, podem ser percebidas quase na sua totalidade, e são de grande utilidade na Educação Infantil.
Sua significação prende-se ao fato de que permite, na maioria das vezes, uma representação do tamanho real do espaço representado, facilitando dessa forma o estudo desse espaço.
É uma representação plana bidimensional que utiliza, na sua confecção, signos, que são geralmente convenções e sinais gráficos os quais expressam fatos ou fenômenos geográficos traduzidos na legenda, o que permite fazer a leitura da linguagem cartográfica.
Resposta: D)
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Sim, porque estas máquinas são capazes de obter
as medidas dos elementos fotografados.
Sim, porque qualquer imagem aérea pode ser métrica.
Não, porque a medida é feita somente em mapas.
Não, porque as imagens obtidas através da fotogrametria não medem os elementos fotografados.
Resposta: A)
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Sobre as modulações visuais, assinale a alternativa correta:
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As modulações visuais não são mais utilizadas na
comunicação cartográfica.
As modulações visuais variavam visualmente numa única categoria.
Jaques Bertin foi o único a estudar as modulações visuais.
O estudo de Jaques Bertin notabilizou-se pelo estudo de seis modulações sensíveis à visão.
Resposta: D)
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I – Por se tratar de uma razão, a escala de 1:10.000 é maior
que a de 1:50.000.
II – Os produtos cartográficos nas escalas 1:10.000 e 1:50.000
constataram a mesma relação métrica entre o terreno e a realidade.
III – As distâncias equivalentes na realidade são,
respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas.
IV – A escala menor exige maior generalização, enquanto que a
escala maior terá mais informações.
Marque a opção correta:
-
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras
Resposta: B)
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Pela projeção cilíndrica
Pela escala
Pelo símbolo ou sinal gráfico
Pela legenda
Resposta: B)
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Um sistema de referência no Geoide
Linhas tortas sobre o globo, com exceção do Meridiano de Greenwich
Linhas imaginárias paralelas entre si
Um sistema de coordenadas desenhado sobre a Terra
Resposta: D)
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Qualitativos e Quantitativos
Qualitativos, Quantitativos, Ordenados e de Fluxos
Qualitativos, Crescentes e de Fluxos
Quantitativos, Crescentes e de Fluxos
Resposta: B)
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I – O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.
II – São elementos que compõem os mapas: escala, projeção
cartográfica, símbolo ou convenção e título.
III - A escala é a relação entre a distância no mapa e a
distância real correspondente à área mapeada.
Assinale alternativa correspondente:
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I e III são verdadeiras
I e II são verdadeiras
III é verdadeira
II e III são verdadeiras
Resposta: D)
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A memorização dos diferentes tipos de mapas
A memorização do Alfabeto Cartográfico e das informações
A compreensão/transmissão de informações e não simplesmente ser objeto de reprodução
A reprodução dos temas
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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O conhecimento adquirido é único, e independe do
tema, da escala e do tipo de projeção.
O conhecimento adquirido depende do leitor apenas.
O conhecimento adquirido poderá ser diverso, pois dependerá de como foi concebido, do tema, da escala e do tipo de projeção.
O conhecimento adquirido não poderá ser diverso, pois o tema, a escala e o tipo de projeção são aleatórios.
Resposta: C)
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Leu todos os mapas, explicou a localização de um
fenômeno e fez correlações entre os objetos estudados.
Diferenciou declives, reconheceu e situou as formas de relevo e de utilização do solo.
Soube reconhecer os pontos cardeais.
Mediu corretamente uma determinada distância sobre uma carta, a partir de uma escala numérica.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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Não, pois são apenas desenhos sem contexto.
Não, pois têm características típicas e são incompreensível para a maioria da população.
Sim, pois há códigos que possuem significações.
Às vezes, quando o cartógrafo coloca os nomes nos mapas.
Resposta: C)
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A partir deste trecho pode-se afirmar que o desenho infantil é
uma representação gráfica:
-
Do seu espaço cultural, organizado e concebido.
Do seu espaço vivido, percebido e concebido.
Apenas do seu espaço vivido.
Do seu espaço organizado, sagrado, brincado e concebido.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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