Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN's (16 QUESTÕES)




OBS: compartilhe com os demais usuários questões de sua universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS


01Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a segui sobre as escolas do pensamento geográfico.

( ) A revolução marxista abriu para o campo disciplinar momentos de reflexões da renovação no ensino de geografia, ganhando conteúdos políticos que passaram a ser significativos na formação do cidadão.

( ) A geografia crítica não se limita aos conteúdos tradicionais e incorpora novos temas ligados às lutas de classes sociais, relação de gênero, ênfase na participação do cidadão.

( ) Na geografia crítica, o espaço é considerado em partes isoladas, onde as dinâmicas naturais interagem nos fatores econômicos, sociais e políticos.

( ) A geografia que se apresenta no século XX busca relacionar as várias abordagens da ciência geográfica.


    F, V, V, V
    V, V, F, V
    V, F, V, F
    F, V, F, F
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a seguir:

( ) O espaço não é capaz de revelar as formas como os seres humanos se relacionam entre si e com a natureza a partir do trabalho.

( ) é possível afirmar que a Geografia pode ser considerada, na sua essência, uma ciência que concebe o espaço como uma construção das sociedades.

( ) Com o passar do tempo, principalmente através da memorização e da fala, o conhecimento vem sido passado de geração em geração, fazendo com que as necessidades mudem, exigindo assim que as ferramentas de trabalho também evoluam.

( ) é possível reconhecer as marcas deixadas pelas gerações passadas na paisagem, realizadas através da força do trabalho e das ferramentas existentes na época, para suprir as necessidades daquele momento.


    F, V, F, V
    V, F, V, F
    V, V, F, F
    F, F, V, V
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03Assinale a opção em que aparecem apenas objetivos do ensino fundamental indicados pelos PCN`s.

I - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

II – Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

III - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

IV - Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas; 
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas; 
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
    Todas as afirmativas estão corretas;
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04Enumere as colunas de acordo com o pensamento geográfico correspondente

(1) Geografia Tradicional

(2) Geografia Quantitativa

(3) Revolução Marxista

(4) Geografia Crítica

( ) Apresenta-se como um movimento que contesta tanto a geografia tradicional como a pragmática, assumindo uma posição crítica diante da realidade social, lutando por uma sociedade mais justa.

( ) No ensino se traduzia pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas dissociada do sentido do homem pelo espaço.

( ) No ensino, esta escola do pensamento geográfico destaca a importância de que o aluno compreenda as diferentes sociedades, como se organizam na prática do seu cotidiano.

( ) Procurava uma nova forma de interpretar o espaço, buscava suas bases na matemática e na estatística.


    I, II, IV, III
    II, III, I, IV 
    IV, II, III, I
    III; I, IV, II
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05Leia com atenção as afirmativas sobre o estudo de geografia. A seguir, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Dentre outros assuntos, a geografia estuda as relações entre os homens e dos homens com a natureza.

( ) A maneira como os homens se apropriam dos elementos da natureza e suas formas de distribuição no planeta são temas que a geografia não estuda em seus conteúdos escolares.

( ) Como disciplina escolar a geografia deve levar ao aluno à compreender como as sociedades historicamente transformam a base territorial a partir de seus interesses e contradições.

( ) No ensino de geografia, é necessário que o professor assuma seu compromisso com a sociedade.

    F, V, F, V
    V, V, F, F
    V, F, V, V
    F, F, V, F
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06Assinale a opção que apresenta três razões apontadas por Callai (1999) para se estudar geografia:

    compreender como pensa a sociedade, analisar as desigualdades mundiais, conhecer o processo de globalização;
    conhecer o mundo e obter informações, analisar e tentar explicar o espaço produzido pelo homem, complementar a formação do cidadão.
    conhecer o mundo e obter informações, conhecer o processo de globalização, aprender as distancias entre as diferentes localidades do mundo.
    analisar as desigualdades mundiais, complementar a formação do cidadão, localizar os recursos naturais.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre a formação da geografia como disciplina escolar:

I – Influenciado pela escola francesa, Delgado de Carvalho inicia a implantação do pensamento geográfico no Brasil.

II – No ensino, a geografia tradicional se traduzia pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas dissociada do sentido do homem pelo espaço. 

III - A Geografia Brasileira de caráter científico passou a existir no Brasil a partir da década de 1930, e surge com isso, a dicotomia entre a ciência acadêmica e a disciplina escolar. 

IV - A partir da década de sessenta, no Brasil, a revolução pragmática, procurava uma nova forma de interpretar o espaço. Buscava suas bases na matemática e na estatística, e por isso foi conhecida também como geografia qualitativa.


    Apenas as afirmativas II e III estão corretas
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas 
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas 
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08Sobre o conceito de ensino, leia com atenção as afirmativas a seguir:

I – Os objetivos sociais e pedagógicos gerais de ensino e os objetivos específicos da geografia escolar orientam a seleção de ensino.

II- É importante definir junto com a aplicação do conteúdo, o exercício viável para permitir ao aluno a pensar dialeticamente.

III – Para alcançar o resultado esperado, pode ser usado um método de ensino generalizado, não havendo a necessidade de aplicar um método adequado para aquele determinado objetivo de ensino.

IV – No processo de ensino/aprendizagem devem estar articulados os objetivos, os conteúdos e os métodos de ensino.


    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas
    Apenas as afirmativas I,e II estão corretas
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09Sobre o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta:

I – Para a geografia não é relevante a capacidade do aluno de realizar uma leitura compreensiva do espaço geográfico a que se propõe estudar.
II – A geografia é um ramo do conhecimento que possui uma linguagem específica. Assim, uma das principais atribuições para o aluno ele se aproprie do vocabulário próprio desta ciência.
III – No contexto ensino/aprendizagem, é importante associar a vivência pessoal aos conceitos específicos para a realização de uma leitura crítica do ambiente.


    Apenas a afirmativa II esta correta
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas 
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10Sobre o livro didático, assinale a afirmativa em que aparecem apenas características e informações relacionadas ao seu uso.

    tradicional recurso digital de ensino; seu uso está associado apenas à função social, contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com figuras e mapas;
    tradicional recurso impresso de ensino; seu uso está associado à função social e pedagógica; contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
    moderno recurso impresso de ensino; seu uso está associado apenas à função pedagógica; contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
    moderno recurso digital de ensino; seu uso não se restringe à função escolar ou social, contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as categorias fundamentais que compõem a geografia.

I – São categorias fundamentais da geografia: espaço, paisagem, lugar, região e território.

II - O espaço é dinâmico e deve ser entendido apenas como um fragmento;

III – Leva-se em consideração na formação do espaço fatores, políticos, econômicos, religiosos e culturais.

IV – No espaço é onde se percebe a produção humana, nas suas diferentes épocas e atuações.


    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
    Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12Enumere corretamente relacionando a categoria à sua descrição.

(I) Espaço

(II) Paisagem

(III) Lugar

(IV) Região

(V) Território

 

( ) É a face de um território ou região, ou a representação de um dado momento.

( ) É a parcela do espaço em que revela uma particularidade que a diferencia das demais.

( ) Pode ser considerado um conjunto de paisagens, de lugares, de regiões, uma área delimitada.

( ) É o ponto de referência do indivíduo, é o local em que uma ou várias pessoas se identificam

( ) É dinâmico, e não deve ser entendido apenas como um fragmento.


    I, III, IV, II, V
    III, II, I, V, IV
    IV, I, III, V, II
    II, IV, V, III, I

...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13Leia com atenção as afirmativas a seguir:

I – É importante que o professor seja dinâmico e valorize a vivência do aluno. Isso possibilita discussões na sala de aula promovendo a articulação da geografia com conteúdos de outras áreas.
II – O professor de geografia deve atentar para seu posicionamento em sala de aula, pois sua visão de mundo pode implicar em sua postura frente aos eventos da sociedade e seus alunos.

III - A geografia como disciplina escolar corresponde ao conjunto de saberes da ciência geográfica convertido em conteúdos escolares, sem a necessidade de selecionar ou organizar os conhecimentos e procedimentos a serem aplicados para a formação geral do aluno.


    Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14Assinale verdadeiro (v) ou falso (f) para as afirmativas a seguir:

( ) O material didático e a metodologia de ensino utilizada pelos professores deve precisa ser dinâmico e atualizado.

( ) As condições de ensino, como infra-estrutura e recursos pedagógicos são padronizados à todas as escolas, sejam elas públicas ou particulares.

( ) Os livros didáticos e paradidáticos muitas vezes são os únicos instrumentos utilizados pelo professor em sala de aula.

( ) A associação entre materiais paradidáticos ao conteúdo do livro didático não pode ser apontada como alguma possível dificuldade encontrada pelos professores em sua rotina escolar. 


    V, F, V, F 
    V, V, F, V
    F, F, V, V
    F, V, F, V
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15Assinale a afirmativa em que aparece em toda a sentença que apresenta as características que mais se aproxima do perfil de um bom professor:

    Conhecedor dos conteúdos e das metodologias capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e criativo; transmissor de teoria, leitor de conteúdo;
    Dinâmico, leitor de conteúdo, pouca habilidade com recursos tecnológicos;
    Mediador entre a teoria e a prática, desatualizado, conhecedor dos conteúdos e das metodologias capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e criativo.
    Dinâmico, mediador entre a teoria e a prática, conhecedor dos conteúdos e das metodologias capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e criativo;
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16A seguir serão apresentados alguns temas que temas que devem estar presentes nas discussões e no conteúdo do ensino de geografia nas salas de aula atualmente. Assinale para cada um deles (P) se o tema se encaixar para o debate em geografia política, (E) se o tema se encaixar para o debate em geografia econômica e (S) se o tema se encaixar em geografia social.

( ) A vigência do nacionalismo como prática social, mais do que como prática política ou prática ideológica;

( ) As tentativas de colaboração financeira e tecnológica para o desenvolvimento

( ) O processo massivo de descolonização

( ) A crescente nacionalização dos recursos naturais básicos

( ) A criação de mecanismos e instituições para o intercâmbio de informações;


    S, E, P, E, S
    P, S, E, S, E
    E, P, S, P, E
    E, P, S, E, P
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).






Postar um comentário

0 Comentários