( ) A revolução marxista abriu para o campo disciplinar
momentos de reflexões da renovação no ensino de geografia, ganhando conteúdos
políticos que passaram a ser significativos na formação do cidadão.
( ) A geografia crítica não se limita aos conteúdos
tradicionais e incorpora novos temas ligados às lutas de classes sociais,
relação de gênero, ênfase na participação do cidadão.
( ) Na geografia crítica, o espaço é considerado em partes
isoladas, onde as dinâmicas naturais interagem nos fatores econômicos, sociais
e políticos.
( ) A geografia que se apresenta no século XX busca relacionar
as várias abordagens da ciência geográfica.
-
F, V, V, V
V, V, F, V
V, F, V, F
F, V, F, F
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) O espaço não
é capaz de revelar as formas como os seres humanos se relacionam entre si e com
a natureza a partir do trabalho.
( ) é possível
afirmar que a Geografia pode ser considerada, na sua essência, uma ciência que
concebe o espaço como uma construção das sociedades.
( ) Com o passar
do tempo, principalmente através da memorização e da fala, o conhecimento vem
sido passado de geração em geração, fazendo com que as necessidades mudem,
exigindo assim que as ferramentas de trabalho também evoluam.
( ) é possível
reconhecer as marcas deixadas pelas gerações passadas na paisagem, realizadas
através da força do trabalho e das ferramentas existentes na época, para suprir
as necessidades daquele momento.
-
F, V, F, V
V, F, V, F
V, V, F, F
F, F, V, V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - Posicionar-se
de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,
utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões
coletivas;
II
– Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,
materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de
identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
III
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo
ativamente para a melhoria do meio ambiente;
-
Apenas as afirmativas I, II e IV estão
corretas;
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Todas as afirmativas estão corretas;
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(1)
Geografia Tradicional
(2)
Geografia Quantitativa
(3)
Revolução Marxista
(4)
Geografia Crítica
( )
Apresenta-se como um movimento que contesta tanto a geografia tradicional como
a pragmática, assumindo uma posição crítica diante da realidade social, lutando
por uma sociedade mais justa.
( )
No ensino se traduzia pelo estudo descritivo das paisagens naturais e
humanizadas dissociada do sentido do homem pelo espaço.
( )
No ensino, esta escola do pensamento geográfico destaca a importância de que o
aluno compreenda as diferentes sociedades, como se organizam na prática do seu
cotidiano.
( )
Procurava uma nova forma de interpretar o espaço, buscava suas bases na
matemática e na estatística.
-
I, II, IV, III
II, III, I, IV
IV, II, III, I
III; I, IV, II
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Dentre outros
assuntos, a geografia estuda as relações entre os homens e dos homens com a
natureza.
( ) A maneira
como os homens se apropriam dos elementos da natureza e suas formas de
distribuição no planeta são temas que a geografia não estuda em seus conteúdos
escolares.
( ) Como
disciplina escolar a geografia deve levar ao aluno à compreender como as
sociedades historicamente transformam a base territorial a partir de seus
interesses e contradições.
-
F, V, F, V
V, V, F, F
V, F, V, V
F, F, V, F
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
compreender como pensa a sociedade, analisar as
desigualdades mundiais, conhecer o processo de globalização;
conhecer o mundo e obter informações, analisar e tentar explicar o espaço produzido pelo homem, complementar a formação do cidadão.
conhecer o mundo e obter informações, conhecer o processo de globalização, aprender as distancias entre as diferentes localidades do mundo.
analisar as desigualdades mundiais, complementar a formação do cidadão, localizar os recursos naturais.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – Influenciado
pela escola francesa, Delgado de Carvalho inicia a implantação do pensamento
geográfico no Brasil.
II – No ensino, a
geografia tradicional se traduzia pelo estudo descritivo das paisagens naturais
e humanizadas dissociada do sentido do homem pelo espaço.
III - A Geografia
Brasileira de caráter científico passou a existir no Brasil a partir da década
de 1930, e surge com isso, a dicotomia entre a ciência acadêmica e a disciplina
escolar.
IV - A partir da
década de sessenta, no Brasil, a revolução pragmática, procurava uma nova forma
de interpretar o espaço. Buscava suas bases na matemática e na estatística, e
por isso foi conhecida também como geografia qualitativa.
-
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – Os objetivos
sociais e pedagógicos gerais de ensino e os objetivos específicos da geografia
escolar orientam a seleção de ensino.
II- É importante
definir junto com a aplicação do conteúdo, o exercício viável para permitir ao
aluno a pensar dialeticamente.
III – Para
alcançar o resultado esperado, pode ser usado um método de ensino generalizado,
não havendo a necessidade de aplicar um método adequado para aquele determinado
objetivo de ensino.
IV – No processo
de ensino/aprendizagem devem estar articulados os objetivos, os conteúdos e os
métodos de ensino.
-
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas I,e II estão corretas
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I –
Para a geografia não é relevante a capacidade do aluno de realizar uma leitura
compreensiva do espaço geográfico a que se propõe estudar.
II – A geografia é um ramo do conhecimento que possui uma linguagem específica.
Assim, uma das principais atribuições para o aluno ele se aproprie do
vocabulário próprio desta ciência.
III – No contexto ensino/aprendizagem, é importante associar a vivência pessoal
aos conceitos específicos para a realização de uma leitura crítica do ambiente.
-
Apenas a afirmativa II esta correta
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
tradicional recurso digital de ensino; seu uso
está associado apenas à função social, contribui para a construção do
conhecimento através do trabalho com figuras e mapas;
tradicional recurso impresso de ensino; seu uso está associado à função social e pedagógica; contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
moderno recurso impresso de ensino; seu uso está associado apenas à função pedagógica; contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
moderno recurso digital de ensino; seu uso não se restringe à função escolar ou social, contribui para a construção do conhecimento através do trabalho com texto impresso.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – São
categorias fundamentais da geografia: espaço, paisagem, lugar, região e
território.
II - O espaço é
dinâmico e deve ser entendido apenas como um fragmento;
III – Leva-se em
consideração na formação do espaço fatores, políticos, econômicos, religiosos e
culturais.
IV – No espaço é
onde se percebe a produção humana, nas suas diferentes épocas e atuações.
-
Apenas as afirmativas II, III e IV estão
corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(I) Espaço
(II) Paisagem
(III) Lugar
(IV) Região
(V) Território
( ) É a face de
um território ou região, ou a representação de um dado momento.
( ) É a parcela
do espaço em que revela uma particularidade que a diferencia das demais.
( ) Pode ser
considerado um conjunto de paisagens, de lugares, de regiões, uma área
delimitada.
( ) É o ponto de
referência do indivíduo, é o local em que uma ou várias pessoas se identificam
( )
É dinâmico, e não deve ser entendido apenas como um fragmento.
-
I, III, IV, II, V
III, II, I, V, IV
IV, I, III, V, II
II, IV, V, III, I
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – É importante
que o professor seja dinâmico e valorize a vivência do aluno. Isso possibilita
discussões na sala de aula promovendo a articulação da geografia com conteúdos
de outras áreas.
II – O professor de geografia deve atentar para seu posicionamento em sala de
aula, pois sua visão de mundo pode implicar em sua postura frente aos eventos
da sociedade e seus alunos.
III - A geografia
como disciplina escolar corresponde ao conjunto de saberes da ciência
geográfica convertido em conteúdos escolares, sem a necessidade de selecionar
ou organizar os conhecimentos e procedimentos a serem aplicados para a formação
geral do aluno.
-
Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) O material
didático e a metodologia de ensino utilizada pelos professores deve precisa ser
dinâmico e atualizado.
( ) As condições
de ensino, como infra-estrutura e recursos pedagógicos são padronizados à todas
as escolas, sejam elas públicas ou particulares.
( ) Os livros
didáticos e paradidáticos muitas vezes são os únicos instrumentos utilizados
pelo professor em sala de aula.
( ) A associação
entre materiais paradidáticos ao conteúdo do livro didático não pode ser
apontada como alguma possível dificuldade encontrada pelos professores em sua
rotina escolar.
-
V, F, V, F
V, V, F, V
F, F, V, V
F, V, F, V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Conhecedor dos conteúdos e das metodologias
capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e
criativo; transmissor de teoria, leitor de conteúdo;
Dinâmico, leitor de conteúdo, pouca habilidade com recursos tecnológicos;
Mediador entre a teoria e a prática, desatualizado, conhecedor dos conteúdos e das metodologias capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e criativo.
Dinâmico, mediador entre a teoria e a prática, conhecedor dos conteúdos e das metodologias capazes de desenvolver a capacidade intelectual e o pensamento autônomo e criativo;
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) A vigência do
nacionalismo como prática social, mais do que como prática política ou prática
ideológica;
( )
As tentativas de colaboração financeira e tecnológica para o desenvolvimento
( ) O processo
massivo de descolonização
( ) A crescente
nacionalização dos recursos naturais básicos
( )
A criação de mecanismos e instituições para o intercâmbio de informações;
-
S, E, P, E, S
P, S, E, S, E
E, P, S, P, E
E, P, S, E, P
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários