Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (27 QUESTÕES)




OBS: compartilhe com os demais usuário questões de sua universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS


01. O desenvolvimento significa o processo de amadurecimento do ser humano desde o nascimento até a idade adulta. Dessa forma, o desenvolvimento infantil apresenta aspectos fundamentais que justificam a utilização de instrumentos para sua avaliação devido aos padrões considerados normais do desenvolvimento infantil. Sobre esses aspectos importantes, analise as opções a seguir:

 

I – Padrões universais.

II – Diferenças individuais.

III – Influências ambientais.


Assinale a alternativa CORRETA:


    As opções I e II estão corretas. 
    As opções I e III estão corretas. 
    As opções I, II e III estão corretas.
    As opções II e III estão corretas.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02. Autores como Machado e colaboradores (2010), chamam à atenção para as várias associações entre fatores, as quais podem ajudar a fornecer um melhor entendimento de prováveis mecanismos de eficácia escolar.

 

MACHADO, A.C, BELLO, S.F, ALMEIDA, M.A, OLIVEIRA SF. A influência do contexto no alcance das metas em um proposta de consultoria colaborativa. Revista Educação em Questão. V.39 nº 25, pp.131-62, 2010.

 

Sobre o conjunto de fatos que incentivam a escola a adotar práticas inclusivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) Liderança profissional firme e objetiva englobando um enfoque participativo.

( ) Um ambiente de aprendizagem ordenado e atraente.

( ) Concentração no ensino e na aprendizagem.

( ) Relevância de examinar a intencionalidade educativa.


    V – V – V – F.
    F – V – V – F.
    V – F – V – F.
    V – V – F – F.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03. Tendo como base a análise de trabalhos recentes no campo da Educação especial e inclusiva, parece haver consenso com relação às caraterísticas da definição e da classificação da deficiência intelectual.

Sobre o que direcionada cada definição, assinale a alternativa CORRETA:

    Deficiência intelectual é um estado de funcionamento em mutação.
    Deficiência intelectual é caraterizada por limitações significativas no funcionamento na vida diária que estão presentes no início do desenvolvimento. 
    Deficiência intelectual tem um funcionamento padrão somente diferente dos demais.
    Deficiência intelectual são maneiras intensivas que precisam de auxilio por toda a vida.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04. Todas as atividades relacionadas à promoção de desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento durante a atenção a saúde da criança. Sobre como essa definição é chamado por Figueira (2005), assinale a alternativa CORRETA:

 

FIGUEIRA A. C. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto AIDPI, OPAS, 2006.


    Vigilância da proteção.
    Vigilância do desenvolvimento.
    Vigilância do saber.
    Vigilância da intervenção precoce
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05A avaliação dos estudantes pode acontecer de diversas formas, e em qualquer parte do processo de aprendizagem, por exemplo, antes de introduzi-los a um conteúdo novo, enquanto estão fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios em uma situação de aprendizagem. Diante do exposto, qual é a ação mais importante para que tudo ocorra positivamente em um processo de avaliação? 

    Investigação.
    Conduta acadêmica. 
    Escrita didática. 
    Planejamento.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06O propósito do Sistema de 2002 é partir do manual de 1992 citado por Almeida (2012) SAÕ PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. NUCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO – CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação. Organização Maria Amelia Almeida, SE, 2012. e ... Sobre a principal definição da proposta relacionada à deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA que completa a sentença:

    Diagnosticar, classificar e planejar os apoios para as pessoas com DI.
    Diagnosticar para poder intervir.
    Enumerar arquivos para que os processos possam ser diagnosticados.
    Substituir classificações antigas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07. De acordo com Gonçalves e Machado (2012),  a plasticidade ocorrida durante o desenvolvimento compreende estágios sobrepostos no curso do desenvolvimento sináptico e sua manutenção subsequente.

 

GONÇALVES, A.; MACHADO, A. C. A importância das causas na deficiência intelectual para o entendimento das dificuldades escolares. SAÕ PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. NUCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO – CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação. Organização Maria Amelia Almeida, SE, 2012.

 

Sobre a ordem dos estágios da deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA:


    Formação das sinapses; função sináptica; regulação da eficácia sináptica.
    Formação das sinapses; formação de neurônios; função do desenvolvimento.
    Função sináptica; desenvolvimento da regulação; formação de neurônios.
    Formação das sinapses; afinação das sinapses recém-desenvolvidas; regulação da eficácia sináptica.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08. “Deficiência intelectual” tornou-se fez um termo menos ofensivo às pessoas com deficiência, além de não ser...

 

Assinale a alternativa CORRETA que completa a afirmativa acima:

    mais considerada um traço absoluto e invariável de uma pessoa, mas um traço da diversidade humana.
    menos contributiva com as questões sociais e educacionais.
    mais definida como uma deficiência.
    menos valorizada pela sociedade.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09É importante recordar que a deficiência intelectual se inicia precocemente, mas dura por toda a vida; por isso os profissionais envolvidos devem ter ideia de como um determinado caso vai proceder no tempo. Para isso é necessário sabermos o modelo da classificação evolutiva da deficiência intelectual, para podermos fazer adaptações na aprendizagem do sujeito com DI. Sobre a ordem de níveis da deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA:

    Nível I – leve; nível II – moderado; nível III – severo; nível IV – profundo. 
    Nível I – leve; nível II – severo; nível III – moderado; nível IV – profundo.
    Nível I – profundo; nível II – severo; nível III – moderado; nível IV – leve.
    Nível I – severo; nível II – profundo; nível III – moderado; nível IV – leve.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10Com o objetivo de atender crianças em situação de risco para seu desenvolvimento, realizando o acompanhamento longitudinal do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, foram introduzidos programas de follow-up. Sobre o objetivo desse programa, assinale a alternativa CORRETA:

    Avaliação para o acompanhamento e registro da evolução das crianças.
    Avaliação do desenvolvimento.
    Avaliação do desenvolvimento e manutenção.
    Avaliação do desenvolvimento e conduta de observação.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11. O conceito de avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor foi incorporado à promoção do desenvolvimento infantil pelo setor público, tanto na saúde quanto na educação, com ações de vigilância do desenvolvimento, englobando a prevenção e detecção de possíveis alterações. Assim, é importante considerar algumas implicações para a avaliação. Sobre essas implicações, analise as sentenças a seguir:

 

I- Planejar o objetivo que deve ser alcançado com os resultados da avaliação.

II- A realização de uma avaliação completa e significativa requer compreensão familiar e a obtenção de informações dos pais sobre o desenvolvimento da criança, a história pregressa e atual.

III - É necessário conhecer e discutir várias finalidades.

 

Assinale a alternativa CORRETA: 


    As sentenças I e III estão corretas.
    As sentenças II e III estão corretas.
    As sentenças I e II estão corretas.
    Somente a sentença III está correta.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12Com o objetivo de atender crianças em situação de risco para seu desenvolvimento, realizando o acompanhamento longitudinal do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, foram introduzidos programas de follow-up. Sobre o objetivo desse programa, assinale a alternativa CORRETA:

    Avaliação para o acompanhamento e registro da evolução das crianças.
    Avaliação do desenvolvimento e conduta de observação.
    Avaliação do desenvolvimento e manutenção.
    Avaliação do desenvolvimento.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13O público-alvo da Educação Especial (PAEE) pode ter também a oportunidade de participarem de abordagens que são chamadas de colaborativas. Nessa perspectiva, quais as três abordagens inclusivas que, por exemplo, um aluno com deficiência intelectual pode participar?

    Ensino inclusivo – Consultoria – Supervisão de aprendizagem
    Ensino colaborativo – Supervisão de colaboração – Ensino inclusivo.
    Ensino colaborativo – Consultoria colaborativa – Resposta à intervenção.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14Outra abordagem na categoria da colaboração e na perspectiva da educação inclusiva chamada de consultoria colaborativa também auxilia na promoção da aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais. Sobre o que representa essa abordagem, assinale a alternativa CORRETA: 

    o professor e o diretor direcionam estratégias adequadas.
    o professor/profissional externo promove assistência aos professores do ensino regular e serviços indiretos para os alunos.
    o professor e o professor de educação especial formulam estratégias.
    o professor e o coordenação pedagógico auxiliam no desenvolvimento do conteúdo.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15. Com relação às abordagens inclusivas e colaborativas, a colaboração entre o professor da educação regular e o do ensino especial é de cunho singular para auxiliar na aprendizagem do aluno PAEE, e ou deficiência intelectual.

Sobre a definição do exposto, assinale a alternativa CORRETA:

    Ensino colaborativo.
    Ensino conclusivo.
    Ensino Multifuncional.
    Ensino inclusivo.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16. O conceito de avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor foi incorporado à promoção do desenvolvimento infantil pelo setor público, tanto na saúde quanto na educação, com ações de vigilância do desenvolvimento, englobando a prevenção e detecção de possíveis alterações. Assim, é importante considerar algumas implicações para a avaliação. Sobre essas implicações, analise as sentenças a seguir:

 

I- Planejar o objetivo que deve ser alcançado com os resultados da avaliação.

II- A realização de uma avaliação completa e significativa requer compreensão familiar e a obtenção de informações dos pais sobre o desenvolvimento da criança, a história pregressa e atual.

III - É necessário conhecer e discutir várias finalidades.

 

Assinale a alternativa CORRETA:


    As sentenças I e II estão corretas.
    As sentenças I e III estão corretas.
    Somente a sentença III está correta.
    As sentenças II e III estão corretas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



17. Três paradigmas formam um conjunto de critérios que permitiriam estabelecer um diagnóstico, sempre realizado pelo médico e, com o auxílio de outros profissionais que contribuem para a construção do caso. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

 

(    ) Déficit na inteligência e o nível de deficiência.

(    ) Dificuldade na conduta adaptativa.

(   ) Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.

(    ) Ambiente familiar adequado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    V – V – F – V. 
    V – F – F – F.
    V – V – V – F.
    V – F – V – V.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



18. O modelo multidimensional descreve pontecionalidades e as limitações do indivíduo para cada apoio. O funcionamento de um indivíduo é visto por meio do prisma dos apoios existes, e, assim, os apoios desempenham um papel mediador no funcionamento desse sujeito. Desse modo, os apoios podem influenciar o funcionamento, o funcionamento também pode influenciar os apoios.

Sobre o que representa uma das dimensões propostas pelos apoios, assinale a alternativa CORRETA:


    Mecanismos intelectuais. 
    Funcionamento individual.
    Comportamento adaptativo.
    Aspectos dimensionais.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



19. A professora Helena Antipoff, em meados do século XX, influenciou os cursos de formação de professores com relação à importância da reflexão para as pessoas com deficiência. O surgimento de instituições direcionou o atendimento e garantiu os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

 

(JANNUZZI, G. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006). 

 

Sobre a ordem de surgimento dessas instituições, assinale a alternativa CORRETA:


    d) Pestalozzi – APAE – SECADI – SENEB – CENESP.
    b) APAE – Pestalozzi – SECADI – CENESP – SENEB.
    a) Pestalozzi – APAE – CENESP – SENEB – SECADI.
    c) SECADI – Pestalozzi – CENESP – APAE – SENEB. 
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



20O RTI é uma maneira diferente para auxiliar os alunos que mesmo recebendo atividades apropriadas não avançam comparados ao seu grupo/classe. Nessa perspectiva, qual seria os benefícios do RTI perante o público de alunos com dificuldade acentuadas de aprendizagem?

    Melhoras nas avaliações.
    Correlações com novos métodos de ensino.
    Definição dos padrões de avaliação.
    Eficiência e eficácia em intervenções precoces direcionadas como preventivas.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



21. Segundo Lopes-Cendes (2006), a formação o SNC obedece a estágios sucessivos de desenvolvimento. 

 

(LOPES-CENDES I. Determinantes genéticos da cognição e do desenvolvimento cerebral humano. IN: MOURA-RIBEIRO, M. L.; GONÇALVES, V. M. Neurologia do Desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro: Revinter, p. 13-15, 2006).

 

Sobre a série de etapas dentro deste processo que devem ser cumpridas corretamente, para que o cérebro atinja sua estrutura normal, analise as opções a seguir:

 

I- Formação do tubo neural.

 

II- Formação de sinapses e circuitos neurais.

 

III – Mielinização.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

    As opções I e II estão corretas.
    As opções I e III estão corretas.
    As opções I, II e III estão corretas.
    As opções II e III estão corretas.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



22Na deficiência intelectual é importante salientar alguns sintomas que alteram e dificultam a operacionalização das funções corticais superiores, e assim os aspectos cognitivos, afetivos e adaptativos. Qual é o conjunto de sintomas que podem agravar e prejudicar o desenvolvimento de aprendizagem dos sujeitos com DI?

    Déficit de assimilação das experiências, déficits de organização motora, déficits na linguagem, impossibilidade de ter acesso ao pensamento abstrato, déficit cognitivo, transtornos de conduta.
    Impossibilidade de ter acesso ao pensamento abstrato; déficit cognitivo; transtornos de conduta; ausência de pensamento abstrato; sem experiência; deficiência física.
    Transtornos de conduta; déficit cognitivo; transtorno de linguagem; ausência de pensamento abstrato; sem experiência; deficiência física.
    Déficit de assimilação das experiências; déficits de organização motora; déficits na linguagem; sem experiência; deficiência física; déficit cognitivo.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



23. É indispensável que todos da escola trabalhem como uma equipe com envolvimento da família, e que discutam: sua intencionalidade educativa, a prática pedagógica e o trabalho na diversidade. Nessa direção, o que se configura um advento do modelo de Resposta à Intervenção – RTI?

    É um modelo de saúde e educação que compõem uma escola eficaz.
    É um modelo na área da saúde que contempla fatores como monitoramento e avaliações periódicas.
    É um modelo educacional de multiníveis, em que as atividades são fornecidas a todas as crianças como uma instrução de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula.
    É um modelo educacional que inclui professores e coordenadores pedagógicos na sua atuação.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



24Os instrumentos formais de avaliação são ferramentas para a coleta de informações fidedignas, mensuráveis e quantificáveis, padronizadas para determinada população. Os instrumentos de avaliação são classificados conforme suas finalidades. Sobre todas essas finalidades, assinale a alternativa CORRETA:

    Triagem, atestado médico, avaliação de conduta. 
    Triagem, programa com acompanhamento, investigação diferencial.
    Triagem, detalhes na família, acompanhamento médico. 
    Triagem, diagnóstico, avaliação instrucional e de programas de acompanhamento.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


25A adaptação curricular é um direito respaldado por lei. Portanto, como a escola deve oferecer e desenvolver a adaptação curricular de um aluno público-alvo da educação especial e inclusiva?

    Sempre as informações devem ser cruzadas entre (avaliação do aluno e o currículo do ano que cursa).
    As informações do currículo com a história pregressa.
    As informações do aluno em sala de aula e o currículo.
    As informações da avaliação e a história pregressa.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


26As informações obtidas por meio das avaliações somativas revelam o que um estudante sabe ou não, e são também utilizadas para o planejamento. Assim, para maximizar a eficácia do ensino, diversas abordagens de avaliação podem ser aplicadas. No entanto, existem outras propostas de avaliações importantes que podem ser utilizadas pelo professor e somarem informações para auxiliar no processo de aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais. Sobre essas propostas, assinale a alternativa CORRETA:

    Registro e seminários.
    Portfólios e provas.
    Registro e acompanhamento.
    Portfólios e registros dos professores.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


27. A Deficiência intelectual é o termo de uso comum por médicos, educadores e outros além de pelo público leigo e grupos de defesa dos direitos. No entanto, há manuais que são importantes para direcionar o diagnóstico, bem como auxiliar os profissionais da saúde nos termos corretos, e assim, permitir os profissionais da área educacional desenvolverem programas de intervenção adequados. Sobre esses manuais, analise as opções a seguir:

 I-             DSM-V. 

 II-            CID 11.

 III-           Código de ética em saúde.

 Assinale a alternativa CORRETA:

    As opções I, II e III estão corretas.
    As opções I e III estão corretas.
    As opções II e III estão corretas.
    As opções I e II estão corretas.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).





Postar um comentário

0 Comentários