I – Padrões universais.
II – Diferenças individuais.
III – Influências ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
-
As opções I e II estão corretas.
As opções I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
As opções II e III estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
MACHADO, A.C, BELLO,
S.F, ALMEIDA, M.A, OLIVEIRA SF. A influência do contexto no alcance das metas
em um proposta de consultoria colaborativa. Revista Educação em Questão.
V.39 nº 25, pp.131-62, 2010.
Sobre o conjunto de
fatos que incentivam a escola a adotar práticas inclusivas, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Liderança
profissional firme e objetiva englobando um enfoque participativo.
( ) Um ambiente de
aprendizagem ordenado e atraente.
( ) Concentração no
ensino e na aprendizagem.
( ) Relevância de
examinar a intencionalidade educativa.
-
V – V – V – F.
F – V – V – F.
V – F – V – F.
V – V – F – F.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Deficiência intelectual é um estado de
funcionamento em mutação.
Deficiência intelectual é caraterizada por limitações significativas no funcionamento na vida diária que estão presentes no início do desenvolvimento.
Deficiência intelectual tem um funcionamento padrão somente diferente dos demais.
Deficiência intelectual são maneiras intensivas que precisam de auxilio por toda a vida.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
FIGUEIRA A. C. Manual
para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto AIDPI, OPAS, 2006.
-
Vigilância da proteção.
Vigilância do desenvolvimento.
Vigilância do saber.
Vigilância da intervenção precoce
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Investigação.
Conduta acadêmica.
Escrita didática.
Planejamento.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Diagnosticar, classificar e planejar os apoios
para as pessoas com DI.
Diagnosticar para poder intervir.
Enumerar arquivos para que os processos possam ser diagnosticados.
Substituir classificações antigas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
GONÇALVES, A.;
MACHADO, A. C. A importância das causas na deficiência intelectual para o
entendimento das dificuldades escolares. SAÕ PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA
EDUCAÇÃO. NUCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO – CAPE. Deficiência
intelectual: realidade e ação. Organização Maria Amelia Almeida, SE, 2012.
Sobre a ordem dos
estágios da deficiência intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
-
Formação das sinapses; função sináptica; regulação
da eficácia sináptica.
Formação das sinapses; formação de neurônios; função do desenvolvimento.
Função sináptica; desenvolvimento da regulação; formação de neurônios.
Formação das sinapses; afinação das sinapses recém-desenvolvidas; regulação da eficácia sináptica.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
mais considerada um traço absoluto e invariável
de uma pessoa, mas um traço da diversidade humana.
menos contributiva com as questões sociais e educacionais.
mais definida como uma deficiência.
menos valorizada pela sociedade.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Nível I – leve; nível II – moderado; nível III –
severo; nível IV – profundo.
Nível I – leve; nível II – severo; nível III – moderado; nível IV – profundo.
Nível I – profundo; nível II – severo; nível III – moderado; nível IV – leve.
Nível I – severo; nível II – profundo; nível III – moderado; nível IV – leve.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Avaliação para o acompanhamento e registro da
evolução das crianças.
Avaliação do desenvolvimento.
Avaliação do desenvolvimento e manutenção.
Avaliação do desenvolvimento e conduta de observação.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I- Planejar o
objetivo que deve ser alcançado com os resultados da avaliação.
II- A realização de
uma avaliação completa e significativa requer compreensão familiar e a obtenção
de informações dos pais sobre o desenvolvimento da criança, a história
pregressa e atual.
III - É necessário
conhecer e discutir várias finalidades.
Assinale a
alternativa CORRETA:
-
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.
Somente a sentença III está correta.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Avaliação para o acompanhamento e registro da
evolução das crianças.
Avaliação do desenvolvimento e conduta de observação.
Avaliação do desenvolvimento e manutenção.
Avaliação do desenvolvimento.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Ensino colaborativo – Supervisão de colaboração – Ensino inclusivo.
Ensino colaborativo – Consultoria colaborativa – Resposta à intervenção.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
o professor e o diretor direcionam estratégias
adequadas.
o professor/profissional externo promove assistência aos professores do ensino regular e serviços indiretos para os alunos.
o professor e o professor de educação especial formulam estratégias.
o professor e o coordenação pedagógico auxiliam no desenvolvimento do conteúdo.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Ensino colaborativo.
Ensino conclusivo.
Ensino Multifuncional.
Ensino inclusivo.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I- Planejar o
objetivo que deve ser alcançado com os resultados da avaliação.
II- A realização de
uma avaliação completa e significativa requer compreensão familiar e a obtenção
de informações dos pais sobre o desenvolvimento da criança, a história
pregressa e atual.
III - É necessário
conhecer e discutir várias finalidades.
Assinale a
alternativa CORRETA:
-
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças II e III estão corretas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( )
Déficit na inteligência e o nível de deficiência.
( )
Dificuldade na conduta adaptativa.
( )
Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do
desenvolvimento.
( )
Ambiente familiar adequado.
-
V – V – F – V.
V – F – F – F.
V – V – V – F.
V – F – V – V.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Sobre o que
representa uma das dimensões propostas pelos apoios, assinale a alternativa
CORRETA:
-
Mecanismos intelectuais.
Funcionamento individual.
Comportamento adaptativo.
Aspectos dimensionais.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(JANNUZZI, G. de
M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao
início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006).
Sobre a ordem de
surgimento dessas instituições, assinale a alternativa CORRETA:
-
d) Pestalozzi – APAE – SECADI – SENEB – CENESP.
b) APAE – Pestalozzi – SECADI – CENESP – SENEB.
a) Pestalozzi – APAE – CENESP – SENEB – SECADI.
c) SECADI – Pestalozzi – CENESP – APAE – SENEB.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Melhoras nas avaliações.
Correlações com novos métodos de ensino.
Definição dos padrões de avaliação.
Eficiência e eficácia em intervenções precoces direcionadas como preventivas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(LOPES-CENDES I. Determinantes genéticos da cognição e do
desenvolvimento cerebral humano. IN: MOURA-RIBEIRO, M. L.; GONÇALVES, V.
M. Neurologia do Desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro:
Revinter, p. 13-15, 2006).
Sobre a série de etapas dentro deste processo que devem ser
cumpridas corretamente, para que o cérebro atinja sua estrutura normal, analise
as opções a seguir:
I- Formação do tubo neural.
II- Formação de sinapses e circuitos neurais.
III – Mielinização.
-
As opções I e II estão corretas.
As opções I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
As opções II e III estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Déficit de assimilação das experiências,
déficits de organização motora, déficits na linguagem, impossibilidade de ter
acesso ao pensamento abstrato, déficit cognitivo, transtornos de conduta.
Impossibilidade de ter acesso ao pensamento abstrato; déficit cognitivo; transtornos de conduta; ausência de pensamento abstrato; sem experiência; deficiência física.
Transtornos de conduta; déficit cognitivo; transtorno de linguagem; ausência de pensamento abstrato; sem experiência; deficiência física.
Déficit de assimilação das experiências; déficits de organização motora; déficits na linguagem; sem experiência; deficiência física; déficit cognitivo.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
É um modelo de saúde e educação que compõem uma
escola eficaz.
É um modelo na área da saúde que contempla fatores como monitoramento e avaliações periódicas.
É um modelo educacional de multiníveis, em que as atividades são fornecidas a todas as crianças como uma instrução de alta qualidade baseada em pesquisas dentro da própria sala de aula.
É um modelo educacional que inclui professores e coordenadores pedagógicos na sua atuação.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Triagem, atestado médico, avaliação de
conduta.
Triagem, programa com acompanhamento, investigação diferencial.
Triagem, detalhes na família, acompanhamento médico.
Triagem, diagnóstico, avaliação instrucional e de programas de acompanhamento.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Sempre as informações devem ser cruzadas entre
(avaliação do aluno e o currículo do ano que cursa).
As informações do currículo com a história pregressa.
As informações do aluno em sala de aula e o currículo.
As informações da avaliação e a história pregressa.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Registro e seminários.
Portfólios e provas.
Registro e acompanhamento.
Portfólios e registros dos professores.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I- DSM-V.
II- CID
11.
III- Código
de ética em saúde.
-
As opções I, II e III estão corretas.
As opções I e III estão corretas.
As opções II e III estão corretas.
As opções I e II estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários