-
que o sujeito constrói na informalidade dos
momentos de sua experiência cotidiana, com base nas experiências que estabelece
em seu meio social.
que o indivíduo aprende pelos livros didáticos, pela internet e pelas revistas.
Relacionados à história de vida pessoal do indivíduo e que nascem e que morrem com ele.
que são construídos quando o indivíduo chega à escola.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Ao adquirir esta condição de Letramento a
pessoa, muda necessariamente de nível ou classe social e cultural;
A escola é o único espaço que deve e pode alfabetizar os indivíduos;
Socialmente e culturalmente, a pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural;
O nível de letramento de grupos sociais independe de suas condições sociais, culturais e econômicas, o que vale é o nível de alfabetização das pessoas que vivem neste grupo;
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) I - Um indivíduo alfabetizado não
é necessariamente um indivíduo letrado;
( ) II – Analfabeto é aquele que não
sabe todas as letras do alfabeto, sabe apenas assinar seu nome;
( ) III- Alfabetizado é aquele
indivíduo que sabe ler e escrever;
( ) IV- O individuo letrado não é
só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a
escrita;
Assinale a alternativa correta:
-
Somente a IV é verdadeira
I, II, e III são verdadeiras
I e II são verdadeiras
I, III e IV são verdadeiras
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Pedagogia Renovada e Pedagogia Crítico Social
dos Conteúdos
Pedagogia Libertadora e Pedagogia Renovada
Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos e Pedagogia Libertadora
Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos e Tecnicismo Educacional
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Supletiva.
Equalizadora.
Assistencialista.
Reparadora.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(1) Pedagogia Tradicional
(2) Pedagogia Renovada
(3) Tecnicismo Educacional
(4) Pedagogia Libertadora
(5) Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O objeto de estudo desta Pedagogia é o processo de ensino
e suas relações e ligações com a aprendizagem
( ) o ensino é baseado em uma hierarquia em que o professor é
o centro, o detentor do saber.
( ) Esta Pedagogia inclui várias correntes, sendo que todas,
de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Pedagogia Ativa que surge no
final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional.
( ) Esta Pedagogia tem uma concepção foi inspirada da teoria
behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino
( ) O trabalho escolar é centrado na discussão de temas
sociais e políticos, em que professores e alunos analisam a realidade tendo em
vista uma ação coletiva para transformá-la
-
A sequência é : 4,3,5,2,1
A sequência é : 2,1,3,4,5
A sequência é : 4,3,2,1,5
A sequência é : 5,1,2,3,4
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Artefatos.
Instrumentos.
Recursos.
Conceitos.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
clareza, simplicidade, sintético,
operacionalidade e poder ser avaliado.
validade, clareza, descritivo, sintético e poder ser avaliado.
clareza, simplicidade, validade, operacionalidade e poder ser avaliado.
descritivo, clareza, sintético, operacionalidade e simplicidade.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) I A informação figura no
cenário psicológico como algo efêmero e superficial enquanto que o conhecimento
nos permite resolver problemas práticos a partir dele.
( ) II Telemática pode ser
definida como um conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da
junção entre os recursos das telecomunicações com os da informática que
permite, dentre outras coisas, o armazenamento e a comunicação de grandes
quantidades de dados em um curto prazo de tempo.
( ) III É importante que os
jovens e adultos voltem à escola onde poderão trabalhar as informações que
possuem e transformá-las em conhecimento.
( ) IV As últimas décadas
do século XX e primeiras do século XXI estão sendo marcadas pelo surgimento da
Sociedade da Informação (SI), caracterizada, pela facilidade na comunicação e
no compartilhamento de informação.
( ) V A Sociedade da Informação
inaugurou novas formas de organização econômica, social, política e cultural,
comportando novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de
aprender, de pensar, enfim, de viver.
-
F, V, F, V, F.
V, V, V, V, V
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, F.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O membro da sociedade encarregado de prover com
bens de consumo sua família e a comunidade na qual está inserido.
O indivíduo que já acessou o mercado de trabalho.
O membro da sociedade ao qual cabe a produção social, a direção da sociedade e a reprodução da espécie.
A pessoa com mais de 18 anos.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
a capacidade de dominar conteúdos selecionados
das diferentes ciências e transmiti-los com eficiência aos alunos.
A capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.
A capacidade de dominar todas as situações que acontecem em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem.
A capacidade de dominar teoricamente todos os conteúdos a serem ensinados.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Que permitam o diálogo e a negociação entre
professores e alunos acerca dos objetivos e critérios pedagógicos.
Que apontem as intervenções necessárias para que os alunos façam elaborações mais complexas dos conhecimentos e reoriente cotidianamente a prática pedagógica.
Que sejam processos realmente adequados às especificidades desta modalidade de ensino, portanto, ao público para o qual se destina.
Que não permitam o diálogo, pois a avaliação do aluno diz respeito somente ao professor que deve atribuir uma nota ou conceito ao final do bimestre.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Observar e avaliar os alunos em situações de
aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.
Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Esta etapa é o momento de selecionar o conteúdo
e avaliar com clareza o que foi proposto no planejamento.
Nesta etapa não é possível garantir a flexibilidade, pois o que se pretende é executar as estratégias propostas no planejamento.
As estratégias, os procedimentos, representam a forma de atuação desencadeada pelos professores e alunos na sala de aula, visando alcançar os objetivos propostos.
É importante que estas estratégias sejam muito bem pensadas, pois após o plano iniciar elas não podem mais ser modificadas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Nível de Desenvolvimento Propriamente Dito.
Zona de Desenvolvimento Acelerado.
Zona de Desenvolvimento Proximal
Região de Controle da Aprendizagem.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) I- A historia da Didática está ligada ao
aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção
e das ciências como atividade planejada e intencional dedicada à instrução;
( ) II- O termo "Didática" aparece
quando os adultos, de forma espontânea, começam a intervir na atividade de
aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do
ensino.
( ) III- No século XVII, o primeiro educador
a investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis, formando a
Teoria da Didática, foi João Amós Comênio.
( ) IV- Comênio desempenhou uma
influência considerável porque desejava que todas as pessoas pudessem usufruir
dos benefícios do conhecimento.
-
I, II e IV são verdadeiras
II, III e IV são verdadeiras
I e II e III são verdadeiras
I, III e IV são verdadeiras
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Como um mecanismo encarregado exclusivamente de
formar mão-de-obra para a indústria para um período de crescimento e de
globalização econômica.
Mais uma modalidade da educação básica, com caráter permanente em que o indivíduo pode buscá-la ao longo de toda a sua vida como forma de desenvolver-se plenamente.
Uma continuidade da Educação Básica, que passa a dividir-se em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Como direito público subjetivo voltada àqueles que comprovarem um determinado patamar de renda familiar.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
função reparadora, função supletiva e função
assistencialista.
função reparadora, função equalizadora e função qualificadora.
função qualificadora, função normativa e função assistencialista.
função apassivadora, função reparadora e função equalizadora.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Toda a produção musical de um determinado local.
O conjunto de criações do ser humano que conduz o convívio de um grupo social e que norteia a sua estada e inferência no mundo.
O nível do “Quociente de Inteligência” (QI) que um indivíduo apresenta.
É a capacidade que as pessoas têm de resolver problemas de forma autônoma, sem o auxílio de outras pessoas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Um grupo social inserido num processo de
interação contínua, com normas e procedimentos padronizados voltados à
transmissão de aspectos culturais
Um local social cujo objetivo é oferecer instrução de acordo com o poder dominante.
Um espaço social encarregado de oferecer conhecimentos técnicos aos indivíduos que a frequentam, que devem seguir as mesmas ideias daqueles que os ensinam.
Um grupo social onde os professores ensinam e os alunos aprendem.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
1. Pedagogia Tradicional
2. Pedagogia Renovada
3. Pedagogia Libertadora
I. O professor incentiva, orienta, organiza as situações de
aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos
alunos. O núcleo da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o
aluno ativo e investigador. (___)
II. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe
e interpreta a matéria. O aluno é um recebedor da matéria e sua tarefa é
decorá-la. (___)
III. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais
e políticos, de modo que o ensino é voltado para a realidade social. (___)
Marque a sequência correta.
-
3, 1 e 2
, 1 e 3
3, 1 e 3
, 3 e 1
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A educação informal possui muitas significações distintas. Referente
à educação informal,
podemos dizer que é:
I- Uma educação volta da a os partidos políticos e às igrejas.
II – Uma educação volta da às conversas com colegas e com os
mais velhos.
III - Uma educação construída e planejada através do currículo.
IV - Um a educação em que inexiste o sistema, ocorre ao longo
da vida.
Agora, as sinale a alternativa CO RRETA:
-
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e IV estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários