Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

DIDÁTICA DO EDUCADOR NA EJA (22 QUESTÕES)


OBS: compartilhe com os demais usuários questões de sua universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS



01Conceitos Espontâneos, segundo as ideias propostas por Vygotsky na Teoria Histórico-Cultural são aqueles:

    que o sujeito constrói na informalidade dos momentos de sua experiência cotidiana, com base nas experiências que estabelece em seu meio social.
    que o indivíduo aprende pelos livros didáticos, pela internet e pelas revistas.
    Relacionados à história de vida pessoal do indivíduo e que nascem e que morrem com ele.
    que são construídos quando o indivíduo chega à escola.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02Na EJA, o desafio e papel do educador, é pautar sua prática numa perspectiva de Letramento, ou seja, considerar que mesmo que estas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar e serem alfabetizadas, que elas criam estratégias para participarem desta cultura, criam um modo próprio de interpretar estas informações. Nesta modalidade de ensino pautar a prática no Letramento é essencial porque:

    Ao adquirir esta condição de Letramento a pessoa, muda necessariamente de nível ou classe social e cultural;
    A escola é o único espaço que deve e pode alfabetizar os indivíduos;
    Socialmente e culturalmente, a pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural;
    O nível de letramento de grupos sociais independe de suas condições sociais, culturais e econômicas, o que vale é o nível de alfabetização das pessoas que vivem neste grupo;
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03. Soares (2004, p.44) afirma que “Letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita”. Nesta perspectiva é correto afirmar que:

(     ) I - Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado;

(     ) II – Analfabeto é aquele que não sabe todas as letras do alfabeto, sabe apenas assinar seu nome; 

(     ) III- Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; 

(     ) IV- O individuo letrado não é só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita;


Assinale a alternativa correta:


    Somente a IV é verdadeira
    I, II, e III são verdadeiras
    I e II são verdadeiras
    I, III e IV são verdadeiras
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04Assinale a alternativa que apresenta Pedagogias que se configuram como tendências progressistas que buscam uma educação escolar crítica a serviço das transformações sociais e econômicas da realidade, ou seja, buscam superar a desigualdades sociais decorrentes do capitalismo que organiza nossa sociedade.

    Pedagogia Renovada e Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
    Pedagogia Libertadora e Pedagogia Renovada
    Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos e Pedagogia Libertadora
    Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos e Tecnicismo Educacional
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05. O Parecer CEB nº 11/2000 aponta como uma das funções da EJA a de propiciar a oportunidade do restabelecimento da trajetória. Trata-se esta da função:

    Supletiva.
    Equalizadora.
    Assistencialista.
    Reparadora.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06. Libâneo (1994) afirma que em geral, os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: As de cunho Liberal - Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional e as de cunho Progressista - Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 

(1) Pedagogia Tradicional

(2) Pedagogia Renovada

(3) Tecnicismo Educacional

(4) Pedagogia Libertadora

(5) Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) O objeto de estudo desta Pedagogia é o processo de ensino e suas relações e ligações com a aprendizagem

( ) o ensino é baseado em uma hierarquia em que o professor é o centro, o detentor do saber.

( ) Esta Pedagogia inclui várias correntes, sendo que todas, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Pedagogia Ativa que surge no final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional.

( ) Esta Pedagogia tem uma concepção foi inspirada da teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino

( ) O trabalho escolar é centrado na discussão de temas sociais e políticos, em que professores e alunos analisam a realidade tendo em vista uma ação coletiva para transformá-la


    A sequência é : 4,3,5,2,1
    A sequência é : 2,1,3,4,5
    A sequência é :  4,3,2,1,5
    A sequência é : 5,1,2,3,4
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07Servir como um condutor da influência humana sobre o objeto da atividade, sendo orientado externamente e levando a mudanças nos objetos e ao controle e domínio da natureza, segundo Vygotsky, são funções dos:

    Artefatos.
    Instrumentos.
    Recursos.
    Conceitos.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08Os objetivos definidos no planejamento na EJA são indicadores para seleção de outros elementos que compõem o plano como os conteúdos, procedimentos, estratégias e a avaliação. De acordo com Menegolla e Sant anna (2003), uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdo deve apresentar algumas características, assinale a alternativa que contempla estas características:

    clareza, simplicidade, sintético, operacionalidade e poder ser avaliado.
    validade, clareza, descritivo, sintético e poder ser avaliado.
    clareza, simplicidade, validade, operacionalidade e poder ser avaliado.
    descritivo, clareza, sintético, operacionalidade e simplicidade.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09. Uma discussão bastante relevante no mundo contemporâneo e que atinge diretamente a escola e sua função na sociedade é aquela que gira em torno do binômio informação-conhecimento. Em relação a isso, analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadeiras ou Falsas e, em seguida, escolha a opção que traz a sequência correta:

 (     ) I A informação figura no cenário psicológico como algo efêmero e superficial enquanto que o conhecimento nos permite resolver problemas práticos a partir dele.

  (     ) II Telemática pode ser definida como um conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações com os da informática que permite, dentre outras coisas, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados em um curto prazo de tempo.

 (     ) III É importante que os jovens e adultos voltem à escola onde poderão trabalhar as informações que possuem e transformá-las em conhecimento.

  (     ) IV As últimas décadas do século XX e primeiras do século XXI estão sendo marcadas pelo surgimento da Sociedade da Informação (SI), caracterizada, pela facilidade na comunicação e no compartilhamento de informação.

 (     ) V A Sociedade da Informação inaugurou novas formas de organização econômica, social, política e cultural, comportando novas maneiras de trabalhar, de comunicar-se, de relacionar-se, de aprender, de pensar, enfim, de viver.


    F, V, F, V, F.
    V, V, V, V, V
    F, F, V, V, F.
    V, F, V, F, F.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10Segundo as ideias de Álvaro Vieira Pinto, que foram trabalhadas durante o desenrolar da disciplina, o adulto pode ser concebido como:

    O membro da sociedade encarregado de prover com bens de consumo sua família e a comunidade na qual está inserido.
    O indivíduo que já acessou o mercado de trabalho.
    O membro da sociedade ao qual cabe a produção social, a direção da sociedade e a reprodução da espécie.
    A pessoa com mais de 18 anos.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11As Diretrizes Nacionais Curriculares da Educação de Jovens e Adultos ressalta que a formação do docente para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, competências relativas á complexidade diferencial desta modalidade de ensino. De acordo Perrenoud (1999) competência é: 

    a capacidade de dominar conteúdos selecionados das diferentes ciências e transmiti-los com eficiência aos alunos.
    A capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.
    A capacidade de dominar todas as situações que acontecem em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem.
    A capacidade de dominar teoricamente todos os conteúdos a serem ensinados.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12. Na abordagem curricular pretendida na Educação de Adultos deve ser garantida a intenção de implementar processos avaliativos diferenciados da concepção tradicional, são características destes processos todas as afirmações listadas abaixo, exceto:

    Que permitam o diálogo e a negociação entre professores e alunos acerca dos objetivos e critérios pedagógicos.
    Que apontem as intervenções necessárias para que os alunos façam elaborações mais complexas dos conhecimentos e reoriente cotidianamente a prática pedagógica.
    Que sejam processos realmente adequados às especificidades desta modalidade de ensino, portanto, ao público para o qual se destina.
    Que não permitam o diálogo, pois a avaliação do aluno diz respeito somente ao professor que deve atribuir uma nota ou conceito ao final do bimestre.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13A formação continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos vem assumindo posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas. Perrenoud (2000) quando propõe as dez famílias de competência, contempla esta necessidade em uma das famílias: Administrar a formação contínua. Assinale a alternativa é um dos componentes que envolve esta competência:

    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
    Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.
    Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
    Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14. Quando elaboramos o planejamento na EJA outra etapa importante é traçar as estratégias que vamos utilizar para alcançar os objetivos propostos. Referente a esta etapa podemos afirmar que:

    Esta etapa é o momento de selecionar o conteúdo e avaliar com clareza o que foi proposto no planejamento.
    Nesta etapa não é possível garantir a flexibilidade, pois o que se pretende é executar as estratégias propostas no planejamento.
    As estratégias, os procedimentos, representam a forma de atuação desencadeada pelos professores e alunos na sala de aula, visando alcançar os objetivos propostos.
    É importante que estas estratégias sejam muito bem pensadas, pois após o plano iniciar elas não podem mais ser modificadas.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15. De acordo com as ideias de Vygotsky, “a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de companheiros mais capazes” é denominada:

    Nível de Desenvolvimento Propriamente Dito. 
    Zona de Desenvolvimento Acelerado.
    Zona de Desenvolvimento Proximal
    Região de Controle da Aprendizagem.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16. No capítulo 2 estudamos sobre as Tendências Pedagógicas que influenciaram a Didática no Brasil e conseqüentemente na Educação de Jovens e Adultos, referente a estas questões da Didática é correto afirmar que:

(   ) I- A historia da Didática está ligada ao aparecimento do ensino no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências como atividade planejada e intencional dedicada à instrução;

(    ) II- O termo "Didática" aparece quando os adultos, de forma espontânea, começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino.

(   ) III- No século XVII, o primeiro educador a investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis, formando a Teoria da Didática, foi João Amós Comênio.

(    ) IV- Comênio desempenhou uma influência considerável porque desejava que todas as pessoas pudessem usufruir dos benefícios do conhecimento.


 Assinale a alternativa correta:

    I, II e IV são verdadeiras
    II, III e IV são verdadeiras
    I e II e III são verdadeiras
    I, III e IV são verdadeiras
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



17Com a sanção da LDBEN – Lei 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos deixa de possuir a noção de ensino supletivo, passando a ser considerada:

    Como um mecanismo encarregado exclusivamente de formar mão-de-obra para a indústria para um período de crescimento e de globalização econômica.
    Mais uma modalidade da educação básica, com caráter permanente em que o indivíduo pode buscá-la ao longo de toda a sua vida como forma de desenvolver-se plenamente.
    Uma continuidade da Educação Básica, que passa a dividir-se em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
    Como direito público subjetivo voltada àqueles que comprovarem um determinado patamar de renda familiar.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



18As Diretrizes Curriculares Nacionais ao se referirem à Educação de Jovens e Adultos (Parecer CEB nº 11/2000) apontam, em consonância com a nova LDBEN (Lei 9.394/96), três funções como de responsabilidade dessa modalidade de educação, que são:

    função reparadora, função supletiva e função assistencialista.
    função reparadora, função equalizadora e função qualificadora.
    função qualificadora, função normativa e função assistencialista.
    função apassivadora, função reparadora e função equalizadora.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



19De acordo com os conteúdos estudados na disciplina, pode-se definir Cultura como sendo:

    Toda a produção musical de um determinado local.
    O conjunto de criações do ser humano que conduz o convívio de um grupo social e que norteia a sua estada e inferência no mundo.
    O nível do “Quociente de Inteligência” (QI) que um indivíduo apresenta.
    É a capacidade que as pessoas têm de resolver problemas de forma autônoma, sem o auxílio de outras pessoas.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



20. De acordo com o texto discutido ao longo do Caderno Didático, a definição ideal para escola é:

    Um grupo social inserido num processo de interação contínua, com normas e procedimentos padronizados voltados à transmissão de aspectos culturais
    Um local social cujo objetivo é oferecer instrução de acordo com o poder dominante.
    Um espaço social encarregado de oferecer conhecimentos técnicos aos indivíduos que a frequentam, que devem seguir as mesmas ideias daqueles que os ensinam.
    Um grupo social onde os professores ensinam e os alunos aprendem.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



21. De acordo com Libâneo (2013), vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal - Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional -; e as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Em referência às tendências pedagógicas no processo educacional, relacione:

 

1. Pedagogia Tradicional

2. Pedagogia Renovada

3. Pedagogia Libertadora

 

I. O professor incentiva, orienta, organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às capacidades de características individuais dos alunos. O núcleo da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno ativo e investigador. (___)

II. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. O aluno é um recebedor da matéria e sua tarefa é decorá-la. (___)

III. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, de modo que o ensino é voltado para a realidade social. (___)

 

Marque a sequência correta.


    3, 1 e 2
    , 1 e 3
    3, 1 e 3
    , 3 e 1
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



22. Na Educação de Jovens e Adultos, existe três tipos de educação: formal, não formal e informal.

A educação informal possui muitas significações distintas. Referente à educação informal,

podemos dizer  que  é: 

 

I- Uma educação volta da a os partidos políticos e às igrejas. 

II – Uma educação volta da às conversas com colegas e com os mais velhos. 

III - Uma educação construída e planejada através do currículo. 

IV - Um a educação em que inexiste o sistema, ocorre ao longo da vida. 

 

Agora, as sinale a alternativa CO RRETA:


    As afirmativas I e II estão corretas.  
    As afirmativas III e IV estão corretas.
    As afirmativas I e III estão corretas.  
    As afirmativas II e IV estão corretas.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).







Postar um comentário

0 Comentários