Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA (16 QUESTÕES)



OBS: compartilhe com os demais usuários questões de sua universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS


01A finalidade específica de todo material didático é abrir a cabeça, provocar a criatividade, mostrar pistas em termos de argumentação e raciocínio, instigar ao questionamento e à reconstrução.

 

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados. 1998. p. 129.

 

Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) Os equipamentos e materiais utilizados no processo de ensino e aprendizagem são chamados de recursos didáticos.

( ) A escolha e o emprego apropriados dos meios e métodos educativos, podem servir de estímulo no processo de aprendizagem.

( ) As ferramentas audiovisuais não integram o conjunto de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino da geografia.

( ) Televisão, computador, retroprojetor e rádio, são exemplos de recursos didáticos classificados como pedagógicos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

    F – F – V – V
    V – V – F – F
    F – V – V – V
    V – F – V – V
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02A palavra “técnica” tem origem no grego “tékhne”, significando arte ou habilidade. No ambiente educacional, trata-se do método utilizado para realizar o processo de ensino e aprendizagem.

 

Sobre técnicas de ensino e aprendizagem de geografia, assinale a alternativa correta: 


    Na atividade educacional, o método é o percurso para tingir determinada finalidade.
    Nas atividades em sala de aula, as técnicas de ensino possuem caráter exclusivamente emancipatório.
    Na educação, as técnicas de ensino são sempre um fim em si mesmas.
    No processo de ensino, o verbalismo é mais eficiente que as experiências concretas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03A avaliação é, na prática, um entulho contra o qual se esboroam muitos esforços para pôr um pouco de dignidade no processo escolar.

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação. São Paulo: Libertad, 1995 (adaptado).

 

Sobre os princípios que norteiam uma avaliação processual e formativa, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) Renunciar o uso autoritário.

( ) Redimensionar o conteúdo.

( ) Modificar a postura diante dos resultados.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    F – V – V
    V – V – F
    F – V – F
    V – V – V
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04A geografia enquanto área do conhecimento reúne assuntos variados, mas, que de alguma forma, se relacionam e se complementam.

 

Nesse sentido, analise a seguinte asserção-razão:

 

É importante estudar os problemas relacionados com a ocupação do ambiente urbano.

 

PORQUE

 

Assim é possível compreender as consequências socioeconômicas da ocupação desordenada.

 

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:


    A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
    As duas afirmações são verdadeiras, porém não mantêm relação entre si.
    A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa.
    As duas afirmações são verdadeiras e mantêm relação entre si.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05O professor de geografia possui diferentes técnicas de ensino para aplicar os conhecimentos teórico-metodológicos.

 

Sabendo disso, analise e relacione os itens que seguem:

 

I – Estudo de caso.

II – Mapa conceitual.

 

( ) É apropriado para negociar estratégias de ensino.

( ) Utiliza figuras geométricas.

( ) Objetiva que um evento seja visto de forma mais aprofundada.

( ) Estimula o equilíbrio e o raciocínio ponderado.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    I – I – II – II
    II – I – I – I
    II – II – I – I
    II – I – II – I
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06Para obter uma escola de qualidade são necessários vários atributos. Pode-se citar o comprometimento dos professores e dos alunos, ações bem planejadas e boas metodologias de ensino. Algo muito importante também é a forma como o livro didático é utilizado.

 

VESENTINI, José William. A questão do livro didático no ensino da geografia. Campinas: Papirus, 1989 (adaptado).

 

Sobre a relação do professor com o livro didático, assinale a alternativa correta:

    Deverá aceitar a chamada ditadura do livro didático
    Deverá utilizar o livro didático como único instrumento na sala de aula
    Poderá dispensar o uso do livro didático
    Poderá utilizar o livro didático como um recurso para alcançar suas metas
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07A avaliação não é tudo; não deve ser o todo, nem na escola nem fora dela; e se o frenesi avaliativo se apoderar dos espíritos, absorver e destruir as práticas, paralisar a imaginação, desencorajar o desejo, então a patologia espreita-nos e a falta de perspectivas também.

 

MEIRIEU, P. Aprender ... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998 (adaptado).

 

Sobre a avaliação, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) Pode ser utilizada como recurso de vigilância e intimidação.

( ) Pode significar emitir um juízo de valor ou mérito.

(  ) Pode ser utilizada para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 

    V – V – V
    F – V – V
    F – F – V
    V – V – F
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08Com base no limite de cada instrumento de avaliação, o professor deve escolher aquele mais adequado para verificar a evolução do aprendizado dos alunos.

 

Considerando a aplicação de provas escritas objetivas, associe os itens que seguem:

 

I – Verdadeiras ou falsas.

II – Múltipla escolha.

III – Preenchimento de lacunas.

 

( ) Trata somente de um assunto em cada questão.

( ) Consiste em julgar uma determinada afirmação.

( ) Recomendada para fixar o conhecimento com precisão.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    I – II – III
    II – I – III
    III – I – II
    II – III – I
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09Alguns objetos de estudo da geografia, como, por exemplo, a descrição da superfície da terra, a análise dos seus aspectos físicos atuais e as alterações promovidas pelos grupos humanos no chamado meio natural, contribuem para que ela seja considerada uma ciência social.

 

Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) A geografia enquanto ciência social é diferente da chamada geografia dos professores.

( ) Para compreender plenamente a geografia é preciso entender a sociedade que ela integra e produz.

( ) A única função da geografia é estudar a organização do espaço, conhecimento suficiente para melhorar a qualidade do ensino.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

    F – F – V
    F – V – F
    V – V – V
    V – V – F
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10Nas últimas décadas o ensino da geografia sofreu inúmeras modificações, passando a figurar como uma disciplina relevante e fundamental na formação de cidadãos críticos.

 

Nesse contexto, analise a seguinte asserção-razão:

 

Uma das razões para essas modificações é o processo de formação permanente dos professores.

 

PORQUE

 

Estimula a reflexão sobre a importância de realizar uma atividade ligada diretamente com o ser humano.

 

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 

    As duas afirmações são verdadeiras, porém não possuem relação entre si. 
    A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa. 
    A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.
    As duas afirmações são verdadeiras e possuem relação entre si.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11A avaliação é um dos assuntos mais discutidos no meio acadêmico, pois cada profissional da educação sustenta que sua forma de avaliar é eficaz.

 

Sobre a finalidade da avaliação formativa, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) Selecionar ou classificar.

( ) Conhecer o aluno.

( ) Verificar o que está sendo aprendido.

( ) Moldar o aluno ao método educativo.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:


    F – V – F – V
    V – V – V – F
    V – F – V – V
    F – V – V – F
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12A ação de educar sugere que professores e alunos aprendem mutuamente em sala de aula, porém é o professor que possui as condições necessárias para realizar as mudanças na educação.

 

Ante o exposto, analise a seguinte asserção-razão:

 

Um dos fatores que influenciam o processo de ensino da geografia é a constante e criteriosa analise do professor quanto à sua atuação profissional.

 

PORQUE

 

A dificuldade de ponderar sobre o assunto não interfere na transposição dos desafios encontrados na renovação do ensino da geografia.

 

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

    A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa.
    As duas afirmações são verdadeiras.
    A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira. 
    As duas afirmações são falsas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13As primeiras bússolas chinesas não utilizavam agulhas, pois eram compostas por um prato quadrangular representando a terra. O objeto que indicava a direção era de pedra imantada e a base de bronze. Um círculo no centro do prato representava o céu e a base quadrada era a terra. A introdução da agulha aumentou a precisão da leitura.

 

Ante o exposto, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca do referido instrumento:

 

( ) O saber fazer da localização e da orientação é importante para o ensino da geografia, pois possibilita o manuseio de mapas e do globo.

( ) Por volta de 1060 os chineses descobriram que uma agulha de ferro ao ser friccionada com uma pedra-imã apontava para o norte quando flutuava sobre uma palha numa tigela com água.

( ) No período dos descobrimentos os europeus não utilizavam bússolas em suas viagens.

( ) O significado da palavra bússola é pequena caixa.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:


    V – V – V – F
    V – F – F – V
    V – V – F – V
    F – V – F – V
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14A partir das relações sociais, como, por exemplo, o trabalho e as intervenções na natureza, as pessoas criam a sua própria geografia e iniciam uma existência essencialmente humana.

 

Acerca da construção do espaço geográfico e a sua importância para a humanidade, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) O universo social dos grupos humanos é ordenado com base no desenvolvimento das atividades laborais.

( ) O conhecimento geográfico contribui para o entendimento do homem, mesmo ausente de caráter político.

( ) A relevância da atividade do geógrafo está em entender as formas de organização da sociedade e as suas possibilidades de mudança.

( ) A geografia deve analisar o sistema de trabalho como um recurso social essencialmente individual.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    V – F – F – F
    F – V – V – F
    V – F – V – F
    V – V – F – V
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15O livro didático foi utilizado pelo professor como currículo, fonte de planejamento e orientação da prática docente. Também já foi utilizado como instrumento de cunho ideológico.

 

Sobre o livro didático, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) Precisa ser escolhido e utilizado de forma crítica.

( ) Precisa conter conceitos teóricos e filosóficos.

( ) Precisa ser confrontado com outros livros.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    F – V – F
    V – V – F
    F – V – V
    V – V – V
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16Os mapas são representações gráficas da realidade, esboçadas em linhas imaginárias, constituindo elementos importantes de orientação e localização.

 

Sobre a utilização dos mapas como um recurso didático, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:

 

( ) O mapa é uma representação gráfica irregular da superfície da terra ou de parte dela.

( ) Os mapas classificados como humano, político e temático são utilizados no ensino da geografia.

( ) A qualidade na impressão e a simplicidade são características essenciais para o uso dos mapas no processo de ensino.

( ) A obra conhecida como croqui é considerada um tipo de mapa que representa esquematicamente fatos geográficos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 


    V – V – F – F
    V – V – F – V
    V – V – V – F
    V – F – V – F
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).






Postar um comentário

0 Comentários