Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (17 QUESTÕES)



OBS: compartilhe com os demais usuários questões de sua universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS


01Um dos problemas de atenção apresentados pelas crianças com DA pode ser o TDAH. Assinale a alternativa que apresenta o significado da sigla TDAH.


    Transgressão de Alunos com Hiperatividade.
    Trajetória Declinada da Atenção e Hiperatividade.
    Transtorno e Deficiência do Aluno com Hiperatividade.
    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02Baltazar (2001) classifica as dificuldades de aprendizagem em primárias e secundárias. Assinale a alternativa que explica cada uma delas, de acordo com a autora.


    As primárias são de origem biológica, e as secundárias se devem ao conjunto de problemas emocionais.
    As primárias são caracterizadas pelos problemas sociopolíticos, e as secundárias derivam de métodos educacionais inadequados.
    As primárias estão relacionadas aos métodos educacionais inadequados, e as secundárias, aos problemas sociopolíticos.
    As primárias são aquelas cuja origem não é psico-neurológica, e as secundárias são consequentes de alterações biológicas específicas.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03De acordo com a perspectiva neurológica, as sinapses desempenham uma função importante no ato de aprender. Assinale a alternativa que apresenta a função das sinapses no ato de aprender:


    Regular o ritmo dos processos de aprendizagem.
    Estabelecer relação entre os batimentos cardíacos e a atividade mental.
    Transmitir impulsos elétricos e químicos entre os neurônios.
    Fazer a interpretação dos estímulos orgânicos.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04A relação entre pais e filhos exige várias habilidades sociais. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos filhos e de prepará-los para a vida, os pais utilizam-se de três estratégias básicas para educá-los.


Nesse sentido, analise as sentenças que seguem:


I – Os pais utilizam recompensas e punições para educar.
II – Os pais estabelecem normas, explicações, exortações e estímulos.
III – Os pais utilizam a ferramenta de modelação de comportamento.
IV – Os pais utilizam o feedback negativo para modificar o comportamento.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:


    As sentenças I, II e III estão corretas.
    As sentenças I, II e IV estão corretas.
    As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
    As sentenças I e III e IV estão corretas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05Leia o caso que segue, identifique o que causa DA em João e assinale a alternativa que evidencia a perspectiva relacionada a esta causa, de acordo com o segundo momento histórico das DA.


João (15 anos) passava pela seguinte situação: ele tinha dificuldades na leitura, na escrita e no raciocínio lógico-matemático e não podia ser considerado alfabetizado. Seu histórico revelava que, no primeiro ano de escolarização, cinco professoras diferentes passaram pela regência de sua turma, cada uma com posturas e métodos distintos. Com as duas primeiras professoras, João teve um bom relacionamento, mas com as outras três não. As notas e a aprendizagem de João foram diminuindo, bem como seu interesse pela escola. Daquele ano em diante, João frequentou a escola, porque era obrigado pelos seus pais. Ele não era participativo, muito menos interessado.


    Perspectiva Desvantagem Sociocultural.
    Perspectiva do Questionamento da Escola.
    Perspectiva Psicologia Cognitiva.
    Perspectiva Afetiva.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06Com base na tabela organizada por Bee (1996), coloque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa sobre o desenvolvimento motor de cada faixa etária. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.



( )Aos três ou quatro anos, a criança é capaz de pular livremente, andar em bicicletas de duas rodas, jogar jogos de bola com bastante habilidade, escrever letras separadas.

( )Aos dois anos, a criança é capaz de subir escadas colocando um pé em cada degrau, pedalar e dirigir um triciclo, agarrar bolas grandes.

( )Aos três ou quatro anos, a criança é capaz de cortar papel com tesoura e segurar o lápis entre o polegar e os primeiros dois dedos.

( )Aos sete meses, a criança é capaz de sentar sem apoio, rolar sobre si mesma, ficar em pé usando os móveis, transferir objetos de uma mão para a outra.


    F, F, V, V
    V, V, F, F
    F, V, F, V
    V, F, V, F
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07Os atos de aprender e não-aprender têm sido muito estudados por profissionais da educação nos dias de hoje. Termos como dificuldades, distúrbios ou transtornos de aprendizagem são frequentemente utilizados nas escolas para indicar a não-aprendizagem dos alunos. Você estudou cada um desses termos nesta disciplina. Considerando o que foi estudado sobre cada um desses termos, assinale a alternativa que evidencia um transtorno de aprendizagem.


    A não-aprendizagem ocorre pela inabilidade em compreender a cor, em diferenciar estímulos essenciais de secundários (problemas de figura-fundo) e em visualizar orientações no espaço.
    O indivíduo não aprende porque manifesta a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado a sofrimento e interferência com funções pessoais.
    O não-aprender ocorre quando o aluno não consegue cumprir regras sociais (esperar pela sua vez) e interpretar expressões faciais, o que faz com que ele seja, muitas vezes, incapaz de desempenhar tarefas consentâneas com a sua idade cronológica e mental.
    A não-aprendizagem se dá pela anormalidade patológica do indivíduo, o que gera alteração violenta na ordem natural da aprendizagem.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08No rol de serviços especializados, disponíveis para a escola, a Psicopedagogia representa um dos mais importantes. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) função(ões) da Psicopedagogia na escola.


    Atuar no campo clínico-preventivo e na terapia ocupacional familiar.
    Recuperar a capacidade de o aluno aprender e sua relação com o professor.
    Interferir no desenvolvimento cognitivo e trabalhar o emocional comportamental.
    Criar oportunidades de aprendizagem e analisar os comportamentos dos alunos.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09Relacione a segunda coluna com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da segunda coluna.


(I)Perspectiva neurológica.

(II)Perspectiva psicológica.

( )Aprender significa receber estímulos externos, realizar sinapses e transformar neurotransmissores em pensamentos e sentimentos.

( )Aprender significa reorganizar as conexões neurais, estimulando a produção dos neurotransmissores e das sinapses para criar associações eficazes.

( )Aprender significa aprender, assimilar diversos conteúdos à medida que amadurece, ou seja, se expande, biologicamente falando.
( )Aprender significa estabelecer relações sociais mediadas pelos instrumentos e signos, estimulando a Zona de Desenvolvimento Proximal para que o Nível de Desenvolvimento Potencial se torne Real.


    I, I, II, II
    I, II, I, II
    II, II, I, I
    II, I, II, I
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10. Com base em Smith e Strick (2001) relacione as colunas e, depois, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna.


(I) Disfonia.

(II) Dislalia.

(III) Disartria.

(IV) Afasia.

( ) É evidenciada pela substituição de um fonema por outro ou pela omissão de letras;

( ) Consiste na incapacidade da linguagem falada e escrita. Normalmente, esse problema é causado por lesão no sistema nervoso central.

( ) É evidenciada quando a emissão da voz é afetada. Pode ser causada por alguma alteração nos órgãos da fonação.

( ) Ocorre quando há dificuldades no movimento dos órgãos bucais, o que causa uma fala incompreensível.

    IV, III, I, II
    II, IV, I, III
    III, I, IV, II
    II, IV, III, I
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11. Você estudou que o psicopedagogo pode e deve intervir nas causas do fracasso escolar. Analise as afirmativas a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. No espaço escolar, o papel do psicopedagogo consiste em:


( ) Orientar a adaptação de linguagens e materiais, quando for necessário.

( ) Medicar crianças com Dificuldades de Aprendizagem.

( ) Selecionar e isolar as crianças com DA.

( ) Incentivar propostas de trabalho em equipes e o ensino pela pesquisa.

( ) Orientar os pais para pensarem sobre as dificuldades de seus filhos.

    F, F, V, V, V
    V, V, F, F, V
    F, V, V, F, V
    V, F, F, V, V
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12Os problemas perceptivos podem influenciar o desenvolvimento e gerar DA nas crianças em idade escolar. Assinale a alternativa que explica no que consiste o sistema perceptivo.

    Sistema Pré-Frontal e Motor.
    Sistema que pode ver, ouvir e sentir.
    Sistema que condiciona ações e pensamentos.
    Sistema Neural Occipital
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13Relacione a primeira coluna com a segunda e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da segunda coluna.


(I) Estágio sensório-motor.

(II) Estágio pré-operatório.

(III) Estágio operatório-concreto.

(IV) Estágio operatório-formal.


( ) É nesse estágio que a criança consegue manter esquemas de reversibilidade e ordenação serial.

( ) Nesse estágio, ocorrem as deduções lógicas sem o apoio de objetos concretos;

( ) Nesse estágio, a criança responde somente aos estímulos presentes, não planeja nem intenciona.

( ) Nesse estágio, a criança raciocina figurativamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.


    III, IV, I, II
    I, III, IV, II
    IV, III, II, I
    II, IV, III, I
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14A aprendizagem pode ser vista sob diversas perspectivas. Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o ato de aprender na perspectiva neurológica.


    O cérebro reorganiza as conexões neurais e produz neurotransmissores e sinapses.
    O cérebro adapta a estrutura biológica do indivíduo, explorando o meio sociocultural.
    O cérebro transforma os estímulos físicos em mecânicos.
    O cérebro assimila o objeto da aprendizagem por meio das substâncias eletroquímicas.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15Leia o relato de caso que segue, identifique quais os problemas que geraram as dificuldades dos alunos e assinale a alternativa que apresenta os problemas corretos para este caso.

Sou professora do quarto ano de uma escola pública da periferia de São Paulo. Tenho alguns alunos em minha turma com dificuldades de aprendizagem. Eles apresentam características comuns, como: estão sempre a “mil por hora”; não conseguem esperar sua vez; têm dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades; têm dificuldades em discriminar pares de palavras e diferenciar frases absurdas das não-absurdas; são sarcásticos; destroem propriedades alheias e próprias; têm ataques de raiva e fúria.


    Problemas de atenção, perceptivos e emocionais.
    Problemas perceptivos, linguísticos e emocionais.
    Problemas emocionais, motores e linguísticos.
    Problemas motores, emocionais e de atenção.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16Palácios e Marchesi (1995) afirmam que os alunos com dificuldades de aprendizagem (DAs) necessitam de uma educação escolar diferenciada. Analise as afirmativas a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. Segundo Palácios e Marchesi (1995), a educação diferenciada consiste em:


( ) Atendimento médico, como neurologistas, para pronto atendimento na escola.

( ) Automodificação, ou seja, acreditar na capacidade de realização do aluno.

( ) Individualização, considerando o ser como único no processo de aprendizagem.

( ) Conscientização para automedicação dos alunos que possuem DAs. Assinale a alternativa que apresenta a sequência:


    V, V, F, F
    F, V, V, F
    V, F, F, V
    F, F, V, V
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



17Zortéia (1999) nos explica que o Psicopedagogo deve atuar no ambiente familiar, buscando favorecer a aprendizagem dos indivíduos em idade escolar. Analise as afirmativas e identifique as que apresentam ação/ações que devem ser desenvolvidas pelo Psicopedagogo no ambiente familiar.


I - Buscar a relação entre o modo como os componentes da família vivem os momentos de mudança e o modo de aprender do sujeito.

II - Proporcionar terapia familiar para todos os indivíduos, buscando conhecer e orientar os seus comportamentos.

III - Restabelecer as relações afetivas entre os indivíduos do ambiente familiar, visando melhorar o convívio social e o comportamento.

IV - Avaliar a flexibilidade e o espaço do ambiente para o desenvolvimento da aprendizagem.


Sobre as sentenças acima, assinale a alternativa correta:

    Somente as afirmações III e IV estão corretas.
    Somente as afirmações I e IV estão corretas.
    Somente as afirmações II e III estão corretas.
    Somente as afirmações I e II estão corretas.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).





Postar um comentário

0 Comentários