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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR (33 QUESTÕES)



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BONS ESTUDOS


01. O que preconiza a ONU (Organização das Nações Unidas) em termos de uma sociedade inclusiva?

    Propor uma sociedade que não segregue o deficiente.
    Propor uma sociedade que aceite e compreenda as diferenças e uma escola que socialize as crianças com deficiência.
    Propor uma sociedade para todos, uma escola para todos, de forma incondicional.
    Propor uma sociedade para todos, uma escola que possa inserir crianças com deficiência e que ajude-as a se desenvolver fisicamente, psicologicamente e intelectualmente.
     
...
Resposta: C)
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02. Sobre a trajetória histórica da Educação Especial fazem-se as seguintes afirmações:

 

I- A inclusão escolar é fruto de uma trajetória historicamente produzida.

II- O modelo de exclusão foi o que predominou por mais tempo.

III- Os paradigmas de inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.

IV- A segregação pode ser considerada uma forma de exclusão.

 

Qual das alternativas a seguir representa as afirmações corretas:


    I - II - IV
    I - II - III
    II - III - IV
    I - III - IV
     
...
Resposta: A)
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03A Escola Especial, Serviço de Apoio Especializado ou Atendimento Educacional Especializado terá como função, a partir da Lei 9.394/96:

    Atender às peculiaridades e inseri-los no mercado de trabalho.
    Atender às peculiaridades dos alunos com deficiência, estando disponíveis como complemento e não como substitutivo do ensino regular.
    Atender as peculiaridades dos alunos com deficiência e todos os excluídos do ensino regular.
    Atender as peculiaridades e alfabetizar todos os que estão analfabetos.
     
...
Resposta: B)
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04O gestor educacional exerce um papel importante na escola que é tomar decisões, enfrentar os desafios, oferecer apoio aos profissionais e fazer com que a filosofia de inclusão da escola seja cumprida. A partir destes desafios, a principal função do gestor educacional é:

    Encarar o desafio da inclusão e buscar ferramentas para lidar com os obstáculos.
    Perpetuar a ideia de que a escola é para quem se molda às suas necessidades.
    Fiscalizar os horários de entrada e saída dos profissionais da escola.
    Cuidar para que a escola se mantenha igual.
     
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Resposta: A)
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05Sobre o movimento de inclusão no Brasil, é correto afirmar que:

    O objetivo da SEESP era centralizar e coordenar as ações de política educacional voltadas para as pessoas com necessidades especiais.
    Após 1986, a Secretaria da Educação Especial (SEESP) foi substituida pela Secretaria de Inclusão Escolar (SEIES).
    Em 2005, o Ministério da Educação criou o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP).
    No Brasil, o movimento de inclusão escolar teve início na década de 1930, após a reivindicação de grupos de pais, profissionais e pessoas com deficiência.
     
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Resposta: A)
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06A respeito da avaliação dos conteúdos, uma escola inclusiva deve:

    Utilizar apenas provas escritas.
    Valorizar o aproveitamento dos alunos, observando apenas suas notas.
    Evitar fazer avaliações com os alunos com deficiência.
    Moldar-se às mudanças e ao ritmo de cada aluno, sendo dinâmica e contínua.
     
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Resposta: D)
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07. Referente ao papel do gestor educacional frente a Inclusão Escolar, quais alternativas são verdadeiras?

I O gestor educacional pode ajudar os professores a compreenderem que as diferenças podem ser oportunidades de aprendizagem.

II O gestor educacional deve retirar o aluno com deficiência da sala de aula e oferecer aula de reforço para tentar “avançar” sua aprendizagem.

III O gestor educacional precisa conhecer as políticas de inclusão para saber, e garantir que sejam cumpridos naquele contexto.

IV O gestor educacional deve incentivar a participação da comunidade escolar no processo de inclusão.


    As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
    As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
    Todas as alternativas são verdadeiras.
    As afirmativas I, III, IV são verdadeiras
     
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Resposta: D)
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08O processo de desinstitucionalização marcou a transferência gradual das pessoas com deficiência das instituições especiais para escolas regulares. Ele teve inicio em qual década?

    O ano de 1960
    O ano de 1980
    O ano de 1970
    O ano de 1990
     
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Resposta: C)
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09. Com relação à inclusão de “todos” na escola regular, leia atentamente as afirmativas e assinale as corretas:

 

I - A inclusão escolar abrange todos os alunos, com exceção daqueles que possuem deficiência severa.

II - A inclusão escolar é para todos, sem exceção.

III - A inclusão busca atingir, além de alunos com deficiência ou síndromes, alunos com dificuldades de aprendizagem.

IV - As leis garantem que todos têm o direito de frequentar as escolas regulares, independente do nível de comprometimento.

 

Assinale a alternativa que contém a resposta correta:

    Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
     
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Resposta: B)
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10Segundo o documento do Ministério Público intitulado: “O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns na rede regular”  trata da avaliação e esta deve ser:

    Deve medir o que aprendeu e o que não aprendeu.
    Mais amena com os deficientes.
    Igual para todos os alunos, sem distinções.
    Dinâmica, contínua, mapeando o processo de aprendizagem dos alunos em seus avanços, retrocessos, dificuldades e progressos.
     
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Resposta: D)
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11A formação continuada de professores para o atendimento de alunos com deficiência no ensino regular é pauta nas discussões das políticas públicas sobre inclusão. Para isso, é correto afirmar que:

    Professores graduados antes de 1994 tiveram, durante a sua formação profissional, uma disciplina que abrangesse a educação inclusiva.
    A formação continuada não é importante no que diz respeito à preparação de professores para a inclusão escolar.
    A formação continuada pouco pode contribuir no que diz respeito à preparação de professores para a inclusão escolar.
    Os cursos de formação continuada oferecidos pelo governo objetivam esclarecer e “preparar” os profissionais para que atendam todos os alunos.
     
...
Resposta: D)
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12Pensar que a inclusão escolar pode ser utópica é compreensível, pois, diferentemente de outros países em que a proposta de inclusão iniciou em ações conjuntas de pais e professores, no Brasil, o movimento de inclusão foi articulado por:

    Professores das escolas regulares.
    Pais de pessoas com deficiência.
    Estudiosos e técnicos de secretarias.
    Gestores das escolas regulares.
     
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Resposta: C)
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13. Na concepção de Lima (2005), referente a uma prática pedagógica inclusiva ela afirma:

I “Uma prática pedagógica inclusiva deixa de lado as aulas em que o professor só expõe conteúdos”.

II “Uma prática pedagógica inclusiva cede lugar às aulas dinâmicas, interativas e dialogadas.”

III “Uma prática pedagógica inclusiva cede lugar a jogos, expressão artística, que são estratégias de ensino eficazes principalmente quando se trata de alunos que possuem alguma dificuldade”.

IV “Uma prática pedagógica inclusiva é aquela que engloba uma parcela dos alunos”.

Assinale as alternativas corretas:


    Todas as afirmações estão corretas.
    As alternativas I, II, III estão corretas.
    As alternativas II, III, IV estão corretas.
    As alternativas I, III, IV estão corretas.
     
...
Resposta: B)
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14. Para Schaffner e Buswell, defensoras da inclusão, não se pode falar em inclusão se toda a comunidade escolar não estiver envolvida no desenvolvimento de todos os alunos com ou sem necessidades especiais. Neste sentido, um dos primeiros passos para a criação de uma escola inclusiva e de qualidade é:

    Equipar a escola com materiais em Braille.
    Criar uma filosofia baseada nos princípios inclusivos.
    Construir rampas de acesso.
    Promover a formação de professores.
     
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Resposta: B)
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15Para que o trabalho pedagógico escolar atenda a todos os alunos, com deficiência ou não, podemos afirmar que:

    O planejamento não é fundamental em uma escola que segue a filosofia da inclusão.
    O planejamento não deve ser modificado, mesmo que não esteja de acordo com o ritmo na turma.
    O planejamento deve ser direcionado ao perfil da turma e maleável às mudanças desse perfil.
    O planejamento contínuo dificulta a adaptação do professor a turma, prejudicando o seu trabalho.
     
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Resposta: C)
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16O modelo de integração pode ser considerado uma forma de exclusão? Assinale a alternativa que responde ao questionamento de forma correta:

    Sim, pois os alunos, nesse modelo, só podiam frequentar as escolas especiais.
    Sim, pois os alunos, mesmo incluídos na escola regular, ficavam excluídos do grupo de alunos sem deficiência.
    Não, pois exclusão é quando os alunos com deficiência não têm direito de receber ensino.
    Não, pois os alunos com deficiência frequentavam a escola regular.
     
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Resposta: B)
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17Na fase de segregação, a institucionalização da deficiência significou:

    Oferecer ensino às pessoas com deficiência nas escolas regulares.
    Oferecer ensino às pessoas com deficiência em locais especializados, fora das escolas regulares.
    Oferecer ensino às pessoas com deficiência tanto em locais especializados quanto nas escolas regulares.
    Oferecer cuidados às pessoas com deficiência em locais especializados.
     
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Resposta: B)
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18Sobre o serviço dos profissionais itinerantes, é correto afirmar:

    O serviço dos profissionais itinerantes não deveria existir, pois acomoda o professor de sala.
    Os profissionais itinerantes são especialistas em inclusão escolar, e sua função é resolver os problemas dos professores.
    Os profissionais itinerantes fornecem orientações aos professores e aos gestores educacionais sobre como garantir a inclusão de seus alunos.
    Os profissionais itinerantes estão na escola para substituir o professor de sala.
     
...
Resposta: C)
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19Para Karagiannis, Stainback e Stainback o termo inclusão de “todos” nas escolas e salas de aula, significa:

    TODOS os alunos com algum tipo de deficiência.
    TODOS os alunos que precisam de atendimento de segundo professor em sala de aula.
    TODOS os alunos, independente de talento, deficiência, origem socioeconômica e cultural.
    TODOS aqueles que querem estudar.
     
...
Resposta: C)
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20. A partir das características de projeto apresentado por Nilson José Machado, relacione as colunas:

 

A- Referência ao futuro.

B- Caráter indelegável.

C- Abertura para o novo.

 

(  ) Um projeto é a antecipação de uma ação, envolvendo o novo em algum sentido, mas uma ação a ser realizada pelo sujeito que projeta individual ou coletivamente.

(  ) Se o futuro existe, mas já está totalmente determinado, também não se faz projeto. Isto significa que a novidade faz parte do processo de criação de um projeto, pois não se faz projeto quando só se tem certezas, ou quando se está imobilizado por dúvidas.

(  ) Não se faz projeto se não há futuro. Sob essa perspectiva, projeto e futuro estão atrelados, pois dependem um do outro para se concretizarem.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    C - B - A.
    B - A - C.
    C - A - B.
    B - C - A.
     
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Resposta: D)
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21Sobre o planejamento pedagógico, numa proposta inclusiva, assinale a alternativa correta:

    O planejamento pedagógico serve para o professor saber o que vai repassar para os alunos naquele dia. 
    O planejamento pedagógico deve levar em consideração que o aluno deficiente não conseguirá acompanhar os demais alunos da turma. 
    O planejamento pedagógico deve ser direcionado ao perfil da turma e maleável de acordo com as mudanças desse perfil. Além disso, deve estar de acordo com a série e contextualizado com a realidade da turma. 
    O planejamento pedagógico deve estar contextualizado e de acordo com as crenças do professor de turma. 
     
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Resposta: C)
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22. Com relação à Legislação Brasileira e as políticas inclusivas, leia atentamente as afirmativas e assinale as corretas:

 

I - A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 206, inciso I, determinou como um dos princípios para o ensino “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”.

II -A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) – Educação Especial entrou em controvérsia com a Constituição, pois determinou que o atendimento educacional especializado fosse feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não fosse possível a sua integração nas classes comuns do ensino regular.

III - A Convenção da Guatemala contribuiu para dar um rumo aos desconformes legais entre a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

 

Assinale a alternativa que contém a resposta correta:


    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.
     
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Resposta: D)
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23. Com relação à Prática Pedagógica Inclusiva, leia atentamente as afirmativas e assinale as corretas:

 

I -O professor deve elaborar objetivos que respeitem o tempo e as condições para que cada aluno possa aprender.

II -O diálogo, a cooperação e a criatividade devem ser incentivados.

III -O professor deve estimular o pensamento crítico.

IV -A avaliação deve ser oferecida de formas variadas.

 

Assinale a alternativa que contém a resposta correta:


    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
     
...
Resposta: C)
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24Assinale a alternativa que corresponde aos fatos que ocorreram na fase de exclusão das pessoas com deficiência e síndromes:

    Nessa fase, acreditava-se que o deficiente fosse um indivíduo dotado de alma e que merecesse ser socorrido.
    Nessa fase, a escola especial passou a exercer um papel importante para as pessoas com deficiência e síndromes.
    Nessa fase, era natural pensar em abandono e, até, na morte dos “débeis”, pois assim o sujeito deficiente não contaminaria o resto da sociedade.
    Nessa fase, pessoas com síndromes e deficiências eram excluídas da escola regular, mas frequentavam a escola especial.
     
...
Resposta: C)
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25. Por quê é comum ouvir professores falarem que não estão “preparados” para trabalhar com alunos com deficiência?

 

Assinale a alternativa correta:


    Porque a maioria discrimina essas crianças e se desculpam dizendo que não estão preparadas.
    Porque os professores graduados antes de 1994 não tiveram durante sua formação profissional uma disciplina que abrangesse a educação inclusiva, pois essa é uma medida trazida pela Portaria nº 1.793/94, criada com as políticas de inclusão.
    Porque eles não têm vontade de atender a esse público.
    Porque as graduações de ontem e de hoje não preparam os professores e não discutem questões da educação inclusiva.
     
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Resposta: B)
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26No que se refere à Comissão de Warnock, é correto afirmar que:

    Ofereceu apoio ao princípio da integração para alunos com necessidades educacionais especiais.
    Ofereceu apoio ao princípio da inclusão para alunos com necessidades educacionais especiais.
    Ofereceu apoio ao princípio de segregação para alunos com necessidades educacionais especiais.
    Foi um dos documentos mais importantes para o movimento de inclusão escolar.
     
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Resposta: A)
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27. Referente ao Burnout docente assinale a alternativa Correta:

a) Burnout docente refere-se ao sentimento e as atitudes dos professores (ou falta delas) diante de alunos com deficiência, as vezes essa conduta é inconsciente.

b) Burnout docente refere-se a falta de professor de apoio para o aluno com deficiência.

c) Burnout docente é quando o professor não quer receber o aluno com deficiência na sua sala de aula.

d)Burnout docente refere-se ao processo de inserção de aluno com deficiência na escola.


    Está correta a alternativa D.
    Está correta a alternativa A.
    Está correta a alternativa B.
    Está correta a alternativa C.
     
...
Resposta: B)
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28A partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), as escolas especiais que prestam serviço de apoio especializado ou atendimento educacional especializado tem por objetivo:

    Preencher as lacunas deixadas pela escola regular.
    Garantir a matrícula do aluno com deficiência é suficiente para que o mesmo obtenha sucesso em sua trajetória escolar.
    Oferecer serviços complementares aos da escola regular.
    Resolver os problemas dos professores das escolas regulares.
     
...
Resposta: C)
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29Sobre a construção histórica em torno do paradigma da educação inclusiva podemos afirmar que:

I- Na fase da exclusão as pessoas com algum tipo de deficiência não freqüentavam nenhuma instituição de ensino.

II- Na fase da segregação as pessoas com deficiência estavam inseridas em escolas especiais e as pessoas ditas normais , no ensino regular.

III- Na fase da integração as pessoas com deficiência e as pessoas ditas normais freqüentam a mesma instituição, mas, em grupos separados.

VI- Na fase da inclusão as pessoas com deficiência e as pessoas ditas normais freqüentam a mesma escola e o mesmo grupo.

Diante das afirmações responda:

    Apenas as alternativas I, II e VI estão corretas.
    Apenas as alternativas I, II, e III estão corretas.
    Todas as alternativas estão corretas.
    Apenas as alternativas I, III e VI estão corretas.
     
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Resposta: C)
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30A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria “[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial”, ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação que é:

    Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
    Atender os alunos que estão excluídos da escola.
    Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
    Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
     
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Resposta: A)
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31O que seria a Heterogeneidade na sala de aula?

    Refere-se as diferenças das pessoas, mas que nem sempre as diferenças promovem aprendizagem. O professor deve estar atento para identificar o que promove e o que não promove aprendizagem.
    Refere-se a aprendizagem entre os alunos com deficiência e aqueles sem deficiência. 
    Refere-se a diversidade humana. De que somos todos diferentes, que aprendemos de diferentes maneiras e que as nossas diferenças podem promover aprendizagem no âmbito escolar.
    Refere-se às salas de aula receberem alunos com deficiência para então serem classes heterogêneas.
     
...
Resposta: C)
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32Quais as alternativas são verdadeiras?

I Vigotski afirmava ser importante as crianças com deficiência freqüentar ambientes sociais inclusive a escola. Apresentou o conceito de “sócio-gênese” de que para um bom desenvolvimento infantil e humano as interações sociais são fundamentais para haver o desenvolvimento de estruturas humanas, como o pensamento e a linguagem.

II Vigotski afirmava ser importante a criança com deficiência ter uma vida social e escolar porque as funções psicológicas superiores que são, o pensamento em conceito, a linguagem racional, a memória lógica, a atenção voluntária se formam durante o período histórico da humanidade e devem sua origem não à uma evolução biológica, mas, a seu desenvolvimento histórico como ser social.

III Vigotski afirmava que ao invés de centramos a atenção no defeito ou na lesão do sujeito, deveríamos nos esforçar para compreender de que modo ambiente social e cultural poderiam mediar as relações entre as pessoas com deficiência e o meio.

IV Vigotski afirmava que se não houvesse a promoção de acesso e permanência da criança com deficiência no âmbito social o destino delas seria a segregação e o isolamento, o que desfavoreceria seu desenvolvimento.


    As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
    As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
    Todas as alternativas são verdadeiras.
    As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
     
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Resposta: C)
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33Com relação aos documentos nacionais e internacionais referentes à inclusão escolar, relacione as colunas.

 

A- Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

B- Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990).

C- Declaração de Salamanca (1994).

D- Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência (1999).

 

(  ) Reconheceu a necessidade de providenciar educação para pessoas com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino.

(  ) Definiu o termo “discriminação”.

(  ) Garantiu que todas as pessoas têm direito à educação.

(  ) Promoveu a universalização do acesso à educação.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


    D - B - A - C.
    C - D - A - B.
    D - A - C - B.
    C - D - B - A.
     
...
Resposta: B)
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