-
Propor uma sociedade que não segregue o
deficiente.
Propor uma sociedade que aceite e compreenda as diferenças e uma escola que socialize as crianças com deficiência.
Propor uma sociedade para todos, uma escola para todos, de forma incondicional.
Propor uma sociedade para todos, uma escola que possa inserir crianças com deficiência e que ajude-as a se desenvolver fisicamente, psicologicamente e intelectualmente.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I- A inclusão escolar
é fruto de uma trajetória historicamente produzida.
II- O modelo de
exclusão foi o que predominou por mais tempo.
III- Os paradigmas de
inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.
IV- A segregação pode
ser considerada uma forma de exclusão.
Qual das
alternativas a seguir representa as afirmações corretas:
-
I - II - IV
I - II - III
II - III - IV
I - III - IV
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Atender às peculiaridades e inseri-los no
mercado de trabalho.
Atender às peculiaridades dos alunos com deficiência, estando disponíveis como complemento e não como substitutivo do ensino regular.
Atender as peculiaridades dos alunos com deficiência e todos os excluídos do ensino regular.
Atender as peculiaridades e alfabetizar todos os que estão analfabetos.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Encarar o desafio da inclusão e buscar
ferramentas para lidar com os obstáculos.
Perpetuar a ideia de que a escola é para quem se molda às suas necessidades.
Fiscalizar os horários de entrada e saída dos profissionais da escola.
Cuidar para que a escola se mantenha igual.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O objetivo da SEESP era centralizar e coordenar
as ações de política educacional voltadas para as pessoas com necessidades
especiais.
Após 1986, a Secretaria da Educação Especial (SEESP) foi substituida pela Secretaria de Inclusão Escolar (SEIES).
Em 2005, o Ministério da Educação criou o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP).
No Brasil, o movimento de inclusão escolar teve início na década de 1930, após a reivindicação de grupos de pais, profissionais e pessoas com deficiência.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Utilizar apenas provas escritas.
Valorizar o aproveitamento dos alunos, observando apenas suas notas.
Evitar fazer avaliações com os alunos com deficiência.
Moldar-se às mudanças e ao ritmo de cada aluno, sendo dinâmica e contínua.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I O gestor educacional pode ajudar os professores a
compreenderem que as diferenças podem ser oportunidades de aprendizagem.
II O gestor educacional deve retirar o aluno com deficiência
da sala de aula e oferecer aula de reforço para tentar “avançar” sua
aprendizagem.
III O gestor educacional precisa conhecer as políticas de
inclusão para saber, e garantir que sejam cumpridos naquele contexto.
IV O gestor educacional deve incentivar a participação da
comunidade escolar no processo de inclusão.
-
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras.
As afirmativas I, III, IV são verdadeiras
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O ano de 1960
O ano de 1980
O ano de 1970
O ano de 1990
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - A inclusão escolar abrange todos os alunos, com exceção
daqueles que possuem deficiência severa.
II - A inclusão escolar é para todos, sem exceção.
III - A inclusão busca atingir, além de alunos com deficiência
ou síndromes, alunos com dificuldades de aprendizagem.
IV - As leis garantem que todos têm o direito de frequentar as
escolas regulares, independente do nível de comprometimento.
-
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Deve medir o que aprendeu e o que não aprendeu.
Mais amena com os deficientes.
Igual para todos os alunos, sem distinções.
Dinâmica, contínua, mapeando o processo de aprendizagem dos alunos em seus avanços, retrocessos, dificuldades e progressos.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Professores graduados antes de 1994 tiveram,
durante a sua formação profissional, uma disciplina que abrangesse a educação
inclusiva.
A formação continuada não é importante no que diz respeito à preparação de professores para a inclusão escolar.
A formação continuada pouco pode contribuir no que diz respeito à preparação de professores para a inclusão escolar.
Os cursos de formação continuada oferecidos pelo governo objetivam esclarecer e “preparar” os profissionais para que atendam todos os alunos.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Professores das escolas regulares.
Pais de pessoas com deficiência.
Estudiosos e técnicos de secretarias.
Gestores das escolas regulares.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I “Uma prática pedagógica inclusiva deixa de lado as aulas em
que o professor só expõe conteúdos”.
II “Uma prática pedagógica inclusiva cede lugar às aulas
dinâmicas, interativas e dialogadas.”
III “Uma prática pedagógica inclusiva cede lugar a jogos,
expressão artística, que são estratégias de ensino eficazes principalmente
quando se trata de alunos que possuem alguma dificuldade”.
IV “Uma prática pedagógica inclusiva é aquela que engloba uma
parcela dos alunos”.
Assinale as alternativas corretas:
-
Todas as afirmações estão corretas.
As alternativas I, II, III estão corretas.
As alternativas II, III, IV estão corretas.
As alternativas I, III, IV estão corretas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Equipar a escola com materiais em Braille.
Criar uma filosofia baseada nos princípios inclusivos.
Construir rampas de acesso.
Promover a formação de professores.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O planejamento não é fundamental em uma escola
que segue a filosofia da inclusão.
O planejamento não deve ser modificado, mesmo que não esteja de acordo com o ritmo na turma.
O planejamento deve ser direcionado ao perfil da turma e maleável às mudanças desse perfil.
O planejamento contínuo dificulta a adaptação do professor a turma, prejudicando o seu trabalho.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Sim, pois os alunos, nesse modelo, só podiam
frequentar as escolas especiais.
Sim, pois os alunos, mesmo incluídos na escola regular, ficavam excluídos do grupo de alunos sem deficiência.
Não, pois exclusão é quando os alunos com deficiência não têm direito de receber ensino.
Não, pois os alunos com deficiência frequentavam a escola regular.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Oferecer ensino às pessoas com deficiência nas
escolas regulares.
Oferecer ensino às pessoas com deficiência em locais especializados, fora das escolas regulares.
Oferecer ensino às pessoas com deficiência tanto em locais especializados quanto nas escolas regulares.
Oferecer cuidados às pessoas com deficiência em locais especializados.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O serviço dos profissionais itinerantes não
deveria existir, pois acomoda o professor de sala.
Os profissionais itinerantes são especialistas em inclusão escolar, e sua função é resolver os problemas dos professores.
Os profissionais itinerantes fornecem orientações aos professores e aos gestores educacionais sobre como garantir a inclusão de seus alunos.
Os profissionais itinerantes estão na escola para substituir o professor de sala.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
TODOS os alunos com algum tipo de deficiência.
TODOS os alunos que precisam de atendimento de segundo professor em sala de aula.
TODOS os alunos, independente de talento, deficiência, origem socioeconômica e cultural.
TODOS aqueles que querem estudar.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A- Referência ao futuro.
B- Caráter indelegável.
C- Abertura para o novo.
( ) Um projeto é a antecipação de uma ação, envolvendo o
novo em algum sentido, mas uma ação a ser realizada pelo sujeito que projeta
individual ou coletivamente.
( ) Se o futuro existe, mas já está totalmente
determinado, também não se faz projeto. Isto significa que a novidade faz parte
do processo de criação de um projeto, pois não se faz projeto quando só se tem
certezas, ou quando se está imobilizado por dúvidas.
( ) Não se faz projeto se não há futuro. Sob essa
perspectiva, projeto e futuro estão atrelados, pois dependem um do outro para
se concretizarem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
-
C - B - A.
B - A - C.
C - A - B.
B - C - A.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O planejamento pedagógico serve para o professor
saber o que vai repassar para os alunos naquele dia.
O planejamento pedagógico deve levar em consideração que o aluno deficiente não conseguirá acompanhar os demais alunos da turma.
O planejamento pedagógico deve ser direcionado ao perfil da turma e maleável de acordo com as mudanças desse perfil. Além disso, deve estar de acordo com a série e contextualizado com a realidade da turma.
O planejamento pedagógico deve estar contextualizado e de acordo com as crenças do professor de turma.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 206, inciso I,
determinou como um dos princípios para o ensino “a igualdade de condições de
acesso e permanência na escola”.
II -A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) –
Educação Especial entrou em controvérsia com a Constituição, pois determinou
que o atendimento educacional especializado fosse feito em classes, escolas ou
serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos
alunos, não fosse possível a sua integração nas classes comuns do ensino
regular.
III - A Convenção da Guatemala contribuiu para dar um rumo aos
desconformes legais entre a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (1996).
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
-
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I -O professor deve elaborar objetivos que respeitem o tempo e
as condições para que cada aluno possa aprender.
II -O diálogo, a cooperação e a criatividade devem ser
incentivados.
III -O professor deve estimular o pensamento crítico.
IV -A avaliação deve ser oferecida de formas variadas.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
-
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Nessa fase, acreditava-se que o deficiente fosse
um indivíduo dotado de alma e que merecesse ser socorrido.
Nessa fase, a escola especial passou a exercer um papel importante para as pessoas com deficiência e síndromes.
Nessa fase, era natural pensar em abandono e, até, na morte dos “débeis”, pois assim o sujeito deficiente não contaminaria o resto da sociedade.
Nessa fase, pessoas com síndromes e deficiências eram excluídas da escola regular, mas frequentavam a escola especial.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Assinale a alternativa correta:
-
Porque a maioria discrimina essas crianças e se
desculpam dizendo que não estão preparadas.
Porque os professores graduados antes de 1994 não tiveram durante sua formação profissional uma disciplina que abrangesse a educação inclusiva, pois essa é uma medida trazida pela Portaria nº 1.793/94, criada com as políticas de inclusão.
Porque eles não têm vontade de atender a esse público.
Porque as graduações de ontem e de hoje não preparam os professores e não discutem questões da educação inclusiva.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Ofereceu apoio ao princípio da integração para
alunos com necessidades educacionais especiais.
Ofereceu apoio ao princípio da inclusão para alunos com necessidades educacionais especiais.
Ofereceu apoio ao princípio de segregação para alunos com necessidades educacionais especiais.
Foi um dos documentos mais importantes para o movimento de inclusão escolar.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
a) Burnout docente refere-se ao sentimento e as atitudes dos
professores (ou falta delas) diante de alunos com deficiência, as vezes essa
conduta é inconsciente.
b) Burnout docente refere-se a falta de professor de apoio
para o aluno com deficiência.
c) Burnout docente é quando o professor não quer receber o
aluno com deficiência na sua sala de aula.
d)Burnout docente refere-se ao processo de inserção de aluno
com deficiência na escola.
-
Está correta a alternativa D.
Está correta a alternativa A.
Está correta a alternativa B.
Está correta a alternativa C.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Preencher as lacunas deixadas pela escola
regular.
Garantir a matrícula do aluno com deficiência é suficiente para que o mesmo obtenha sucesso em sua trajetória escolar.
Oferecer serviços complementares aos da escola regular.
Resolver os problemas dos professores das escolas regulares.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I- Na fase da exclusão as pessoas com algum tipo de
deficiência não freqüentavam nenhuma instituição de ensino.
II- Na fase da segregação as pessoas com deficiência estavam
inseridas em escolas especiais e as pessoas ditas normais , no ensino regular.
III- Na fase da integração as pessoas com deficiência e as
pessoas ditas normais freqüentam a mesma instituição, mas, em grupos separados.
VI- Na fase da inclusão as pessoas com deficiência e as
pessoas ditas normais freqüentam a mesma escola e o mesmo grupo.
-
Apenas as alternativas I, II e VI estão
corretas.
Apenas as alternativas I, II, e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas as alternativas I, III e VI estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Trabalhar de forma cooperativa com as escolas
regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades
especiais.
Atender os alunos que estão excluídos da escola.
Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Refere-se as diferenças das pessoas, mas que nem
sempre as diferenças promovem aprendizagem. O professor deve estar atento para
identificar o que promove e o que não promove aprendizagem.
Refere-se a aprendizagem entre os alunos com deficiência e aqueles sem deficiência.
Refere-se a diversidade humana. De que somos todos diferentes, que aprendemos de diferentes maneiras e que as nossas diferenças podem promover aprendizagem no âmbito escolar.
Refere-se às salas de aula receberem alunos com deficiência para então serem classes heterogêneas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I Vigotski afirmava ser importante as crianças com
deficiência freqüentar ambientes sociais inclusive a escola. Apresentou o
conceito de “sócio-gênese” de que para um bom desenvolvimento infantil e humano
as interações sociais são fundamentais para haver o desenvolvimento de estruturas
humanas, como o pensamento e a linguagem.
II Vigotski afirmava ser importante a criança com deficiência
ter uma vida social e escolar porque as funções psicológicas superiores que
são, o pensamento em conceito, a linguagem racional, a memória lógica, a
atenção voluntária se formam durante o período histórico da humanidade e devem
sua origem não à uma evolução biológica, mas, a seu desenvolvimento histórico
como ser social.
III Vigotski afirmava que ao invés de centramos a atenção no
defeito ou na lesão do sujeito, deveríamos nos esforçar para compreender de que
modo ambiente social e cultural poderiam mediar as relações entre as pessoas
com deficiência e o meio.
IV Vigotski afirmava que se não houvesse a promoção de acesso
e permanência da criança com deficiência no âmbito social o destino delas seria
a segregação e o isolamento, o que desfavoreceria seu desenvolvimento.
-
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A- Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
B- Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990).
C- Declaração de Salamanca (1994).
D- Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as
Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência (1999).
( ) Reconheceu a necessidade de providenciar educação
para pessoas com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular
de ensino.
( ) Definiu o termo “discriminação”.
( ) Garantiu que todas as pessoas têm direito à
educação.
( ) Promoveu a universalização do acesso à educação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
-
D - B - A - C.
C - D - A - B.
D - A - C - B.
C - D - B - A.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários