I - Currículo constituído pelas teorias tradicionais.
II - Currículo constituído pelas teorias críticas.
III - Currículo constituído pela teorias pós-críticas do currículo.
( ) As práticas curriculares são focadas na transmissão e memorização de
conteúdos.
( ) O foco desse modelo curricular esta na contextualização e na
interdisciplinaridade.
( ) Sua proposta sugere a desconstrução de conceitos e práticas
objetivando a ressignificação dos textos e contextos vivenciados pelos
indivíduos.
-
III
- I – II.
II - I – III.
III - II – I.
I - II – III.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Assinale a alternativa que apresenta suas caraterísticas:
-
Caracteriza-se
por ser um modelo curricular voltado para a autonomia, para o diálogo e a
participação dos estudantes enquanto sujeitos do processo.
Caracteriza-se por ser um modelo no qual sua concepção é critica e seu modo de organização é linear.
Caracteriza-se por ser um modelo linear, seguro, e seus objetivos são elaborados a partir de uma concepção tradicional.
Caracteriza-se por um modelo em que seu paradigma é dinâmico, é centrado no aluno enquanto objeto do processo.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Os
PCN´s e RCNEI’s são Políticas de Currículo que pouco influenciaram no modo de
construir as práticas cotidianas das escolas.
As escolas e os municípios tiveram a incumbência de elaborar o projeto pedagógico da escola e repassá-los aos professores.
Os Estados, os municípios e as escolas passam a ter autonomia para construir seus próprios projetos curriculares.
Somente os Estados assumiram a reponsabilidade de elaborar sua proposta curricular.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - Modelo de currículo segundo Tyler.
II - Modelo de currículo segundo Freire.
III - Modelos de currículo segundo os enfoques globalizadores.
( ) Apresenta uma característica básica, é voltado para o interesse e a
curiosidade dos alunos.
( ) Apresenta uma concepção tradicional de currículo e se situa num
paradigma técnico linear.
( ) Apresenta uma concepção crítica de currículo que busca romper com a
concepção tradicional.
-
III
– I – II.
I – II – III.
II – III – I.
III – II - I.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - Projetos de trabalhos globais.
II - Estudo do meio.
III - Método de projetos.
( ) Tem como objetivo conhecer um tema, valoriza a pesquisa.
( ) Esta metodologia valoriza a problematização.
( ) Consiste basicamente na produção ou construção de um objeto,
valoriza a tecnologia.
-
I -
III – II.
I – II – III.
II – I – III.
II – III – I.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
“[...] apresenta a sequência e os procedimentos
para planejarmos, organizarmos e avaliarmos os currículos, com base em
objetivos ou propósitos pré-determinados por especialistas.”
(GESSER, Verônica. A evolução histórica do
currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, Itajaí, n. 4, p.
69-81, jan/abr 2002.).
-
O
modelo de currículo proposto por Tyler é tradicional situando-se num paradigma
dinâmico.
O modelo de currículo proposto por Tyler caracteriza-se por um modelo curricular que visa a construção de práticas interdisciplinares e transdisciplinares.
O modelo proposto por Tyler é claro e linear, o que o torna um guia simples e seguro para a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação do currículo.
O modelo de currículo proposto por Tyler é um modelo prático, seguro e fácil de aplicar. Sua concepção é critica.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
As ideias de Freire tem como foco a construção de
uma escola democrática. Por isso, supõe a participação como elemento fundante
de mudanças.
PORQUE
A organização do currículo considera os preceitos
da individualidade.
Sobre essas duas questões é correto afirmar
que:
-
A
primeira é um afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si.
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - Organização do currículo segundo o paradigma técnico linear.
II - Organização do currículo segundo o paradigma dinâmico dialógico.
III - Organização do currículo segundo método de projetos.
IV - Organização do currículo segundo os Centros de Interesse.
( ) Esta concepção de currículo vê o aluno como receptor.
( ) Esta concepção de organização curricular se traduz por um movimento
de rupturas.
( ) Esta concepção de organização curricular entende o aluno como o
principal protagonista no movimento de ensino e aprendizagem.
( ) Esta concepção de organização curricular parte do método cientifico,
ou seja busca em suas práticas pedagógicas problematizar o conteúdo objetivando
aproximá-lo da vida do estudante.
-
I –
IV – III – II
II – III – IV – I
I - II – III – IV
I – II – IV – III
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Tanto
os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse implicam em práticas
contextualizadas, porém, fragmentadas.
Tanto os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse rompem com o paradigma linear e se sustentam no modelo de currículo tradicional.
Tanto os Projetos de Trabalho Globais, os Centros de Interesse, os Projetos e o Estudo do Meio constituem-se em metodologias de trabalho que possibilitam construir um currículo centrado no estudante como principal protagonista.
Tanto os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse possibilitam a junção de disciplinas sobrepostas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – Práticas voltadas para o repasse de conteúdos dos livros didáticos.
II – Práticas pensadas com foco na problematização e na busca do
significado.
III – Práticas que traduzem o aluno como principal protagonista.
IV – Práticas que tem como foco mobilizador do processo, a valorização
do diálogo entre os envolvidos.
( ) Organização do currículo segundo o paradigma técnico linear.
( ) Organização do currículo segundo os Centros de Interesse.
( ) Organização do currículo segundo método de Projetos.
( ) Organização do currículo segundo o paradigma dinâmico dialógico.
-
II
– I – III – IV
I – III – II – IV
I - II – III – IV
II – III – IV – I
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Assinale V para verdadeiro e F para falso no que se refere aos aspectos
de um currículo multicultural.
( ) Incluem raça, gênero, diferenças individuais.
( ) Currículo por objetivos advindos de uma disciplina lecionada na faculdade.
( ) Envolve as classes sociais, problemas sociais e justiça social.
( ) Caráter tecnicista e tradicional.
-
V –
V – V – F.
F – V – V – V.
V – F – V – V.
V – F - V – F.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Quadro 1 - Características dos Paradigmas Curriculares
Fonte: Adaptado de: RANGHETTI, D. S.; GESSER, V. Estruturas Curriculares
- Inter e Transdisciplinaridade. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009. P.D5-42.
Compreendido o quadro acima, analise a sentença:
- Segundo os elementos constitutivos do Paradigma Dinâmico Dialógico,
entendemos a educação como...
Assinale a alternativa que completa a sentença acima:
-
processo
de treinamento e adestramento.
movimento de preparação para o estudante desempenhar funções na sociedade.
movimento de adaptação do indivíduo na sociedade.
processo emancipatório.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
As
práticas curriculares são democráticas e reflexivas.
As práticas curriculares são comprometidas com o processo ensino e aprendizagem.
As práticas curriculares preconizam interdisplinaridade e a contextualização.
As práticas curriculares são autoritárias e de mão única.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a concepção de educação dos métodos globalizadores:
-
Nos
métodos globalizadores, as disciplinas se constituem como meios ou
instrumentos, que têm como papel subsidiar o alcance dos objetivos.
O centro de interesse tem como ponto de partida a avaliação da aprendizagem.
As metodologias de trabalho constituidas por Projetos de trabalhos contemplam na sua essência o saber pronto, que por sua vez foi idealizado por Decroly.
Os métodos globalizadores tomam as disciplinas como finalidade do ensino
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - Movimento da Eficiência Social.
II - Movimento da Escola Progressiva.
III - Movimento Reconstrucionista Social.
( ) Preparar os indivíduos para a construção de uma
nova ordem social.
( ) Preparar indivíduos eficientes para atuar na
indústria.
( ) Vivenciar experiências para a autorrealização
dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta:
-
III
- I - II
III - II – I
II - I – III
I - II – III
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
O currículo escolar envolve todas as
relações/interesses que o indivíduo estabelece no cotidiano escolar, inclusive
a interação com o conhecimento.
PORQUE
Na dimensão da totalidade (interdisciplinar e
transdisciplinar), o currículo pode ser compreendido a partir dos problemas
presentes na sociedade.
Sobre essas questões é correto afirmar que:
-
A
primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si.
A primeira é um afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários