Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ESTRUTURAS CURRICULARES - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE (16 QUESTÕES)



OBS: compartilhe com os demais usuários questões de suas universidade. Clique aqui.


BONS ESTUDOS


01Sabe-se que cada abordagem de currículo contempla uma concepção de educação, que por sua vez, materializa-se na prática pedagógica. Nesse sentido, associe os itens abaixo:

 

I - Currículo constituído pelas teorias tradicionais.

II - Currículo constituído pelas teorias críticas.

III - Currículo constituído pela teorias pós-críticas do currículo.

 

( ) As práticas curriculares são focadas na transmissão e memorização de conteúdos.

( ) O foco desse modelo curricular esta na contextualização e na interdisciplinaridade.

( ) Sua proposta sugere a desconstrução de conceitos e práticas objetivando a ressignificação dos textos e contextos vivenciados pelos indivíduos.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    III - I – II.
    II - I – III.
    III - II – I.
    I - II – III.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02Paulo Freire propôs um modelo curricular voltado para uma educação libertadora.

 

Assinale a alternativa que apresenta suas caraterísticas:


    Caracteriza-se por ser um modelo curricular voltado para a autonomia, para o diálogo e a participação dos estudantes enquanto sujeitos do processo.
    Caracteriza-se por ser um modelo no qual sua concepção é critica e seu modo de organização é linear.
    Caracteriza-se por ser um modelo linear, seguro, e seus objetivos são elaborados a partir de uma concepção tradicional.
    Caracteriza-se por um modelo em que seu paradigma é dinâmico, é centrado no aluno enquanto objeto do processo.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03De acordo com as orientações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as práticas pedagógicas sofreram alguns desdobramentos. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a este movimento.

    Os PCN´s e RCNEI’s são Políticas de Currículo que pouco influenciaram no modo de construir as práticas cotidianas das escolas.
    As escolas e os municípios tiveram a incumbência de elaborar o projeto pedagógico da escola e repassá-los aos professores.
    Os Estados, os municípios e as escolas passam a ter autonomia para construir seus próprios projetos curriculares.
    Somente os Estados assumiram a reponsabilidade de elaborar sua proposta curricular.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04É possível perceber a existência de dois modelos clássicos de organização do currículo: o modelo de Tyler e o modelo de Freire. Além desses modelos, conhecemos aqueles voltados para os enfoques globalizadores, sabe-se que todos eles se traduzem nas escolhas pedagógicas dos professores. Compreendendo isso, associe os itens abaixo:

 

I - Modelo de currículo segundo Tyler.

II - Modelo de currículo segundo Freire.

III - Modelos de currículo segundo os enfoques globalizadores.

 

( ) Apresenta uma característica básica, é voltado para o interesse e a curiosidade dos alunos.

( ) Apresenta uma concepção tradicional de currículo e se situa num paradigma técnico linear.

( ) Apresenta uma concepção crítica de currículo que busca romper com a concepção tradicional.

 

Agora, assinale a alternativa que a apresenta a sequência correta:

    III – I – II.
    I – II – III. 
    II – III – I.
    III – II - I.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05Os métodos globalizadores do conhecimento se constituem por um novo modelo de organização curricular, que visa a construção de práticas voltadas para a inter e transdisciplinaridade. Compreendido isso, estabeleça uma relação entre as metodologias abaixo:

 

I - Projetos de trabalhos globais.

II - Estudo do meio.

III - Método de projetos.

 

( ) Tem como objetivo conhecer um tema, valoriza a pesquisa.

( ) Esta metodologia valoriza a problematização.

( ) Consiste basicamente na produção ou construção de um objeto, valoriza a tecnologia.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    I - III – II.
    I – II – III.
    II – I – III.
    II – III – I.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06O modelo de currículo proposto por Ralph Tyler, Gesser (2002, p. 76) diz que:

 

“[...] apresenta a sequência e os procedimentos para planejarmos, organizarmos e avaliarmos os currículos, com base em objetivos ou propósitos pré-determinados por especialistas.”

 

(GESSER, Verônica. A evolução histórica do currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, Itajaí, n. 4, p. 69-81, jan/abr 2002.).

 

Assinale a alternativa correta de acordo com esse modelo de currículo:

    O modelo de currículo proposto por Tyler é tradicional situando-se num paradigma dinâmico.
    O modelo de currículo proposto por Tyler caracteriza-se por um modelo curricular que visa a construção de práticas interdisciplinares e transdisciplinares.
    O modelo proposto por Tyler é claro e linear, o que o torna um guia simples e seguro para a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação do currículo.
    O modelo de currículo proposto por Tyler é um modelo prático, seguro e fácil de aplicar. Sua concepção é critica.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07Os modelos Clássicos do currículo segundo Tyler e Freire permeiam o processo de ensino aprendizagem ainda hoje. Sabe-se que cada modelo curricular é constituído por uma concepção de educação que permeia o fazer pedagógico. Nesse sentido, analise a seguinte asserção-razão com relação ao modelo proposto por Freire:

 

As ideias de Freire tem como foco a construção de uma escola democrática. Por isso, supõe a participação como elemento fundante de mudanças.

 

PORQUE

 

A organização do currículo considera os preceitos da individualidade.

 

Sobre essas duas questões é correto afirmar que: 


    A primeira é um afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
    As duas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si.
    A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
    As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08Os modelos de currículo de Tyler e Freire, bem como os métodos globalizadores, apresentam concepções de educação que se traduzem nas práticas pedagógicas dos profissionais que atuam na escolas. É possível perceber essas concepções materializando-se no fazer cotidiano das escolas. Compreendido isso, associe os itens abaixo.

 

I - Organização do currículo segundo o paradigma técnico linear.

II - Organização do currículo segundo o paradigma dinâmico dialógico.

III - Organização do currículo segundo método de projetos.

IV - Organização do currículo segundo os Centros de Interesse.

 

( ) Esta concepção de currículo vê o aluno como receptor.

( ) Esta concepção de organização curricular se traduz por um movimento de rupturas.

( ) Esta concepção de organização curricular entende o aluno como o principal protagonista no movimento de ensino e aprendizagem.

( ) Esta concepção de organização curricular parte do método cientifico, ou seja busca em suas práticas pedagógicas problematizar o conteúdo objetivando aproximá-lo da vida do estudante.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    I – IV – III – II
    II – III – IV – I
    I - II – III – IV
    I – II – IV – III
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09Os modelos que constituem-se por métodos globalizadores do conhecimento e que preconizam práticas inter e transdisciplinares no âmbito escolar, apresentam meios ou instrumentos que subsidiam o alcance dos objetivos educacionais.

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as possibilidades de materialização desta proposta: 

    Tanto os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse implicam em práticas contextualizadas, porém, fragmentadas.
    Tanto os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse rompem com o paradigma linear e se sustentam no modelo de currículo tradicional.
    Tanto os Projetos de Trabalho Globais, os Centros de Interesse, os Projetos e o Estudo do Meio constituem-se em metodologias de trabalho que possibilitam construir um currículo centrado no estudante como principal protagonista. 
    Tanto os Projetos de Trabalho quanto os Centros de Interesse possibilitam a junção de disciplinas sobrepostas.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10Existem diversos modelos de organização curricular na Educação Básica. Alguns deles buscam construir relações democráticas e humanas no interior da escola, outros modelos estão focados na linearidade e no autoritarismo. Reconhecendo isso, associe as características de algumas práticas pedagógicas com os modelos de organização curricular.

 

I – Práticas voltadas para o repasse de conteúdos dos livros didáticos.

II – Práticas pensadas com foco na problematização e na busca do significado.

III – Práticas que traduzem o aluno como principal protagonista.

IV – Práticas que tem como foco mobilizador do processo, a valorização do diálogo entre os envolvidos.

 

( ) Organização do currículo segundo o paradigma técnico linear.

( ) Organização do currículo segundo os Centros de Interesse.

( ) Organização do currículo segundo método de Projetos.

( ) Organização do currículo segundo o paradigma dinâmico dialógico.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    II – I – III – IV
    I – III – II – IV
    I - II – III – IV
    II – III – IV – I
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11Desde os anos 1990 até os dias atuais, os estudos sobre currículo discutem temas emergentes, advindos da pedagogia crítica, caracterizando-se, como estudos na perspectiva multicultural. Nesse sentido, o currículo multicultural deveria ser organizado em torno de alguns aspectos como:

 

Assinale V para verdadeiro e F para falso no que se refere aos aspectos de um currículo multicultural.

 

( ) Incluem raça, gênero, diferenças individuais.

( ) Currículo por objetivos advindos de uma disciplina lecionada na faculdade.

( ) Envolve as classes sociais, problemas sociais e justiça social.

( ) Caráter tecnicista e tradicional.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    V – V – V – F.
    F – V – V – V.
    V – F – V – V.
    V – F - V – F.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12O desenvolvimento do currículo é constituído por três paradigmas. O Paradigma técnico-linear; o paradigma circular-consensual e o paradigma dinâmico-dialógico caracterizado por diversos autores. Analise o quadro a seguir:

 

Quadro 1 - Características dos Paradigmas Curriculares




Fonte: Adaptado de: RANGHETTI, D. S.; GESSER, V. Estruturas Curriculares - Inter e Transdisciplinaridade. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2009. P.D5-42.

 

Compreendido o quadro acima, analise a sentença:

 

- Segundo os elementos constitutivos do Paradigma Dinâmico Dialógico, entendemos  a educação como...

 

Assinale a alternativa que completa a sentença acima:


    processo de treinamento e adestramento.
    movimento de preparação para o estudante desempenhar funções na sociedade.
    movimento de adaptação do indivíduo na sociedade.
    processo emancipatório.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13É muito comum ver em escolas, especialmente na educação básica, uma prática de currículo constituida por um paradigma positivista, configurado por aspectos de um saber pronto e acabado em si mesmo, organizado e sequenciado linearmente e transmitido verbalmente pelo professor.

 

Nesse sentido, assinale as características que expressam essa concepção de currículo:

    As práticas curriculares são democráticas e reflexivas. 
    As práticas curriculares são comprometidas com o processo ensino e aprendizagem. 
    As práticas curriculares preconizam interdisplinaridade e a contextualização.
    As práticas curriculares são autoritárias e de mão única.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14Diante do desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação, e das transformações que estão ocorrendo na sociedade, novas demandas são colocadas para a educação. Em se tratando de educação escolar, surgem modelos curriculares mais comprometidos com a aprendizagem.

 

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a concepção de educação dos métodos globalizadores:

    Nos métodos globalizadores, as disciplinas se constituem como meios ou instrumentos, que têm como papel subsidiar o alcance dos objetivos. 
    O centro de interesse tem como ponto de partida a avaliação da aprendizagem.
    As metodologias de trabalho constituidas por Projetos de trabalhos contemplam na sua essência o saber pronto, que por sua vez foi idealizado por Decroly.
    Os métodos globalizadores tomam as disciplinas como finalidade do ensino
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15Os principais movimentos que marcaram o início do campo do currículo são: o movimento da Eficiência Social, o movimento da Escola Progressiva e o movimento Reconstrucionista Social. Tendo como base os três movimentos, associe as características de acordo com cada movimento:

 

I - Movimento da Eficiência Social.

II - Movimento da Escola Progressiva.

III - Movimento Reconstrucionista Social.

 

( ) Preparar os indivíduos para a construção de uma nova ordem social.

( ) Preparar indivíduos eficientes para atuar na indústria.

( ) Vivenciar experiências para a autorrealização dos alunos.

 

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 


    III - I - II
    III - II – I
    II - I – III
    I - II – III
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16Há uma diversidade de concepções de currículo que, de certa forma, contribuem para o entendimento das relações que constituem o campo curricular. Nesse sentido, analise a seguinte asserção-razão:

 

O currículo escolar envolve todas as relações/interesses que o indivíduo estabelece no cotidiano escolar, inclusive a interação com o conhecimento.

 

PORQUE

 

Na dimensão da totalidade (interdisciplinar e transdisciplinar), o currículo pode ser compreendido a partir dos problemas presentes na sociedade. 

 

Sobre essas questões é correto afirmar que: 


    A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
    As duas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si. 
    A primeira é um afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
    As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).






Postar um comentário

0 Comentários