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LEGISLAÇÃO E DIREITO EDUCACIONAL (16 QUESTÕES)



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BONS ESTUDOS


01. Segundo o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 um dos principais problemas do país era o da educação, que refletiria diretamente nos campos econômicos e de produção. Assim, o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa seriam os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade. Desta forma, não podemos afirmar sobre o Manifesto da Educação Nova:



Assinale a alternativa correta:


    A educação deve se estruturar a partir de um currículo nacional, definido pelos educadores congregados na Associação Brasileira de Educação.
    Concebe que a educação é o instrumento fundamental para a reconstrução democrática do país.
    Visava a reformulação da escola diante o engessamento promovido a partir da Constituição de 1934.
    Pretendia debater o cenário educacional do país e as estratégias possíveis para a sua transformação.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02A passagem do conhecimento mitológico ou de senso comum para o filosófico ou científico se deu de forma lenta e gradativa durante a história da nossa civilização. Esse processo evidentemente não se deu de forma casual, mas foi determinado por uma série de motivos.


Indique, a partir do que estudamos, quais os principais elementos que permitiram essa transição:


    A geografia privilegiada da Grécia, que possibilitou as navegações, o comércio, além da própria noção de cidade (pólis).
    A geografia grega que permitiu a formação das cidades (pólis) e das praças públicas, onde as pessoas se reuniam para falar sobre os deuses.
    A descrença no papel dos deuses, que passaram a não responder mais às necessidades dos gregos.
    As navegações, que permitiram que os gregos mudassem de território, na busca por lugares onde o destino não fosse tão determinante em suas vidas.
     
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Resposta: A)
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03Uma das grandes revoluções intelectuais promovidas pelos gregos foi a concepção de ágora, que consiste num lugar onde aconteciam as reuniões das pessoas. Tradicionalmente entendemos este espaço como praça pública.


Em geral, contudo, que importância teve a ágora na vida do povo grego?


    O de promover um ambiente democrático, onde todos os habitantes do lugar podiam se expressar com relação às suas concepções míticas de mundo.
    O de promover espaço para o diálogo.
    O de instituir um espaço para que os homens e mulheres pudessem se reunir.
    O de possibilitar o encontro de grandes pensadores, que formavam grupos de discussão.
     
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Resposta: B)
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04A educação é um processo de transmissão do conhecimento adquirido pelo ser humano enquanto parte de um grupo social.


Assim, podemos afirmar que:


    A cultura é o fruto direto da educação, através do qual o homem transmite seus conhecimentos, em vista da melhoria e refinamento de seus descendentes.
    A cultura diz respeito às determinações imputadas pelo meio natural, passando a ser herdadas geneticamente entre as gerações.
    Cultura é um termo já em desuso que por algum tempo significou uma bagagem que compunha a humanidade em suas relações sociais.
    A cultura é um termo antropológico de difícil compreensão, que, em geral, caracteriza uma bagagem étnica constituída por um padrão biológico e determinado pelo meio natural.
     
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Resposta: A)
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05Podemos dizer que, embora fundamental à constituição da sociedade, o processo primitivo de educação consistia num modelo de conhecimento não-crítico, assistemático e conservador.


O que ele objetivava, de modo geral era:


Assinale a alternativa correta:


    Satisfazer os interesses do grupo em seus anseios por melhores condições de moradia e trabalho.
    Satisfazer as necessidades imediatas do grupo, com a transmissão de conhecimentos necessários à sobrevivência.
    Fortalecer os laços comunitários.
    Integrar os membros do grupo em pequenos núcleos de organização comunitária.
     
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Resposta: B)
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06Durante a Primeira República foram promovidas diversas tentativas de reforma da educação brasileira, sendo uma das mais importantes iniciativas denominada como escola nova ou escolanovismo. Sobre o movimento não podemos afirmar que:


Assinale a alternativa correta:


    Pretende oferecer uma base comum nacional.
    Visa promover a cooperação.
    Objetiva a formação profissional.
    Pretende atender as elites.
     
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Resposta: D)
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07Rui Barbosa foi um importante reformista que, diante dos problemas da escola no período do Império, planejou algumas mudanças que visavam, de maneira geral, modernizar o país.


Assim, assinale abaixo a alternativa que corresponde aos planos dessa reforma:


    Modernizar a educação brasileira com a implantação de um modelo humanista de ensino.
    Modernizar a educação brasileira com a reintrodução do ensino jesuíta
    Modernizar a educação brasileira com um ensino secundário obrigatório, gratuito e laico.
    Modernizar a educação brasileira com um ensino primário obrigatório, gratuito e laico.
     
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Resposta: D)
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08Estudamos até o momento o desenvolvimento da educação ao longo da história da civilização ocidental. Deste modo, correlacione as colunas de acordo com as características de cada período:



1. Grécia.

2. Império Romano.

3. Idade Média.

4. Iluminismo.



( ) A imprensa promoveu a liberação do pensamento.

( ) Os livros eram restritos e poucos sabiam ler.

( ) O conhecimento era livre aos cidadãos, fundamentado no humanismo.

( ) Os interesses da educação era em vista do Estado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    4 – 1 – 3 - 2
    4 – 3 – 1 - 2
    4 – 1 – 2 - 3
    2 – 1 – 3 - 4
     
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Resposta: B)
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09Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a educação vivenciou uma verdadeira crise e, para suprir essa demanda, o Estado instituiu uma nova escola, que pode ser caracterizada por:



Assinale a alternativa correta:


    Oferecer um ensino disperso e fragmentado, a serviço do Estado.
    Adequar o currículo da escola brasileira com o das melhores escolas europeias.
    Oferecer ensino gratuito a todos os cidadãos.
    Melhorar a qualidade do ensino até então promovido no país.
     
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Resposta: A)
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10A Ratio Studiorum consistia num documento que norteava o trabalho educativo dos jesuítas em todo o país.


Assim, das alternativas abaixo, assinale aquela que não diz respeito a este documento:


    Resumia as normas e estratégias para a pedagogia jesuíta.
    Condensava estudos humanísticos e científicos.
    Permitia que o educando desenvolvesse suas disposições espirituais segundo aquilo que escolhesse.
    Objetivava formar homens capazes de pensar e escrever, no exercício do que denominavam como virtude.
     
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Resposta: C)
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11Vimos que o ensino primitivo, cujo fundamento era o senso comum e a mitologia, deu lugar a um sistema mais complexo de transmissão do conhecimento, que permitiu a sistematização dos conceitos herdados, originando o conhecimento cientíco e filosófico.


Assim, com relação ao sistema de ensino grego, relacione as frases:


1. Educação da infância.

2. Educação da juventude.



( ) O ensino era realizado através da leitura e da recitação;

( ) Compreendia a educação dos efebos;

( ) Compreendia os ensinamentos paternos;

( ) Ensinava a arte da guerra e da paz;

( ) Durante esta fase a criança era entregue a um pedagogo;



Assinale a alternativa que representa a sequência correta:


    1 – 2 – 1 – 1 - 1
    1 – 2 – 1 – 2 - 1
    2 – 2 – 1 – 2 - 1
    1 – 1 – 1 – 2 - 1
     
...
Resposta: B)
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12Vimos que o Iluminismo teceu um projeto democrático para a educação que, contudo, se chocava com os interesses do liberalismo/capitalismo, que tratou logo que estabelecer a escola como mais um ambiente de reprodução social. Assim, segundo lemos em Bourdieu, são estabelecidos mecanismos para que as pessoas se agreguem ao modelo, inconscientes de sua verdadeira posição.


A illusio, por exemplo, consiste em:


Assinale a alternativa correta:


    Um conceito que significa a responsabilidade do indivíduo com seu próprio intelecto.
    Um conceito que demonstra a democratização impingida pelo acesso ao conhecimento.
    Um conceito que demonstra as estratégias incorporadas nos indivíduos.
    Um conceito que regulamenta a ordem social, política e econômica da Idade Média.
     
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Resposta: C)
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13Após a extinção dos colégios jesuítas, a situação tornou-se tão caótica no campo educacional brasileiro que Portugal logo percebeu que o país estava estagnado e que seria preciso oferecer uma solução urgente para o problema. Assim, de modo geral, o que significou para o ensino brasileiro os trabalhos desenvolvidos pela Real Mesa Censória Portuguesa?


Assinale a alternativa correta:


    A superação das falhas advindas da Reforma Pombalina.
    Um avanço na formulação de uma política nacional de educação.
    A instituição de um novo modelo de escola atinado aos interesses das elites.
    O fim do poder da Igreja sobre o ensino no Brasil.
     
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Resposta: C)
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14Leia abaixo o Mito de Pandora:


“Em tempos muito, muito longínquos, não existiam mulheres no mundo, apenas homens, que viviam sem envelhecer, sem sofrimento, sem cansaço. Quando chegava a hora de morrerem, faziam-no em paz, como se simplesmente adormecessem.

Mas um dia, Prometeu (cujo nome significa ‘o que pensa antecipadamente’, isto é, Previdente) roubou o fogo a que só os deuses tinham acesso e deu-o aos homens, para que também eles pudessem usufruir desse bem, na defesa contra os animais ferozes, na confecção dos alimentos, na garantia de aquecimento nas noites frias. Ora, o rei dos deuses não podia deixar passar em branco a afronta de Prometeu e concebeu um castigo terrível para a humanidade. Mandou então que, com a ajuda de Atena, Hefesto, o deus ferreiro, criasse a primeira mulher, Pandora, que significa (‘todos os dons’), e cada um dos deuses dotou-a com uma das suas características: Afrodite deu-lhe beleza e poder da sedução; Atena fê-la arguta e concedeu-lhe a habilidade dos lavores femininos; mas Hermes deu-lhe a capacidade de mentir e de enganar os outros. Zeus ofereceu-a então de presente a Epimeteu, que era irmão de Prometeu. O seu nome significava exatamente o contrário do do irmão, pois Epimeteu quer dizer ‘o que pensa depois’, isto é, Irrefletido. E, de facto, sem pensar duas vezes e contrariando a advertência do irmão, que lhe dissera que nunca aceitasse nenhum presente vindo de Zeus, ele deixou-se seduzir pela bela Pandora e casou-se com ela. Pandora trazia consigo um presente dado pelo pai dos deuses: uma jarra (a’ caixa de Pandora’), bem fechada, que estava proibida de abrir. Mas, roída pela curiosidade, um dia decidiu levantar só um bocadinho da tampa, para ver o que lá se escondia. De imediato dela se escaparam todos os males que até aí os homens não conheciam: a doença, a guerra, a velhice, a mentira, os roubos, o ódio, o ciúme… Assustada com o que fizera, Pandora fechou a jarra tão depressa quanto pôde, colocando-lhe de novo a tampa. Mas era demasiado tarde: todos os males haviam invadido o mundo para castigar os homens. Lá muito no fundo da jarra, restara apenas uma pequena e tímida coisa, que ocupava muito pouco espaço, a esperança. Por isso se diz que ‘a esperança é a última a morrer’. De facto, com todos os males soltos no mundo, lutando e quantas vezes vencendo os bens de que os homens gozavam, só a esperança, bem guardada no mais fundo dos nossos corações, nos dá ânimo para nunca desistirmos de expulsar as coisas más das nossas vidas”

(http://www.olimpvs.net/index.php/mitologia/a-caixa-de-pandora/).



Esta narrativa é um exemplo de que tipo de conhecimento:


    Mitológico;
    Científico;
    Senso comum;
    Filosófico;
     
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Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15Vimos que o Império Romano inicialmente proíbe o cristianismo, mas que, com Constantino, passa a reconhecê-lo e até mesmo promovê-lo, instituindo um novo modelo político que, séculos mais tarde, imprime poder absoluto à Igreja. Sendo assim, assinale V para a(s) alternativa(s) que indica(m) os mecanismos utilizados pela Igreja para manter seu poder e F para aquela(s) alternativa(s) que não indica(m) esses mecanismos:



( ) A Inquisição;

( ) A Index Librorum Prohibitorum;

( ) As cruzadas;

( ) O controle sobre o ensino e as bibliotecas;

( ) O Coliseu.


Assinale a sequência correta:


    F – V – V – F – V.
    V – V – V – V – V.
    V – V – V – V – F.
    V – F – F – V – V.
     
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Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16Um dos momentos que foram decisivos para a constituição daquilo que conhecemos como educação ocidental foi a transição do modelo grego para o romano de ensino, cujas marcas permaneceram em nossa cultura, dita “greco-romana”.


Dessa forma, segundo o que você estudou sobre o período antigo do Império Romano, não é correto afirmar que:

Assinale a alternativa correta:


    Valorizava a cultura intelectual.
    Baseava-se no absolutismo familiar.
    Era voltado à preparação da juventude para os serviços militares.
    Era um período orientado para o aperfeiçoamento do próprio Estado.
     
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Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).





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