I. A criação de um ambiente físico com materiais adequados à
necessidade de cada aluno.
II. Integração de oportunidades de fazer escolhas, através das
diferentes áreas curriculares.
III. Adaptação do tempo e dos critérios para o cumprimento dos
objetivos.
-
Todas as frases estão corretas.
As frases II e III estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
A própria deficiência pode impor limitações ao
aluno, principalmente quando trabalhado com conceitos lógicos, por meio de
materiais concretos.
As experiências que os alunos promovem na sua vida podem impor limitações na hora da aprendizagem escolar, no caso dos alunos com deficiência intelectual.
Procurar conhecer o aluno, promovendo diálogo entre suas experiências escolares, voltando-se ao conhecimento racional.
A prática da matemática para deficientes intelectuais deve partir de exemplos práticos voltados ao cotidiano do aluno, além disso, o trabalho com material concreto auxiliará na aprendizagem.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
A criança com deficiência intelectual deve
participar de todas as atividades junto à turma, estimulando a integração de
todos.
Integrar os alunos conforme sua realidade e dar maior ênfase ao ensino de qualidade.
A turma deve ser organizada em grupos e o deficiente intelectual deve participar sempre do grupo que o professor julgar mais experiente e cooperativo.
Atender todas as especificidades dos alunos de forma integral e afetiva, colaborando na sua integração e no ensino.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Explorar o
nome da criança com a confecção de um crachá, de placas espalhadas pelas salas,
com os respectivos nomes das crianças.
( )
Confeccionar álbum de família, destacando o nome de cada integrante.
( ) Trabalhar
com alfabeto móvel, formando várias palavras a partir de uma geradora.
( ) Usar a
cartilha caminho suave como recurso pedagógico no processo inicial da escrita.
-
V – V – V – V
F – V – F – V
V – V – V – F
F – F – V – V
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. O nível de desenvolvimento real é quando o aluno já tem
compreensão e realiza tarefa sozinho.
II. O nível de desenvolvimento potencial é quando o aluno
necessita do auxilio de outra pessoa para realizar diferentes tarefas.
-
As frases II e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O aluno com deficiência intelectual deve ser
avaliado normalmente com notas, verificando se atingiu o grau máximo de
aprendizagem.
O professor deve analisar todo o processo educativo do aluno, identificando toda ação voltada à aprendizagem e o diagnóstico correto de uma avaliação implica em dar direção a quem está precisando de apoio.
A avalição deve ser flexível e diagnóstica, com o intuito de identificar as condições de aprendizagem do aluno.
A avaliação de um aluno com deficiência intelectual deve ser vista apenas como uma formalidade, pois o intuito da avaliação é incluir e não excluir.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. O professor deve perceber as necessidades educacionais de
cada aluno.
II. O professor deve fazer uma avaliação continuada,
percebendo assim a eficácia do processo educativo.
-
As frases II e III estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Para desenvolver a capacidade perceptiva, o
professor pode trabalhar com a altura das crianças, assim eles aprenderão, na
prática, exemplos de maior e menor.
( ) A motivação deve ser sempre bem trabalhada,
necessitando de mediação do professor, principalmente com atividades complexas.
( ) Trabalhar o raciocínio dos alunos com deficiência
Intelectual não é tarefa fácil, pois eles apresentam dificuldades, tornando
difícil a resolução de situações problemas.
-
F – F – V – V
V – V – V – V
V – F – V – V
F – V – F – F
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Como memória da quantidade.
( ) Como memória da posição.
( ) Para expressar grandezas.
( ) Para prever resultados.
-
V – V – V – V
V – F – V – V
F – V – F – F
F – F – V – V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Construir novos temas ou conteúdos com base nos
conhecimentos que os alunos já possuem.
( ) Utilizar jogos e brincadeiras.
( ) Utilizar- se de excursões e trabalhos de campo.
( ) Despertar o interesse pelo conteúdo, por meio de
histórias.
-
V – V – V – V
V – F – V – V
F – V – V – F
V – V – F – V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Dar instruções aos alunos, auxiliando-os no
decorrer do percurso do seu desenvolvimento.
Atender todas as especificidades dos alunos de forma integral e afetiva, colaborando na sua integração e no ensino.
Voltar a aprendizagem dos alunos à construção do conhecimento prático de forma integral.
Integrar os alunos conforme sua realidade e dar maior ênfase ao ensino de qualidade.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) As adaptações curriculares de grande porte são adaptações
do ambiente físico.
( ) As adaptações curriculares de grande porte compreendem a
aquisição de material adaptado às condições de cada aluno.
( ) As adaptações curriculares de grande porte compreendem a
capacitação continuada dos professores e demais profissionais ligados a
educação.
( ) As adaptações curriculares de grande porte compreendem a
promoção de acesso ao currículo.
-
V – V – V – V
F – V – V – F
V – V – V – F
V – F – V – V
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Quadrinhos – parlenda.
( ) Trava-línguas – adivinhas.
( ) Músicas – charadinhas.
( ) Provérbios – rimas.
-
V – V – V – V
V – V – V – F
F – V – F – V
F – F – V – V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. O aluno com deficiência intelectual deve ser estimulado a
participar de todos os projetos da escola.
II. O professor deve acompanhar o processo individual de cada
aluno, propondo atividades que inclua todos, sem exceção.
-
As frases I e III estão corretas.
As frases II e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
A escola deve assumir um compromisso com a
acessibilidade, com a capacitação dos profissionais, com flexibilidade e
adaptação do currículo.
Na prática as adaptações nas escolas são raramente feitas, pois precisa-se de recursos financeiros e pessoal para realizar e fazer cumprir a legislação vigente.
Apenas as escolas privadas com recursos financeiros apropriados têm condições de se adaptar, garantindo, assim, que as necessidades educacionais dos seus alunos sejam atendidas.
As adaptações devem partir de toda comunidade escolar, não somente a escola deve fazer a sua parte, mas todos devem partilhar dos mesmos objetivos.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) São propostas de trabalho a partir de textos.
( ) Textos impressos entregues aos alunos.
( ) Práticas com textos significativos.
( ) Métodos puramente tradicional, feito com uso de
cartilha.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
-
F – V – F – V
V – V – V – V
F – F – V – V
V – V – V – F
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
A dificuldade de aprendizagem dos alunos com
deficiência intelectual fica mais evidente quando eles estão em contato com os
outros alunos, sendo por si só uma justificativa médica para deixar estes em
uma sala especial.
O aluno com deficiência quando entra em contato com o conhecimento por meio de experiência que ele próprio realiza, adquire relações mediante sua atuação com o meio em que vive, desenvolvendo, assim, sua própria aprendizagem.
O ritmo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual é considerado mais lento por esse motivo as estratégias de ensino devem ser diferenciadas dos outros alunos.
Algumas concepções teóricas acreditam que os alunos que apresentam deficiência intelectual são só receptores passivos do conhecimento, sendo assim, só repetem as informações que o professor repassa.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Adaptações de grande e pequeno porte.
Adaptações físicas e ambientais.
Adaptações de mobiliários, capacitação de profissionais.
Adaptações atitudinais – adaptações do ambiente físico.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, leia atentamente as frases a seguir e assinale
a alternativa correta:
I. Ter motivação para auxiliar o aluno na compreensão de que o
erro faz parte da aprendizagem.
II. Ter paciência é essencial quando se trabalha com alunos com
deficiência, precisando compreender e respeitar suas limitações.
-
Todas as frases estão corretas.
As frases II e III estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
O ensino da matemática deve ter significado e
estar ligado, de modo mais direto possível, ao cotidiano do aluno.
O professor deve promover estudos voltados às experiências das crianças normais e, mais tarde, deve inserir os alunos com deficiência nos saberes matemáticos.
Ensinar matemática associada a estratégias de intervenção em que o professor tenha o domínio da turma, motivando-os a decorar os devidos numerais.
Os trabalhos voltados ao conhecimento matemático devem estar direcionados aos alunos com deficiência em classes distintas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) As adaptações de pequeno porte são adaptações de
material concreto.
( ) As adaptações de pequeno porte compreendem a
flexibilidade quanto ao currículo.
( ) As adaptações de pequeno porte são adaptações ao
conteúdo ensinado.
( ) As adaptações de pequeno porte compreendem a criação
de condições físicas ao ambiente escolar.
-
V – V – V – F
V – V – V – V
V – F – V – V
F – V – V – F
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) No pré-silábico não há relação sonora com a palavra
escrita.
( ) No silábico há relação entre letras e fonemas.
( ) No alfabético já apresenta escrita convencional.
( ) No silábico-alfabético começa a aparecer relação
sonora com as letras.
-
V – V – V – F
V – F – V – F
F – V – F – V
F – F – V – V
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. Reconhecer as rimas das palavras.
II. Ler as palavras globalmente.
III. Avançar no processo de alfabetização.
-
As frases II e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
As frases I e II estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Adaptações curriculares – adaptações de
materiais.
Adaptações intelectuais – adaptações de materiais.
Adaptações curriculares – adaptações atitudinais.
Adaptações atitudinais – adaptações conceituais.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. Podem-se realizar receitas de cozinha, jogos e músicas que
envolvam números e quantidades.
II. Devem-se considerar as vivências dos alunos, pois a
criança, mesmo antes de entrar na escola, já apresenta noções básicas de
matemática.
III. O aluno deficiente intelectual também constrói
significados pelas suas ações, assim, posteriormente, construirá suas
representações mentais.
-
As frases I e II estão corretas.
As frases I e III estão corretas.
As frases II e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários