-
Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva.
Declaração de Guatemala.
Declaração de Salamanca.
Declaração de Jomtiem.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Com base nas adaptações de PEQUENO PORTE, associe
os itens, utilizando o código a seguir:
I - Adaptação de conteúdo.
II - Adaptação de métodos de ensino e organização
didática.
III - Adaptação do processo de avaliação.
IV - Adaptação da temporalidade.
( ) Adaptar métodos.
( ) Priorizar tipos de conteúdo.
( ) Rever os instrumentos avaliativos e a
descrição dos resultados.
( ) Adaptar o tempo necessário para a
aprendizagem.
A sequência correta é:
-
I, II e III.
II - I - III - IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Entre essas adaptações podemos citar:
I. Adaptação do edifício escolar.
II. Aquisição de instrumentos e de equipamentos específicos.
III. Adaptação de materiais em Braille.
IV. Pranchas de comunicação alternativa.
-
A afirmativa III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) Adaptação de acesso ao currículo.
( ) Adaptação de objetivos.
( ) Adaptação do aluno com a escola.
( ) Adaptação de conteúdos específicos.
-
V - V - F - V - V.
F - V - F - F - F.
F - F - V - V - V.
V - V - V - V - V.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. Atentar para o desenvolvimento físico das crianças.
II. Trabalhar com a estimulação precoce.
III. Adaptar materiais e estimular o desenvolvimento da
autonomia.
-
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, e III estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Sobre a compensação social, analise as seguintes sentenças:
I - A compensação social é aquilo que os indivíduos ditos
normais fazem, para ajudar a pessoa com deficiência.
II - O desenvolvimento individual fica dependente somente de
sua maturação biológica, para, assim, compensar o que não consegue realizar.
III - O desenvolvimento da pessoa com deficiência, passa a
ficar dependente da sua situação social, que pode, assim, desenvolver
compensações que a façam conquistar uma plena participação social.
-
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa III está correta.
As afirmativas II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e em seguida
assinale a alternativa correta:
( ) organizar situações que favoreçam o desenvolvimento
do aluno com deficiência i e que estimulem o desenvolvimento cognitivo e da
aprendizagem.
( ) produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em
vista as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino
regular.
( ) apoiar nas tarefas e atender os alunos com
necessidades especiais durante o horário das aulas regulares.
-
V - V - F.
F - F - F.
V - V - V.
F - V - F.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A partir desta conferência iniciou-se a luta pela inclusão
escolar de pessoas com necessidades especiais, que resultou em um documento
muito importante para a educação, a:
-
Política da Educação Especial.
Declaração dos Direitos Humanos.
Declaração de Salamanca.
Declaração de Jomtiem.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) As causas pré-natais estão relacionadas a infecções
congênitas e exposição da mãe a substâncias tóxicas, radiação, drogas ou
medicamentos.
( ) As causas perintais são causadas por febre
prolongada e muito alta, desidratação, infecções e traumatismos, falta de
oxigênio ou afogamento.
( ) As causas pós-natais são causadas por lesões
causadas por partos difíceis, trabalho de parto demorado, falta de oxigênio ao
nascer. Nascimento prematuro.
-
F - F- V.
V - V – V.
F - V - V.
V - F – F
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo do pressuposto da educação inclusiva, classifique (V)
para as sentenças verdadeiras e (F) para as falso:
( )Educação como direito de todos.
( )Valorização e respeito às diferenças.
( )Igualdade de oportunidades.
( )Atendimento especializado, nos ambientes da escola regular.
-
F, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, F, V, F.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Sobre esses documentos, analise as seguintes sentenças:
I - A Declaração de Salamanca resultou da Conferência Mundial
sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade em 1994, reforçando
as discussões da Conferência de Jontiem, em 1990.
II - A Declaração de Salamanca resultou em isolamento e
segregação ainda maiores, das pessoas com deficiência.
III - Na cidade de Salamanca, surge então a Inclusão Escolar,
que veio romper o paradigma educacional existente, a estrutura curricular
fechada e a homogeneidade da escola.
IV - Na Conferência de Jontiem, iniciou a discussão da
Inclusão Escolar, que se efetivou apenas no final da década de 90.
É correto o que afirma em:
-
II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
I e III.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. O contexto da escola.
II. A concepção de inclusão.
III. A compreensão do atendimento especializado.
IV. As estratégias de integração e socialização dos alunos.
Agora, assinale a alternativa correta:
-
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas III e IV estão corretas.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Acidente vascular cerebral, toxoplasmose,
catarata e amputações.
Paralisia cerebral, hemiplegias, lesão medular e amputações.
Glaucoma, alteração cromossômica, lesão medular e miopia.
Diabetes, catarata, lesão medular e amputações.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) Na antiguidade clássica as pessoas com deficiência
foram consideradas possessas de demônios e de maus espíritos.
( ) No Egito, indícios artísticos apontam a integração
social de pessoas com necessidades especiais.
( ) Na Grécia mesmo com o culto a beleza física, as
pessoas com necessidades especiais ocupavam seu lugar na sociedade.
-
V - V - F - V.
F - F - F - V.
F - V - F - F.
V - F - V - V.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Ataxia, espástico e distonia.
Distonia, hemiplegia e ataxia.
Ataxia, astigmatismo e distonia.
Astigmatismo, espástico e hemiplegia.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Com base nas adaptações de GRANDE PORTE, associe os itens,
utilizando o código a seguir:
I - Adaptação de acesso ao currículo.
II - Adaptação de objetivos.
III - Adaptação de conteúdos específicos.
IV - Adaptação do método de organização didática.
( ) Participação da gestão na construção das práticas metodológicas.
( ) Dentro da organização da PPP.
( ) Organização diferenciada da sala de aula.
-
III - II - IV - I.
I, III, II e IV.
IV, II, III e I.
II, I, IV e III.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I. A avaliação de caráter classificatório, por meio de notas,
provas e outros instrumentos similares, mantém a repetência e a exclusão nas
escolas.
II. A avaliação contínua e qualitativa da aprendizagem, com a
participação do aluno, tendo, inclusive, a intenção de avaliar o ensino
oferecido e torná-lo cada vez mais adequado à aprendizagem de todos os alunos
conduz a outros resultados.
III. A adoção desse modo de avaliar com base na qualidade do
ensino e da aprendizagem já diminuiria substancialmente o número de alunos que
são indevidamente avaliados e categorizados como deficientes nas escolas
comuns.
Agora, assinale a alternativa correta:
-
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, e III estão corretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) Poderá haver semi-dependência para atividade diária.
( ) Os comprometimentos físicos podem apresentar-se como
leve cambalear no andar até dificuldades de linguagem, visual e auditiva.
( ) Pode haver a necessidade de uso de muletas ou
andador para caminhar.
( ) O uso de cadeira de rodas que pode ser manipulada
pelo próprio aluno ou manipulada p r terceiros é necessário em todos os acasos.
-
V - V - V - F.
F - V - V - V.
F - V - F - F.
V - F - V - V.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Sobre este documento é correto afirmar que:
I. O PPP ganha status PEDAGÓGICO ao organizar e sistematizar
essas intenções em ações educativas alinhadas com as prioridades estabelecidas.
II. O Projeto imprime uma direção nos caminhos a serem
percorridos pela escola.
-
I, II e III.
II e III.
I, III.
I e II.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e em seguida
assinale a alternativa correta:
( ) Aceitação por parte do professor e da turma.
( ) Iniciar esta inclusão na educação infantil.
( ) O aluno com deficiência física deverá ter a mesma ou
muito pouca diferença de idade das demais.
( ) Estimular as amizades.
-
F - F - F - V.
V - V - V - V.
F - V - F - V.
V - F - V - F.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) Observação quanto ao atraso no desenvolvimento
neuropsicomotor após os cinco anos de idade.
( ) Atenção para perda ou alterações dos movimentos, da
força muscular ou da sensibilidade para membros superiores ou membros
inferiores.
( ) Identificação de erros inatos do metabolismo.
( ) Identificação de doenças infecto-contagiosas e
crônico-degenerativas.
-
F - V - V – V - V.
F - V- V – V - F.
V - F - F – V - V.
V - V - V – F – F
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) Bandejas com recorte para copos e pratos que devem
ser presos sobre a mesa, para evitar que escorreguem ou caiam em cima da
criança.
( ) Pratos com ventosas e com bordas altas para a comida
e o prato não caírem.
( ) Lápis com diâmetro engrossado por várias camadas de
fita crepe, espuma, epóxi, ou outros materiais.
( ) Utilizar cadernos e papel sulfite (A4).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
-
F - V – V - V.
F - F- F - V.
V - V – V - F.
V - V - V - V.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Este pressuposto se refere a que tipo de escola?
-
Escola Tecnicista.
Escola Especial.
Escola Inclusiva.
Escola Tradicional.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Com base nesta afirmativa associe os itens, utilizando o
código a seguir:
I- Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II- Declaração de Jomtien.
III- Declaração de Salamanca.
IV- Convenção de Guatemala.
( ) O foco foi a eliminação da discriminação contra
pessoas com deficiência.
( ) O Brasil assume o compromisso perante a comunidade
internacional de erradicar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental
no país.
( ) Esta declaração assegura às pessoas com deficiência
os mesmos direitos de todos os cidadãos.
-
II - IV - III - I.
IV - II - I - III.
I - IV - III - II.
III - I - II - IV.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falso:
( ) A equipe gestora envolve-se ativamente com toda a
escola e no provimento de estratégias inclusivas.
( ) Os pais são parceiros igualmente essenciais na
educação de seus filhos.
( ) Todos os ambientes físicos parceiros são tornados
acessíveis e, quando necessário, é oferecida tecnologia assistiva.
( ) Os resultados educacionais refletem as necessidades
individuais dos alunos, ou seja, assim deve-se limitar o nível de ensino.
-
V - F - V - V.
F - V - V - V.
F - V - F - F.
V - V - V - F.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários