Top

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM (16 QUESTÕES)



OBS: compartilhe com os demais usuários questões de sua universidade. Clique aqui.



BONS ESTUDOS



01. Sobre depressão na infância e adolescência, leia o texto que segue:

 

Historicamente e de forma romântica, a infância é vista como um período de grandes descobertas e, por consequência, de alegrias e encantamentos. A realidade, entretanto, se mostra, não raro, muita distinta. Embora, por muito tempo se tenha negado a possibilidade de crianças e mesmo pré-púberes sofrerem de quadros depressivos, os dados oriundos de estudos epidemiológicos e mesmo da casuística clínica, apontam para fatos de que a depressão e, inclusive, ideações e tentativas de suicídio são ocorrências mais comuns do que se podia até então imaginar.

 

(PETERSEN, C.S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed, 2011 (adaptado)).

 

Nesse sentido, os fatores que podem desencadear um quadro depressivo são:altos níveis de estresse, dificuldades de comunicação familiar, atribuição de problemas e fracassos à própria pessoa, além: 

    de furto de objetos
    do funcionamento endocrinológico.
    de altos índices de violência..
    da aceleração de batimentos cardíacos.
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02. Existem formas diferentes de compreender o desenvolvimento humano e a aprendizagem a partir de teorias elaboradas por grandes autores da respectiva área. As teorias nos dão um novo olhar sobre os problemas e o direcionamento para melhores soluções.

 

Associe as teorias de acordo com a essência de cada uma.

 

I – Teoria Behaviorista.

II – Teorias Cognitivas.

III – Teoria Gestáltica.

IV – Teorias Construtivistas.

 

( ) Aprendizagem pelas alterações na forma de processar as informações.

( ) Aprendizagem pelas consequências.

( ) Aprendizagem por insight.

( ) Aprendizagem como um processo de construção do conhecimento.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    II – I – III – IV
    I – III – II – IV
    II - I – IV – III
    I – II – III – IV
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



03. O termo aprendizagem é muito amplo e pode ter significados distintos em contextos e tarefas diferentes, no entanto, ao falar de aprendizagem há elementos em comum em sua conceituação.

 

Quais são esses elementos?


    Aprendizagem é um processo contínuo, produto da nossa experiência e implica em mudança. 
    Aprendizagem é um processo de memorização, produto da observação e implica em execução de tarefas.
    As formas de aprendizagem são sempre similares, sendo assim, as pessoas aprendem do mesmo modo. 
    Ao longo da nossa vida, a forma como aprendemos segue sem alterações, pois está ligada aos fatores psicobiológicos subjacentes.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



04. A questão fundamental dos estudos de Wallon é o estudo da consciência. Ele pesquisou o desenvolvimento humano sob a perspectiva do indivíduo completo (emoção, afeto e movimento), considerando as condições orgânicas e sociais que constituem a emergência das atividades em cada estágio.

 

Nesse sentido, associe os estágios de Wallon às suas características:

 

I - Estágio impulsivo-emocional.

II – Estágio sensório-motor e projetivo.

III – Estágio do personalismo.

IV – Estágio categorial.

V – Estágio da puberdade e adolescência.

 

( ) As atividades do indivíduo visam à exploração do corpo e de suas sensibilidades externas e internas.

( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de oposição ao outro (expulsão) e de sedução, de imitação.

( ) Exploração do espaço-físico, auxiliadas pela fala a qual acompanha os gestos.

( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de confronto, de autoafirmação, de questionamentos apoiando-se em grupos de pares e contrapondo-se aos valores.

( ) Diferenciação entre eu e o outro, exploração do mundo físico em atividades de agrupamento, de seriação, de classificação e de categorização em vários níveis de abstração.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    I – III – V – II – IV
    I – III – II – V – IV
    III – I – II – IV – V
    I – II – III – V – IV
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05. Os estilos cognitivos influenciam o modo como as pessoas definem o que farão (tomada de decisões) e as estratégias usadas para chegar à solução de um problema (resolução de problemas). Os estilos cognitivos geralmente são apresentados em dimensões dicotômicas: Verbal X Imaginativo, Campo Independente X Campo Dependente, Holista X Serialista, Associação Remota X Diferenciação, Impulsividade de Resposta X Reflexividade, Concreto X Abstrato, Convergência de Pensamento X Divergência, etc.

 

Nesse sentido, associe os estilos cognitivos a suas características:

 

I – Impulsividade.

II – Reflexividade.

III – Holista.

IV – Serialista.

V – Convergência.

VI – Divergência.

 

( ) Pessoas com este estilo cognitivo detêm-se pouco em ponderação e organização prévia a uma resposta.

( ) Dão maior ênfase aos tópicos separados e a sequências lógicas, buscando, posteriormente, padrões e relações no processo para confirmar ou não suas hipóteses.

( ) Indivíduos que identificam-se com pensamento lógico e raciocínio. São hábeis em solucionar problemas que requerem uma resposta clara, convencional, a partir de informações fornecidas.

( ) Estilo cognitivo associado à criatividade, a respostas imaginativas, originais e fluentes.

( ) Pessoas cujos pensamentos são mais organizados, sequenciados e que fazem ponderação prévia a uma reposta.

( ) Dão mais ênfase ao contexto global desde o início de uma tarefa; preferem examinar uma grande quantidade de dados, buscando padrões e relações entre eles.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    I – IV – VI – V – II – III
    III – I – IV – V – VI – II
    II – IV – V – I – VI – III
    I – IV – V – VI – II – III
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06A neurociência cognitiva é uma das linhas de trabalho na área da aprendizagem e do desenvolvimento. Essa subdisciplina tem a finalidade de estudar as relações entre o funcionamento do cérebro, principalmente as áreas corticais, e as capacidades cognitivas da: 

    aprendizagem, memória e atenção. 
    atenção, percepção, pensamento, raciocínio, lógica, linguagem e criatividade.
    aprendizagem, pensamento e comportamento. 
    aprendizagem, memória, atenção, percepção, pensamento e linguagem. 
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



07. A teoria do Modelo Bioecológico estabelece que o desenvolvimento humano está diretamente ligado às estabilidades e às mudanças que ocorrem nas características biopsicológicas do indivíduo durante seu curso de vida e ao longo de gerações. Nesse sentido, conceitua-se o ambiente ecológico como um conjunto de estruturas concêntricas, abarcadas progressivamente uma na outra, as quais influenciam o desenvolvimento humano.

 

Tendo como base o ambiente ecológico, associe os itens de acordo com o conceito de cada esquema de sistemas e assinale a alternativa correta:

 

I – Microssistema.

II – Mesossistema.

III – Exossistema.

IV – Macrossistema.

V – Cronossistema.

 

( ) Tempo e espaço.

( ) Pessoa.

( ) Família, escola, igreja.

( ) Políticas públicas, valores e crenças de uma cultura.

( ) Amigos da família, serviços de saúde da comunidade, vizinhos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

    V – I – III – II – IV
    II – V – I – III – IV
    V – I – II – IV – III
    I – II – V – III – IV
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



08. Transtornos alimentares são mais comuns na adolescência do que na infância, pois é nessa fase que o peso se altera, tanto para cima quanto para baixo, do padrão esperado para a idade.

 

Nesse sentido, associe os transtornos alimentares de acordo com as características de cada um:

 

I – Obesidade.

II - Anorexia nervosa.

III – Bulimia.

 

( ) Preocupação exagerada em perder peso.

( ) Excesso de ingestão alimentar.

( ) Ingestão compulsiva de alimentos.

( ) Comportamentos de vômitos induzidos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

    II – III – II – III
    I – II – III – II
    I – II – II – III
    II – I – III – III
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



09. Os estudos de Vygotsky defendem a ideia que o desenvolvimento do ser humano é fortemente influenciado pelas condições sócio-históricas nas quais vive, pois é nessas condições que o indivíduo dá sentido ao que faz e pensa.

 

Nesse sentido, associe as três ideias fundamentais do estudo da consciência de Vygotsky às suas características:

 

I – Adoção de um método genético ou evolutivo como eixo básico.

II – Processos psicológicos superiores têm origem social.

III – Caráter mediado pelos instrumentos desses processos.

 

( ) Primeiramente os processos estão no universo coletivo (interpsicológico) e, por meio da aprendizagem, são internalizados (intrapsicológico).

( ) A linguagem é o processo psicológico mais importante.

( ) Estudo do desenvolvimento a partir do surgimento das funções mentais como processos biológicos que se tornam culturais, considerando comportamentos de evolução.

( ) Os processos básicos se definem pelas atividades do recém-nascido de sugar, de chorar, de balbuciar.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

    II – I – III – I
    II – III – I – II
    III – I – I – II
    I – III – II – I
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10. Leia o seguinte estudo de caso sobre psicopatologias do desenvolvimento:

  

Samuel tem dez anos, mora com os pais e sua irmã de 13 anos. Ele estuda em uma escola particular. Na sala de aula, tem dificuldade em se concentrar, distrai-se facilmente, apresenta dificuldade em seguir instruções e concluir seus deveres escolares, além de apresentar agitação e inquietude. Esses comportamentos interferem de forma negativa em sua aprendizagem, pois ele não consegue se concentrar e concluir seus estudos diários.

 

A psicopatologia do desenvolvimento descrita no caso relatado é: 

    Transtorno Autista.
    Transtorno de Conduta. 
    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 
    Transtorno de Ansiedade Generalizada.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



11. O desenvolvimento do ser humano é um processo que ocorre durante todo o ciclo vital, ou seja, da concepção até a morte. Ao longo desse processo, mudanças são exigidas, havendo momentos em que são mais intensas e outros em que pouco ocorrem, dessa forma, o ser humano se desenvolve.

 

Nesse sentido, termos como: estirão do crescimento, puberdade e menarca são características de qual período do desenvolvimento humano? 

    Adolescência.
    Bebê.
    Recém-nascido.
    Infância.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



12. Leia o estudo de caso que segue:
 

Paulo tem dez anos, mora com os pais e um irmão mais novo de seis anos. Ele foi encaminhado para atendimento psicológico. A queixa era que o menino apresentava comportamentos agressivos: agredia fisicamente os pais, colegas de escola e seu irmão. Atos de destruição, roubos de objetos na escola, violação de regras escolares e brigas também eram frequentes em seu cotidiano.

 

A alternativa que se refere ao transtorno descrito é:

    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 
    Transtorno de Conduta.  
    Transtorno de Ansiedade Generalizada.
    Transtorno Autista. 
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



13. Leia o estudo de caso que segue:

 

Laura tem cinco anos, sempre que vai ao mercado com seu pai, ganha algum presente que pede. Essa ação repetida faz com que ela relacione “ir ao mercado” com “ganhar presente”. Certo dia, o pai não comprou nada para Laura, pois estava com pouco dinheiro. Diante da negativa, a menina começou a fazer birra e chorar, o que fez com que o pai atendesse seu pedido, com o intuito que ela parasse. Nessa perspectiva, Laura relacionou “ir ao mercado”, “chorar” e “fazer birra” com “ganhar presente”. Esse comportamento foi resultado da ação do pai no contexto em que ocorreram as suas ações.

 

A teoria que contempla esse modelo de aprendizagem é:

    Gestáltica.
    Behaviorista (comportamental).
    Cognitivista.
    Construtivista. 
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


14. Leia o estudo de caso que segue:

 

Bruno tem dois anos e seis meses. Seus pais namoraram durante sete anos e estavam casados há seis anos quando ocorreu a gravidez. A gravidez foi planejada e tranquila, sem nenhuma intercorrência. O desenvolvimento do menino parecia normal. No final do primeiro ano, ele pronunciou suas primeiras palavras, as quais cessaram cerca de seis meses depois. Atualmente, não responde quando é chamado pelo nome, e a fala está atrasada, pois apresenta só alguns sons. Tem dificuldade em fixar o olhar e interagir com os pais e outras crianças. Reconhece os colegas na rua e não é agressivo, porém, não brinca, só observa as outras crianças. Ele faz movimentos repetitivos com as mãos em frente aos olhos e caminha compulsivamente na ponta dos pés. É fascinado por paredes e massinha de modelar, gostando de passar a mão em texturas rugosas.

(PETERSEN, C.S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed, 2011 (adaptado)).

 

Assinale a alternativa referente ao transtorno que corresponde à descrição clínica: 


    Transtorno de Conduta.
    Transtorno Autista. 
    Transtorno Desafiador Opositor. 
    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


15. A aprendizagem, enquanto processo, depende de uma gama de capacidades e contextos para que possa ocorrer. A atenção é uma dessas capacidades e está fortemente ligada à capacidade de adquirir informações.

 

Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso, no que diz respeito às características da atenção:

 

( ) É um processo de direcionamento da consciência (focar, se concentrar).

( ) Pode ser classificada em voluntária e involuntária.

( ) Lesões cerebrais, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ocasionam limitações na atenção.

( ) A capacidade de manutenção da atenção e o controle de foco aumentam à medida que a criança cresce.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

    V – V – V – V
    V – V – V – F
    V – V – F –V
    V – F – F – V
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).


16. Os estudos de Piaget apontam para a adaptação ao ambiente. Para Piaget no decurso do relacionamento com o meio, a criança exibe, em algumas idades, estruturas ou organizações de ação e pensamento característicos, denominados estágios.

 

Nesse sentido, associe os estágios de Piaget às suas características:

 

I – Estágio sensório-motor.

II – Estágio pré-operatório.

III – Estágio operatório-concreto.

IV – Estágio das operações formais.

 

( ) Estágio em que a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e casualidade.

( ) Predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos.

( ) O organismo se torna estruturalmente capacitado para exercício de atividades psicológicas mais complexas, como a uso da linguagem articulada.

( ) O Adolescente é capaz de executar o “raciocínio hipotético-dedutivo”.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
    III – I – IV – II
    III – I – II – IV
    IV – I – II – III
    III – II – IV – I
     
...
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).





Postar um comentário

0 Comentários