Historicamente e de forma romântica, a infância é vista como
um período de grandes descobertas e, por consequência, de alegrias e
encantamentos. A realidade, entretanto, se mostra, não raro, muita distinta.
Embora, por muito tempo se tenha negado a possibilidade de crianças e mesmo
pré-púberes sofrerem de quadros depressivos, os dados oriundos de estudos
epidemiológicos e mesmo da casuística clínica, apontam para fatos de que a
depressão e, inclusive, ideações e tentativas de suicídio são ocorrências mais
comuns do que se podia até então imaginar.
(PETERSEN, C.S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais
para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed, 2011
(adaptado)).
-
de furto de objetos
do funcionamento endocrinológico.
de altos índices de violência..
da aceleração de batimentos cardíacos.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Associe as teorias de acordo com a essência de cada uma.
I – Teoria Behaviorista.
II – Teorias Cognitivas.
III – Teoria Gestáltica.
IV – Teorias Construtivistas.
( ) Aprendizagem pelas alterações na forma de processar as
informações.
( ) Aprendizagem pelas consequências.
( ) Aprendizagem por insight.
( ) Aprendizagem como um processo de construção do
conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta:
-
II – I – III – IV
I – III – II – IV
II - I – IV – III
I – II – III – IV
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Quais são esses elementos?
-
Aprendizagem é um processo contínuo, produto da
nossa experiência e implica em mudança.
Aprendizagem é um processo de memorização, produto da observação e implica em execução de tarefas.
As formas de aprendizagem são sempre similares, sendo assim, as pessoas aprendem do mesmo modo.
Ao longo da nossa vida, a forma como aprendemos segue sem alterações, pois está ligada aos fatores psicobiológicos subjacentes.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, associe os estágios de Wallon às suas características:
I - Estágio impulsivo-emocional.
II – Estágio sensório-motor e projetivo.
III – Estágio do personalismo.
IV – Estágio categorial.
V – Estágio da puberdade e adolescência.
( ) As atividades do indivíduo visam à exploração do corpo e
de suas sensibilidades externas e internas.
( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de oposição
ao outro (expulsão) e de sedução, de imitação.
( ) Exploração do espaço-físico, auxiliadas pela fala a qual
acompanha os gestos.
( ) Exploração de si mesmo por meio de atividades de
confronto, de autoafirmação, de questionamentos apoiando-se em grupos de pares
e contrapondo-se aos valores.
( ) Diferenciação entre eu e o outro, exploração do mundo
físico em atividades de agrupamento, de seriação, de classificação e de
categorização em vários níveis de abstração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
-
I – III – V – II – IV
I – III – II – V – IV
III – I – II – IV – V
I – II – III – V – IV
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, associe os estilos cognitivos a suas
características:
I – Impulsividade.
II – Reflexividade.
III – Holista.
IV – Serialista.
V – Convergência.
VI – Divergência.
( ) Pessoas com este estilo cognitivo detêm-se pouco em
ponderação e organização prévia a uma resposta.
( ) Dão maior ênfase aos tópicos separados e a sequências
lógicas, buscando, posteriormente, padrões e relações no processo para
confirmar ou não suas hipóteses.
( ) Indivíduos que identificam-se com pensamento lógico e
raciocínio. São hábeis em solucionar problemas que requerem uma resposta clara,
convencional, a partir de informações fornecidas.
( ) Estilo cognitivo associado à criatividade, a respostas
imaginativas, originais e fluentes.
( ) Pessoas cujos pensamentos são mais organizados, sequenciados
e que fazem ponderação prévia a uma reposta.
( ) Dão mais ênfase ao contexto global desde o início de uma
tarefa; preferem examinar uma grande quantidade de dados, buscando padrões e
relações entre eles.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta:
-
I – IV – VI – V – II – III
III – I – IV – V – VI – II
II – IV – V – I – VI – III
I – IV – V – VI – II – III
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
aprendizagem, memória e atenção.
atenção, percepção, pensamento, raciocínio, lógica, linguagem e criatividade.
aprendizagem, pensamento e comportamento.
aprendizagem, memória, atenção, percepção, pensamento e linguagem.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Tendo como base o ambiente ecológico, associe os itens de
acordo com o conceito de cada esquema de sistemas e assinale a alternativa
correta:
I – Microssistema.
II – Mesossistema.
III – Exossistema.
IV – Macrossistema.
V – Cronossistema.
( ) Tempo e espaço.
( ) Pessoa.
( ) Família, escola, igreja.
( ) Políticas públicas, valores e crenças de uma cultura.
( ) Amigos da família, serviços de saúde da comunidade,
vizinhos.
-
V – I – III – II – IV
II – V – I – III – IV
V – I – II – IV – III
I – II – V – III – IV
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, associe os transtornos alimentares de acordo
com as características de cada um:
I – Obesidade.
II - Anorexia nervosa.
III – Bulimia.
( ) Preocupação exagerada em perder peso.
( ) Excesso de ingestão alimentar.
( ) Ingestão compulsiva de alimentos.
( ) Comportamentos de vômitos induzidos.
-
II – III – II – III
I – II – III – II
I – II – II – III
II – I – III – III
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, associe as três ideias fundamentais do estudo
da consciência de Vygotsky às suas características:
I – Adoção de um método genético ou evolutivo como eixo
básico.
II – Processos psicológicos superiores têm origem social.
III – Caráter mediado pelos instrumentos desses processos.
( ) Primeiramente os processos estão no universo coletivo
(interpsicológico) e, por meio da aprendizagem, são internalizados
(intrapsicológico).
( ) A linguagem é o processo psicológico mais importante.
( ) Estudo do desenvolvimento a partir do surgimento das
funções mentais como processos biológicos que se tornam culturais, considerando
comportamentos de evolução.
( ) Os processos básicos se definem pelas atividades do
recém-nascido de sugar, de chorar, de balbuciar.
-
II – I – III – I
II – III – I – II
III – I – I – II
I – III – II – I
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Samuel tem dez anos, mora com os pais e sua irmã de 13 anos.
Ele estuda em uma escola particular. Na sala de aula, tem dificuldade em se
concentrar, distrai-se facilmente, apresenta dificuldade em seguir instruções e
concluir seus deveres escolares, além de apresentar agitação e inquietude.
Esses comportamentos interferem de forma negativa em sua aprendizagem, pois ele
não consegue se concentrar e concluir seus estudos diários.
-
Transtorno Autista.
Transtorno de Conduta.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Adolescência.
Bebê.
Recém-nascido.
Infância.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Paulo tem dez anos, mora com os pais e um irmão mais novo de
seis anos. Ele foi encaminhado para atendimento psicológico. A queixa era que o
menino apresentava comportamentos agressivos: agredia fisicamente os pais,
colegas de escola e seu irmão. Atos de destruição, roubos de objetos na escola,
violação de regras escolares e brigas também eram frequentes em seu cotidiano.
-
Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH).
Transtorno de Conduta.
Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Transtorno Autista.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Laura tem cinco anos, sempre que vai ao mercado com seu pai,
ganha algum presente que pede. Essa ação repetida faz com que ela relacione “ir
ao mercado” com “ganhar presente”. Certo dia, o pai não comprou nada para
Laura, pois estava com pouco dinheiro. Diante da negativa, a menina começou a
fazer birra e chorar, o que fez com que o pai atendesse seu pedido, com o intuito
que ela parasse. Nessa perspectiva, Laura relacionou “ir ao mercado”, “chorar”
e “fazer birra” com “ganhar presente”. Esse comportamento foi resultado da ação
do pai no contexto em que ocorreram as suas ações.
-
Gestáltica.
Behaviorista (comportamental).
Cognitivista.
Construtivista.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Bruno tem dois anos e seis meses. Seus pais namoraram durante
sete anos e estavam casados há seis anos quando ocorreu a gravidez. A gravidez
foi planejada e tranquila, sem nenhuma intercorrência. O desenvolvimento do
menino parecia normal. No final do primeiro ano, ele pronunciou suas primeiras
palavras, as quais cessaram cerca de seis meses depois. Atualmente, não
responde quando é chamado pelo nome, e a fala está atrasada, pois apresenta só
alguns sons. Tem dificuldade em fixar o olhar e interagir com os pais e outras
crianças. Reconhece os colegas na rua e não é agressivo, porém, não brinca, só
observa as outras crianças. Ele faz movimentos repetitivos com as mãos em
frente aos olhos e caminha compulsivamente na ponta dos pés. É fascinado por
paredes e massinha de modelar, gostando de passar a mão em texturas rugosas.
(PETERSEN, C.S. et al. Terapias cognitivo-comportamentais
para crianças e adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre: Artmed,
2011 (adaptado)).
Assinale a alternativa referente ao transtorno que corresponde
à descrição clínica:
-
Transtorno de Conduta.
Transtorno Autista.
Transtorno Desafiador Opositor.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso, no
que diz respeito às características da atenção:
( ) É um processo de direcionamento da consciência (focar, se
concentrar).
( ) Pode ser classificada em voluntária e involuntária.
( ) Lesões cerebrais, ansiedade e transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH) ocasionam limitações na atenção.
( ) A capacidade de manutenção da atenção e o controle de foco
aumentam à medida que a criança cresce.
-
V – V – V – V
V – V – V – F
V – V – F –V
V – F – F – V
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
Nesse sentido, associe os estágios de Piaget às suas
características:
I – Estágio sensório-motor.
II – Estágio pré-operatório.
III – Estágio operatório-concreto.
IV – Estágio das operações formais.
( ) Estágio em que a criança desenvolve noções de tempo,
espaço, velocidade, ordem e casualidade.
( ) Predomina o desenvolvimento das percepções e dos
movimentos.
( ) O organismo se torna estruturalmente capacitado para
exercício de atividades psicológicas mais complexas, como a uso da linguagem
articulada.
( ) O Adolescente é capaz de executar o “raciocínio
hipotético-dedutivo”.
-
III – I – IV – II
III – I – II – IV
IV – I – II – III
III – II – IV – I
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários