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BONS ESTUDOS
01. Quais os autores que publicaram o alfabeto manual, livros e métodos que ensinavam os Surdos a usarem sinais e escrita e alguns pela via da oralização?
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
02. Qual o nome da língua de sinais que, no século 16, não era popularmente aceita dentro da comunidade Surda que estudava nas instituições educacionais, por “resistência ideológica dos dominantes”?
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
03. Qual é o nome do projeto político-pedagógico que tem por objetivo enfocar os fundamentos discursivos de maneira específica, produzindo o significado e a representação da diferença Surda?
Resposta: B)
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04. As posições de maneira discreta ou aberta dos sinais na Língua de Sinais Brasileira podem ser posicionadas em um lugar (ou locação):
Resposta: D)
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05. Na França, no século XIX, houve um movimento de estudiosos que acreditam que a língua falada seria a melhor forma de comunicação para os surdos. Desta forma, conseguiriam uma integração na vida social e do trabalho, e, para tanto, criaram dois modelos de educação para os surdos na perspectiva clínica terapêutica e na perspectiva pedagógica e social.
Analise as características que conceituam a perspectiva de uma clínica terapêutica:
I. Os surdos são entendidos como incapazes de atuarem socialmente.
II. Os que fazem uso de prótese ou possuírem algum resíduo auditivo são considerados funcionais ou capazes.
III. Há necessidade de aprenderem a língua oral ou fala oralizada para conseguirem se integrar socialmente.
IV. O modelo apresentou sucesso e foi incluído no processo educacional no ensino regular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: D)
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06. Qual era o objetivo da criação das Associações de Surdos, depois da decretação da proibição do Congresso de Milão pelo mundo?
Resposta: B)
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07. Assinale a alternativa que responda corretamente a pergunta: Por que se considera que os surdos têm múltiplas identidades no que diz respeito aos fatores educacionais, antropológicos, filosóficos e familiares?
Resposta: D)
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08. A constituição do Imperial Instituto de Surdos-Mudos em 1855, atualmente denominado Instituto Nacional de Educação de surdos, no Rio de Janeiro, ocorreu a primeira experiência em relação à educação dos surdos. No local ensinaram diversas disciplinas juntamente com a língua de sinais francesa e a língua de sinais brasileira da comunidade surda do Brasil.
Analise as características das fases da introdução do oralismo, comunicação total e do bilinguismo na educação de surdos no Brasil:
I. Após o Congresso de Milão o Instituto Nacional de Surdos – INES, em 1911, proibiu o uso do oralismo puro como metodologia educacional de alunos surdos.
II. A língua de sinais brasileira consiste em um sistema linguístico de natureza viso-gestual, com gramática própria e utilizada pela comunidade surda no Brasil.
III. A comunicação total pretendia ofertar às crianças surdas as oportunidades de acesso à língua e aos conhecimentos por meio da aquisição da linguagem.
IV. O oralismo sustenta a obrigatoriedade da aprendizagem da linguagem articulada e na leitura dos lábios conforme as resoluções do Congresso de Milão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: C)
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09. Por que a educação e sua pedagogia não compreendem ou, mesmo, desconhecem, os métodos próprios para o ensino de sujeitos Surdos?
Resposta: D)
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10. Qual era a prática que, utilizada por padres, frades ou monges, nos séculos 16 a 18, por meio da intervenção, de modo consciente ou inconsciente, está mais relacionada como solução, ou de salvar a “alma”, apiedar-se e recolocar os Surdos dentro da sociedade?
Resposta: C)
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11. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializa a Língua de Sinais como língua de uso comunicativo e de expressão dos sujeitos Surdos. A Libras se reconhece como:
Resposta: C)
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12. No final da década de 1970 surgiu a proposta do bilinguismo, a partir dos movimentos sociais dos surdos, que acabaram criando a proposta bilíngue de educação de surdos em vários estados do Brasil e internacionalmente. Assim, o sujeito surdo vivenciará duas línguas e duas culturas.
Analise as características e a definição que estruturam a Educação Bilíngue para Surdos:
I. As crianças surdas passam a ser interlocutoras naturais de uma língua e se adaptam a outra língua, sem prejuízo no seu desenvolvimento cognitivo-linguístico.
II. O movimento social da comunidade surda requer o ensino da língua de sinais como a língua oficial ensinada às crianças surdas desde os primeiros dias de vida.
III. A comunidade surda reconhece que a língua oficial do Brasil é o português, contudo indica que, para os surdos, seja considerada como segunda língua.
IV. Para assegurar a comunicação das crianças surdas com os pais, indicam o aprendizado do oralismo para que consigam integrar a criança na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
13. Qual é o número do decreto que regulamenta os seguintes itens abaixo:
- da inclusão da Libras como disciplina curricular;
- da formação do professor de Libras e do instrutor de libras;
- do uso e da difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação;
- da formação do tradutor e intérprete de Libras
- língua portuguesa;
- da garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
- da garantia do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
- do papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras.
Resposta: C)
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14. Qual é o nome da Conferência e Declaração que anteviu a criação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9394, de 1996, que é um plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem dos alunos?
Resposta: C)
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15. Qual é o número da Lei Brasileira que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida?
Resposta: C)
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16. Os profissionais resolveram realizar o Congresso de Veneza, em 1872, que anteviu o Congresso de Milão, para definir o uso da modalidade falada, ou seja, da filosofia oralista. Eles usaram o argumento de que a modalidade falada:
Resposta: D)
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17. Com o início dos Estudos Culturais, de Estudos Surdos e Linguísticos, alguns eventos foram realizados nos estados do Brasil e surgiu uma nova proposta educacional. Os estudiosos assinalaram a escassa pesquisa sobre a língua de sinais e a participação de poucos profissionais envolvidos com a questão linguística.
Analise as características e a definição que estruturam o bilinguismo:
I. Pretende habilitar os sujeitos para que consigam se comunicar em duas línguas, com uma língua predominante sobre a outra.
II. Há escolas que utilizam a proposta bilíngue com outros métodos como a comunicação total e o Intérprete de Língua de Sinais Brasileira em sala de aula.
III. A língua de sinais é semelhante à língua portuguesa devendo ser ensinada de forma integrada.
IV. Os Intérpretes de Língua de Sinais Brasileira repassam as informações do emissor e receptor de forma mecânica, sem afeto ou contato linguístico com o aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: B)
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18. Segundo a proposta curricular para deficientes auditivos do Centro Nacional de Educação Especial – CENESP, existem práticas educativas utilizadas que se dividem em duas categorias como o método unissensorial e o método multissensorial. O método unissensorial consiste nos aspectos básicos do oralismo, fonoarticulação e treinamento auditivo.
Sobre as formas que compõem o método unissensorial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I. Leitura labial.
II. Fonoarticulação.
III. Método Tadoma.
IV. Método Pollack.
( ) Seria uma forma mecânica da fala, com o treinamento para que o surdo consiga articular os fonemas.
( ) Consiste na aquisição da habilidade de captar as palavras oralmente, decodificando os movimentos labiais e as articulações do emissor.
( ) Indica o aumento do número de possibilidades na utilização do canal auditivo para armazenar os estímulos sonoros com as suas informações.
( ) Constitui numa forma de utilizar as informações táteis para cegos e, em determinados casos, para os sujeitos surdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: A)
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19. Qual é o número da Lei que foi o grande marco da legalização da LIBRAS?
Resposta: A)
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20. Marque a alternativa correta sobre a definição dos Estudos Culturais:
Resposta: B)
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21. Qual a metodologia que ainda é praticada, nas escolas particulares e públicas, em caráter assistencial, e usa a metodologia clínica terapêutica dentro dos turnos escolares e grades extracurriculares? Ela envolve os profissionais da terapia da fala, como fonoaudiologia, no quadro profissional.
Resposta: C)
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22. Na área fonológica da Língua de Sinais Brasileira, qual é o parâmetro que compõe os 64 elementos fonéticos da língua de sinais que se estruturam de acordo com os movimentos dos dedos?
Resposta: A)
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23. Na década de 60, a ASL (American Sign Language) foi reconhecida como língua natural da comunidade Surda. Quem foi o linguista que pesquisou e divulgou a língua de sinais como status linguístico?
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
24. A Lei 10.098/00 determina que os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas com deficiência auditiva, na forma e no prazo previsto em regulamento.
Qual é o nome desse mecanismo?
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
25. Em 1996 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9394, que desencadeou um processo de análise, discussão e implementação dos Projetos Políticos-Pedagógicos segundo as diversas realidades escolares dos espaços de ensino.
Analise as características sobre os sistemas de ensino compreendidas no artigo 59 da LDB/96:
I. Os currículos, técnicas, recursos educativos e a organização devem atender as necessidades dos alunos.
II. O sistema de ensino deve atribuir terminalidade específica para os que não conseguirem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental.
III. Contratação de professores com graduação exclusivamente em educação especial para atuarem no atendimento especializado.
IV. Garantir o acesso igualitário a todos os alunos para os programas sociais suplementares disponíveis no seu nível do ensino regular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: B)
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26. Os surdos, de modo geral, convivem em meio a uma comunidade ouvinte.
Sobre a identidade e cultura surda, avalie as asserções a seguir.
a) A identidade surda pertence aos sujeitos que sinalizam, com alguns membros que participam da política e dos movimentos sociais. Utilizam uma variada forma de comunicação visual compreendendo os classificadores, piadas, fatos heróicos e outros.
PORQUE
b) São pessoas que adquiriram a sinalização com os surdos adultos ou são filhos de pais surdos. Desta forma, possuem um espaço cultural, consciência surda e alternativas comunicativas e visuais, sendo que sua maioria utiliza da oralidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
27. Em relação à definição da expressão não-manual (expressão facial e corporal), assinale a alternativa correta:
Resposta: B)
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28. Para a comunidade Surda, a época (século 16) era denominada de “Século de Ouro” porque:
Resposta: A)
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29. Qual é a prática educacional que proporciona mais habilidades para percepções mentais, cognitivas e visuais e capacidade para analisar os conceitos de modo subjetivo e objetivo sobre as informações recebidas?
Resposta: C)
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30. Na Língua Brasileira de Sinais – Libras, a fonologia ocorre por meio da configuração de mãos, pontos de locações, movimentos, orientações de mãos e expressões faciais.
Analise as características e a definição que estruturam fonologicamente a configuração de mãos:
I. A configuração de mãos é composta por 64 elementos fonéticos presentes na língua de sinais, estruturados por meio dos movimentos dos dedos.
II. A configuração de mãos somente se constrói a partir de um recurso que possa adicionar a expressão como ponto de partida para descrever a imagem.
III. O movimento dos sinais especifica do início ao fim, descrevendo e adicionando valor à forma ou movimento inseparáveis.
IV. Na locação o significado do sinal visual se posiciona na lateral do emissor para marcar o espaço onde se encontra inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
31. Dentre os professores que saíram da França, um se tornou o primeiro diretor que, junto com o Imperador Dom Pedro II, criou o Imperial Instituto de Surdos, em 1855, aqui no Brasil. Identifique-o:
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
32. Como a política da inclusão na educação brasileira necessita criar estratégias pedagógicas e curriculares que considerem a identidade e a diferença no âmbito do multiculturalismo. Desta forma, há necessidade de discussões sobre a construção da subjetividade que transforma e constrói a identidade e produz as diferenças culturais.
Avalie as asserções a seguir, a respeito da premissa apresentada.
a) Nas escolas de ensino regular há a política de inclusão que gerou as denominadas classes especiais para o atendimento dos alunos surdos.
PORQUE
b) Nas classes especiais existe a presença do professor bilíngue que pode ser surdo ou ouvinte, intérprete ou, ainda, instrutor surdo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
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