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DEFICIÊNCIA AUDITIVA E LIBRAS




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BONS ESTUDOS




01. Quais os autores que publicaram o alfabeto manual, livros e métodos que ensinavam os Surdos a usarem sinais e escrita e alguns pela via da oralização?





     
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Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02. Qual o nome da língua de sinais que, no século 16, não era popularmente aceita dentro da comunidade Surda que estudava nas instituições educacionais, por “resistência ideológica dos dominantes”?





     
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Resposta: C)
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03. Qual é o nome do projeto político-pedagógico que tem por objetivo enfocar os fundamentos discursivos de maneira específica, produzindo o significado e a representação da diferença Surda?





     
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Resposta: B)
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04. As posições de maneira discreta ou aberta dos sinais na Língua de Sinais Brasileira podem ser posicionadas em um lugar (ou locação):





     
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Resposta: D)
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05. Na França, no século XIX, houve um movimento de estudiosos que acreditam que a língua falada seria a melhor forma de comunicação para os surdos. Desta forma, conseguiriam uma integração na vida social e do trabalho, e, para tanto, criaram dois modelos de educação para os surdos na perspectiva clínica terapêutica e na perspectiva pedagógica e social.

Analise as características que conceituam a perspectiva de uma clínica terapêutica: 

I. Os surdos são entendidos como incapazes de atuarem socialmente. 

II. Os que fazem uso de prótese ou possuírem algum resíduo auditivo são considerados funcionais ou capazes. 

III. Há necessidade de aprenderem a língua oral ou fala oralizada para conseguirem se integrar socialmente. 

IV. O modelo apresentou sucesso e foi incluído no processo educacional no ensino regular. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: D)
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06. Qual era o objetivo da criação das Associações de Surdos, depois da decretação da proibição do Congresso de Milão pelo mundo?





     
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Resposta: B)
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07. Assinale a alternativa que responda corretamente a pergunta: Por que se considera que os surdos têm múltiplas identidades no que diz respeito aos fatores educacionais, antropológicos, filosóficos e familiares?





     
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Resposta: D)
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08. A constituição do Imperial Instituto de Surdos-Mudos em 1855, atualmente denominado Instituto Nacional de Educação de surdos, no Rio de Janeiro, ocorreu a primeira experiência em relação à educação dos surdos. No local ensinaram diversas disciplinas juntamente com a língua de sinais francesa e a língua de sinais brasileira da comunidade surda do Brasil. Analise as características das fases da introdução do oralismo, comunicação total e do bilinguismo na educação de surdos no Brasil:

I. Após o Congresso de Milão o Instituto Nacional de Surdos – INES, em 1911, proibiu o uso do oralismo puro como metodologia educacional de alunos surdos. 

II. A língua de sinais brasileira consiste em um sistema linguístico de natureza viso-gestual, com gramática própria e utilizada pela comunidade surda no Brasil. 

III. A comunicação total pretendia ofertar às crianças surdas as oportunidades de acesso à língua e aos conhecimentos por meio da aquisição da linguagem. 

IV. O oralismo sustenta a obrigatoriedade da aprendizagem da linguagem articulada e na leitura dos lábios conforme as resoluções do Congresso de Milão. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: C)
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09. Por que a educação e sua pedagogia não compreendem ou, mesmo, desconhecem, os métodos próprios para o ensino de sujeitos Surdos?





     
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Resposta: D)
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10. Qual era a prática que, utilizada por padres, frades ou monges, nos séculos 16 a 18, por meio da intervenção, de modo consciente ou inconsciente, está mais relacionada como solução, ou de salvar a “alma”, apiedar-se e recolocar os Surdos dentro da sociedade?





     
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Resposta: C)
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11. A Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializa a Língua de Sinais como língua de uso comunicativo e de expressão dos sujeitos Surdos. A Libras se reconhece como:





     
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Resposta: C)
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12. No final da década de 1970 surgiu a proposta do bilinguismo, a partir dos movimentos sociais dos surdos, que acabaram criando a proposta bilíngue de educação de surdos em vários estados do Brasil e internacionalmente. Assim, o sujeito surdo vivenciará duas línguas e duas culturas.

Analise as características e a definição que estruturam a Educação Bilíngue para Surdos: 

I. As crianças surdas passam a ser interlocutoras naturais de uma língua e se adaptam a outra língua, sem prejuízo no seu desenvolvimento cognitivo-linguístico. 

II. O movimento social da comunidade surda requer o ensino da língua de sinais como a língua oficial ensinada às crianças surdas desde os primeiros dias de vida. 

III. A comunidade surda reconhece que a língua oficial do Brasil é o português, contudo indica que, para os surdos, seja considerada como segunda língua. 

IV. Para assegurar a comunicação das crianças surdas com os pais, indicam o aprendizado do oralismo para que consigam integrar a criança na sociedade. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: C)
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13. Qual é o número do decreto que regulamenta os seguintes itens abaixo:
 
- da inclusão da Libras como disciplina curricular; 
- da formação do professor de Libras e do instrutor de libras; 
- do uso e da difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação; 
- da formação do tradutor e intérprete de Libras 
- língua portuguesa; 
- da garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva; 
- da garantia do direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva; 
- do papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras.





     
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Resposta: C)
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14. Qual é o nome da Conferência e Declaração que anteviu a criação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9394, de 1996, que é um plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem dos alunos?





     
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Resposta: C)
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15. Qual é o número da Lei Brasileira que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida?





     
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Resposta: C)
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16. Os profissionais resolveram realizar o Congresso de Veneza, em 1872, que anteviu o Congresso de Milão, para definir o uso da modalidade falada, ou seja, da filosofia oralista. Eles usaram o argumento de que a modalidade falada:





     
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Resposta: D)
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17. Com o início dos Estudos Culturais, de Estudos Surdos e Linguísticos, alguns eventos foram realizados nos estados do Brasil e surgiu uma nova proposta educacional. Os estudiosos assinalaram a escassa pesquisa sobre a língua de sinais e a participação de poucos profissionais envolvidos com a questão linguística. 

Analise as características e a definição que estruturam o bilinguismo: 

I. Pretende habilitar os sujeitos para que consigam se comunicar em duas línguas, com uma língua predominante sobre a outra. 

II. Há escolas que utilizam a proposta bilíngue com outros métodos como a comunicação total e o Intérprete de Língua de Sinais Brasileira em sala de aula. 

III. A língua de sinais é semelhante à língua portuguesa devendo ser ensinada de forma integrada. 

IV. Os Intérpretes de Língua de Sinais Brasileira repassam as informações do emissor e receptor de forma mecânica, sem afeto ou contato linguístico com o aluno. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: B)
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18. Segundo a proposta curricular para deficientes auditivos do Centro Nacional de Educação Especial – CENESP, existem práticas educativas utilizadas que se dividem em duas categorias como o método unissensorial e o método multissensorial. O método unissensorial consiste nos aspectos básicos do oralismo, fonoarticulação e treinamento auditivo. 

Sobre as formas que compõem o método unissensorial, associe os itens, utilizando o código a seguir: 

I. Leitura labial.
II. Fonoarticulação.
III. Método Tadoma.
IV. Método Pollack.

( ) Seria uma forma mecânica da fala, com o treinamento para que o surdo consiga articular os fonemas. ( ) Consiste na aquisição da habilidade de captar as palavras oralmente, decodificando os movimentos labiais e as articulações do emissor.
( ) Indica o aumento do número de possibilidades na utilização do canal auditivo para armazenar os estímulos sonoros com as suas informações.
( ) Constitui numa forma de utilizar as informações táteis para cegos e, em determinados casos, para os sujeitos surdos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: A)
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19. Qual é o número da Lei que foi o grande marco da legalização da LIBRAS?





     
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Resposta: A)
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20. Marque a alternativa correta sobre a definição dos Estudos Culturais:





     
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Resposta: B)
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21. Qual a metodologia que ainda é praticada, nas escolas particulares e públicas, em caráter assistencial, e usa a metodologia clínica terapêutica dentro dos turnos escolares e grades extracurriculares? Ela envolve os profissionais da terapia da fala, como fonoaudiologia, no quadro profissional.





     
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Resposta: C)
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22. Na área fonológica da Língua de Sinais Brasileira, qual é o parâmetro que compõe os 64 elementos fonéticos da língua de sinais que se estruturam de acordo com os movimentos dos dedos?





     
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Resposta: A)
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23. Na década de 60, a ASL (American Sign Language) foi reconhecida como língua natural da comunidade Surda. Quem foi o linguista que pesquisou e divulgou a língua de sinais como status linguístico?





     
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Resposta: D)
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24. A Lei 10.098/00 determina que os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas com deficiência auditiva, na forma e no prazo previsto em regulamento. 

Qual é o nome desse mecanismo?





     
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Resposta: C)
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25. Em 1996 foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9394, que desencadeou um processo de análise, discussão e implementação dos Projetos Políticos-Pedagógicos segundo as diversas realidades escolares dos espaços de ensino.

Analise as características sobre os sistemas de ensino compreendidas no artigo 59 da LDB/96: 

I. Os currículos, técnicas, recursos educativos e a organização devem atender as necessidades dos alunos.
II. O sistema de ensino deve atribuir terminalidade específica para os que não conseguirem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental.
III. Contratação de professores com graduação exclusivamente em educação especial para atuarem no atendimento especializado.
IV. Garantir o acesso igualitário a todos os alunos para os programas sociais suplementares disponíveis no seu nível do ensino regular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: B)
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26. Os surdos, de modo geral, convivem em meio a uma comunidade ouvinte. 

Sobre a identidade e cultura surda, avalie as asserções a seguir. 

a) A identidade surda pertence aos sujeitos que sinalizam, com alguns membros que participam da política e dos movimentos sociais. Utilizam uma variada forma de comunicação visual compreendendo os classificadores, piadas, fatos heróicos e outros. 

 PORQUE 

b) São pessoas que adquiriram a sinalização com os surdos adultos ou são filhos de pais surdos. Desta forma, possuem um espaço cultural, consciência surda e alternativas comunicativas e visuais, sendo que sua maioria utiliza da oralidade.

Assinale a alternativa CORRETA:





     
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Resposta: D)
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27. Em relação à definição da expressão não-manual (expressão facial e corporal), assinale a alternativa correta:





     
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Resposta: B)
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28. Para a comunidade Surda, a época (século 16) era denominada de “Século de Ouro” porque:





     
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Resposta: A)
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29. Qual é a prática educacional que proporciona mais habilidades para percepções mentais, cognitivas e visuais e capacidade para analisar os conceitos de modo subjetivo e objetivo sobre as informações recebidas?





     
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Resposta: C)
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30. Na Língua Brasileira de Sinais – Libras, a fonologia ocorre por meio da configuração de mãos, pontos de locações, movimentos, orientações de mãos e expressões faciais.

Analise as características e a definição que estruturam fonologicamente a configuração de mãos: 

I. A configuração de mãos é composta por 64 elementos fonéticos presentes na língua de sinais, estruturados por meio dos movimentos dos dedos.

II. A configuração de mãos somente se constrói a partir de um recurso que possa adicionar a expressão como ponto de partida para descrever a imagem.

III. O movimento dos sinais especifica do início ao fim, descrevendo e adicionando valor à forma ou movimento inseparáveis. 

IV. Na locação o significado do sinal visual se posiciona na lateral do emissor para marcar o espaço onde se encontra inserido. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:





     
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Resposta: B)
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31. Dentre os professores que saíram da França, um se tornou o primeiro diretor que, junto com o Imperador Dom Pedro II, criou o Imperial Instituto de Surdos, em 1855, aqui no Brasil. Identifique-o:





     
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Resposta: B)
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32. Como a política da inclusão na educação brasileira necessita criar estratégias pedagógicas e curriculares que considerem a identidade e a diferença no âmbito do multiculturalismo. Desta forma, há necessidade de discussões sobre a construção da subjetividade que transforma e constrói a identidade e produz as diferenças culturais. 

Avalie as asserções a seguir, a respeito da premissa apresentada. 

a) Nas escolas de ensino regular há a política de inclusão que gerou as denominadas classes especiais para o atendimento dos alunos surdos. 

PORQUE 

b) Nas classes especiais existe a presença do professor bilíngue que pode ser surdo ou ouvinte, intérprete ou, ainda, instrutor surdo.

Assinale a alternativa CORRETA:





     
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Resposta: D)
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