-
Traduzem
a obrigatoriedade do documento no contexto escolar, pautado na perspectiva de
sujeito passivo no processo ensino-aprendizagem.
Baseiam-se na transmissão do conhecimento escolar visando à memorização.
Apresentam como detentor único do conhecimento a figura do professor.
Os PCN dão importância à intervenção significativa do professor no processo ensino-aprendizagem e à participação construtiva do aluno.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A –
Curricular.
B –
Didático.
C –
Pedagógico.
( )
Momento de atualização didática.
( ) Momento
de pensar as ligações entre os conteúdos escolares.
( )
Momento de planejar e articular as ligações entre os conteúdos e conhecimentos
escolares.
Assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta:
-
Sequencia
B - C - A.
Sequencia A - C - B.
Sequencia C - A - B.
Sequencia A - B - C.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Educação
escolar, onde o professor é visto como autoritário, não há diálogo no processo
ensino-aprendizagem e os conteúdos são repassados aos alunos como verdades
absolutas.
Educação informal, cujo principal meio de aprendizagem são as relações pessoais e a convivência em sociedade.
Educação escolar como ação transformadora, onde professor e aluno, na interação estabelecida, aprendem juntos, tendo no entorno a indissociabilidade entre teoria e prática.
Educação formal, onde a teoria e prática são totalmente distintas no processo de ensino-aprendizagem.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) O
ponto inicial de interesse pela Educação Ambiental foi a Conferência da
Organização das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo
em 1972.
( ) A Lei
nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, criou o Instituto Chico Mendes de
Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem como finalidade fomentar e
executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da
biodiversidade e de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação da Natureza.
( )
Embora o MEC tenha promovido alguns eventos relacionados à Educação Ambiental,
sua participação na promoção e na institucionalização da mesma foi
insignificante.
( )
Através da publicação dos PCN, a Educação Ambiental é trazida na condição de
tema transversal e vem sendo incluída nos currículos a partir dessa
perspectiva.
Agora,
assinale a alternativa correta:
-
F –
F – V – V.
V – F – V – V.
V – V – V – F.
V – V – F – V.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
(
) Estabelecem a possibilidade do tema.
(
) Realizam a avaliação inicial: o que sabemos ou queremos saber sobre o tema?
(
) Realizam propostas de sequenciação e ordenação de conteúdos.
(
) Não precisam se preocupar em buscar fontes de informação, uma vez que isso
fica à cargo do professor.
-
V
- V - V - F.
F - V - F - V.
V - V - V - V.
F - F - V - F.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Deve
ter como foco o sujeito que dele faz parte, o professor.
Deve ter como prioridade a busca da memorização do conhecimento.
Deve contemplar a culpabilidade, única e exclusiva do professor, mediante o processo educacional.
Deve pautar-se em conhecimentos, visando à homogeneização e à unicidade de pensamentos.
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Rio-92,
realizada em 1992.
Conferência de Moscou, realizada em 1977.
Conferência de Estocolmo, realizada em 1972.
Conferência de Belgrado, realizada em 1975.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A escola
é local ____________ para ____________ e _____________ da educação escolar,
propiciando ______________ e crescimento plenos aos sujeitos que dela fazem
parte.
Assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam as
lacunas:
-
Único,
distorções, adequações, homogeneidades;
Privilegiado, mediação, apropriação, desenvolvimento;
Inadequado, construção, apreensão, alienação;
Próprio, memorização, adequação, fanatismo;
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) O
aluno aprende através da exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por
meio de modelos.
( ) O
papel do professor é o de ensinar por meio da transmissão de informações, de
forma mecânica e sem levar em consideração o conhecimento já adquirido de cada
aluno.
( ) O
aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar
relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções
de conhecimento.
( ) O
centro desse processo de trabalho é o professor, sendo o aluno apenas um
receptor das informações transmitidas.
Com base
nas sua resposta assinale a alternativa com a sequencia correta:
-
F -
V - F - V.
V - F - F - V.
F - F - V - F.
V - V - F - F.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Parcialmente
analisados, dependendo da gravidade do problema.
Tratados de forma globalizada, preocupando-se com os problemas ambientais que ocorrem em todo mundo, tendo em vista que as consequências desses problemas podem atingir uma escala global.
Ignorados, uma vez que, entender a origem e a evolução dos problemas ambientais não é importante no processo de tomada de consciência através da Educação Ambiental.
Tratados de forma isolada e local, preocupando-se somente com os problemas regionais.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
O
cotidiano é parte ___________ do processo de ______________ do conhecimento, e
formação docente, pois não há como _______________a teoria crítica que
construímos e a prática que sob ela é concebida.
Assinale
a alternativa que corresponde a sequência correta das palavras que completam as
lacunas:
-
irrelevante,
mescla, remeter;
prioritária, base, compreender;
dispensável, apropriação, associar;
integrante, construção, dissociar;
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I – A
apropriação de conceitos na e para a preservação do meio ambiente é fundamental
para a mediação do professor no contexto escolar.
II –
Pensar o ambiental envolve uma mudança de atitude no contexto escolar como um
todo.
III – É
de suma importância formar professores para atuar na Educação Ambiental
comprometidos com o formar, com o pensar e partir da realidade e do meio em que
os sujeitos estão inseridos.
-
Somente
as frases I e III estão corretas.
Somente as frases II e III estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
Todas as frases estão incorretas.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) Interdisciplinaridade
é atitude de pensar o conhecimento escolar como científico.
( )
Pensar interdisciplinariamente é pensar o conhecimento como um todo,
respeitando suas especificidades; é romper com a fragmentação dos conteúdos e
conhecê-los por inteiro.
( ) A
interdisciplinaridade escolar, para se tornar efetiva no contexto da escola,
deve ser concebida em três níveis: curricular, didático e pedagógico.
-
F
- V - F.
F - V - V.
V - F - V.
V - V - V.
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
A
vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
A abordagem não articulada das questões ambientais, principalmente em nível local e regional.
A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
A permanente avaliação crítica do processo educativo.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
I - A
Educação Ambiental no contexto escolar, assim como diferentes temáticas,
precisa ser contemplada nas suas características, mas também, na sua amplitude
e ____________ que estabelece com o meio.
II - A
leitura crítica e reflexiva dos PCN, assim como demais referências, é
____________ à medida que haja interlocução real e efetiva com o meio, sujeitos
e pares de que faz parte.
III - A
relação Escola, PCN e Educação Ambiental é _____________, permeada por trocas,
diálogos, discussões, construções e reconstruções.
Assinale
a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas na sequência:
-
Asco,
submissa, impossível;
Repúdio, destorcida, improvável;
Interlocução, significativa, intrínseca;
Estranhamento, irrelevante, homogênea;
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Lei
n°. 7.797/89, que cria o Fundo Nacional de Meio Ambiente
Lei N°. 7.735/89, que cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Lei n° 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
Lei n°. 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
-
Educação
Ambiental seria tratada como um dos temas transversais a serem trabalhados, no
ano de 2000, pela Educação Nacional.
Somente o ensino fundamental deveria abordar conceitos relativos à Educação Ambiental.
Todos o níveis de ensino deveriam abordar conceitos relativos à Educação Ambiental, e enfatizou a necessidade de investir na capacitação de professores.
Seria instituído, em caráter permanente, um Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT-EA), com o objetivo de definir metas e estratégias para a implantação da EA no país.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
A – IBAMA
B – MMA
C – PNEA
D – MEC
( )
Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. No Art. 2º desta lei, a Educação
Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo
estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do
processo educativo, em caráter formal e não-formal.
( ) Lei
nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, que dispõe sobre a criação de um órgão
público diretamente ligado ao meio ambiente.
( )
Criado em 1992, surge com a missão de promover a adoção de princípios e
estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o
uso sustentável dos recursos naturais e a valorização dos serviços ambientais,
etc.
-
Sequencia
D – B – C – A.
Sequencia C – A – B – D.
Sequencia C – A – D – B.
Sequencia A – C – B – D.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) As
temáticas dos projetos emergem de um mero processo de votação, sendo as
sugestões apresentadas pelo professor.
( ) O
processo de construção dos projetos de trabalho não são espontaneístas e sim
planejados, pensados e mediados pelos professores, na relação e troca direta
com os alunos.
( ) Um
projeto de trabalho pode ser desencadeado a partir de situações inusitadas,
como por exemplo, um caso contado por um aluno, um problema geral ou
particular, uma notícia apresentada por um aluno, entre outras.
-
F –
F – V – F.
F – V – V – F.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
( ) São
documentos de uso obrigatório e único na prática pedagógica do professor em
sala de aula.
( )
Apresentam princípios, tais como: exercício da cidadania, processo
ensino-aprendizagem dinâmico, entre outros.
( )
Trazem propostas flexíveis, uma vez que são documentos de referência.
-
V
- V - V.
V - F - V.
F - V - V.
F - F -V.
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).
0 Comentários