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INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (20 QUESTÕES)




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BONS ESTUDOS



01Sobre os fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é correto afirmar:

    Traduzem a obrigatoriedade do documento no contexto escolar, pautado na perspectiva de sujeito passivo no processo ensino-aprendizagem.
    Baseiam-se na transmissão do conhecimento escolar visando à memorização.
    Apresentam como detentor único do conhecimento a figura do professor.
    Os PCN dão importância à intervenção significativa do professor no processo ensino-aprendizagem e à participação construtiva do aluno.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



02Com relação aos níveis da interdisciplinaridade, relacione as colunas:

A – Curricular.

B – Didático.

C – Pedagógico.

( ) Momento de atualização didática.

( ) Momento de pensar as ligações entre os conteúdos escolares.

( ) Momento de planejar e articular as ligações entre os conteúdos e conhecimentos escolares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    Sequencia B - C - A.
    Sequencia A - C - B.
    Sequencia C - A - B.
    Sequencia A - B - C.
     
...
Resposta: C)
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03Dentro do contexto educacional, entende-se por Educação Emancipadora:


    Educação escolar, onde o professor é visto como autoritário, não há diálogo no processo ensino-aprendizagem e os conteúdos são repassados aos alunos como verdades absolutas.
    Educação informal, cujo principal meio de aprendizagem são as relações pessoais e a convivência em sociedade.
    Educação escolar como ação transformadora, onde professor e aluno, na interação estabelecida, aprendem juntos, tendo no entorno a indissociabilidade entre teoria e prática.
    Educação formal, onde a teoria e prática são totalmente distintas no processo de ensino-aprendizagem.
     
...
Resposta: C)
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04Com relação à Educação Ambiental, marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O ponto inicial de interesse pela Educação Ambiental foi a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.

( ) A Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, criou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tem como finalidade fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação da Natureza.

( ) Embora o MEC tenha promovido alguns eventos relacionados à Educação Ambiental, sua participação na promoção e na institucionalização da mesma foi insignificante.

( ) Através da publicação dos PCN, a Educação Ambiental é trazida na condição de tema transversal e vem sendo incluída nos currículos a partir dessa perspectiva.

Agora, assinale a alternativa correta:


    F – F – V – V.
    V – F – V – V.
    V – V – V – F.
    V – V – F – V.
     
...
Resposta: D)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



05Analise as afirmações a seguir, que se referem à atuação dos alunos no projeto de trabalho, e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.

 

(   ) Estabelecem a possibilidade do tema.

(   ) Realizam a avaliação inicial: o que sabemos ou queremos saber sobre o tema?

(   ) Realizam propostas de sequenciação e ordenação de conteúdos.

(   ) Não precisam se preocupar em buscar fontes de informação, uma vez que isso fica à cargo do professor.

 

Agora, assinale a alternativa correta:

    V - V - V - F.
    F - V - F - V.
    V - V - V - V.
    F - F - V - F.
     
...
Resposta: A)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



06Sobre formação continuada de professores é correto afirmar:


    Deve ter como foco o sujeito que dele faz parte, o professor.
    Deve ter como prioridade a busca da memorização do conhecimento.
    Deve contemplar a culpabilidade, única e exclusiva do professor, mediante o processo educacional.
    Deve pautar-se em conhecimentos, visando à homogeneização e à unicidade de pensamentos.
     
...
Resposta: A)
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07O evento que pode ser considerado o ponto inicial de interesse pelas questões ambientais e consequentemente pela Educação Ambiental é:

    Rio-92, realizada em 1992.
    Conferência de Moscou, realizada em 1977.
    Conferência de Estocolmo, realizada em 1972.
    Conferência de Belgrado, realizada em 1975.
     
...
Resposta: C)
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08Leia e complete a frase:

A escola é local ____________ para ____________ e _____________ da educação escolar, propiciando ______________ e crescimento plenos aos sujeitos que dela fazem parte.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam as lacunas:


    Único, distorções, adequações, homogeneidades;
    Privilegiado, mediação, apropriação, desenvolvimento;
    Inadequado, construção, apreensão, alienação;
    Próprio, memorização, adequação, fanatismo;
     
...
Resposta: B)
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09Tratando-se de trabalhar com base na pedagogia de projetos analise as afirmativas a seguir e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

( ) O aluno aprende através da exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos.

( ) O papel do professor é o de ensinar por meio da transmissão de informações, de forma mecânica e sem levar em consideração o conhecimento já adquirido de cada aluno.

( ) O aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.

( ) O centro desse processo de trabalho é o professor, sendo o aluno apenas um receptor das informações transmitidas.

Com base nas sua resposta assinale a alternativa com a sequencia correta:


    F - V - F - V.
    V - F - F - V.
    F - F - V - F.
    V - V - F - F.
     
...
Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



10O processo de Educação Ambiental (formal ou informal) é uma forma de educação que busca atingir, se não toda, mas grande parte da população, por meio de um processo pedagógico participativo e permanente. Com base nestes aspectos, os problemas ambientais e, por consequência a Educação Ambiental, devem ser:

    Parcialmente analisados, dependendo da gravidade do problema.
    Tratados de forma globalizada, preocupando-se com os problemas ambientais que ocorrem em todo mundo, tendo em vista que as consequências desses problemas podem atingir uma escala global.
    Ignorados, uma vez que, entender a origem e a evolução dos problemas ambientais não é importante no processo de tomada de consciência através da Educação Ambiental.
    Tratados de forma isolada e local, preocupando-se somente com os problemas regionais.
     
...
Resposta: B)
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11No que concerne à formação do professor, complete a frase:

O cotidiano é parte ___________ do processo de ______________ do conhecimento, e formação docente, pois não há como _______________a teoria crítica que construímos e a prática que sob ela é concebida.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta das palavras que completam as lacunas:


    irrelevante, mescla, remeter;
    prioritária, base, compreender;
    dispensável, apropriação, associar;
    integrante, construção, dissociar;
     
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Resposta: D)
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12Sobre a formação de professores e a Educação Ambiental, analise as frases abaixo:

I – A apropriação de conceitos na e para a preservação do meio ambiente é fundamental para a mediação do professor no contexto escolar.

II – Pensar o ambiental envolve uma mudança de atitude no contexto escolar como um todo.

III – É de suma importância formar professores para atuar na Educação Ambiental comprometidos com o formar, com o pensar e partir da realidade e do meio em que os sujeitos estão inseridos.

Assinale a alternativa correta:

    Somente as frases I e III estão corretas.
    Somente as frases II e III estão corretas.
    Todas as frases estão corretas.
    Todas as frases estão incorretas.
     
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Resposta: C)
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13Pensar nas interações reais e efetivas é pensar na multiplicidade de saberes e formas de ensiná-lo e mediá-lo, não visando à fragmentação dos saberes, mas sim a ações interdisciplinares. No que concerne à interdisciplinaridade, analise as alternativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Interdisciplinaridade é atitude de pensar o conhecimento escolar como científico.

( ) Pensar interdisciplinariamente é pensar o conhecimento como um todo, respeitando suas especificidades; é romper com a fragmentação dos conteúdos e conhecê-los por inteiro.

( ) A interdisciplinaridade escolar, para se tornar efetiva no contexto da escola, deve ser concebida em três níveis: curricular, didático e pedagógico.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

    F - V - F.
    F - V - V.
    V - F - V.
    V - V - V.
     
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Resposta: D)
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14Assinale a única opção que não corresponde a um dos princípios básicos da Educação Ambiental:

    A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
    A abordagem não articulada das questões ambientais, principalmente em nível local e regional.
    A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
    A permanente avaliação crítica do processo educativo.
     
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Resposta: B)
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15Baseado na relação Escola, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Educação Ambiental, complete as colunas:

I - A Educação Ambiental no contexto escolar, assim como diferentes temáticas, precisa ser contemplada nas suas características, mas também, na sua amplitude e ____________ que estabelece com o meio.

II - A leitura crítica e reflexiva dos PCN, assim como demais referências, é ____________ à medida que haja interlocução real e efetiva com o meio, sujeitos e pares de que faz parte.

III - A relação Escola, PCN e Educação Ambiental é _____________, permeada por trocas, diálogos, discussões, construções e reconstruções.

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam as lacunas na sequência:


    Asco, submissa, impossível; 
    Repúdio, destorcida, improvável;
    Interlocução, significativa, intrínseca;
    Estranhamento, irrelevante, homogênea;
     
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Resposta: C)
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16No Brasil, a Educação Ambiental foi formalmente instituída através de uma lei, que estabeleceu a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação da comunidade, com o objetivo de capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente. Esta lei, que se tornou um marco histórico na institucionalização de defesa da qualidade ambiental no Brasil, é:

    Lei n°. 7.797/89, que cria o Fundo Nacional de Meio Ambiente
    Lei N°. 7.735/89, que cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
    Lei n° 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
    Lei n°. 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).
     
...
Resposta: D)
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17Em 14 de maio de 1991, o MEC determinou, através da Portaria 678/91, que:

    Educação Ambiental seria tratada como um dos temas transversais a serem trabalhados, no ano de 2000, pela Educação Nacional.
    Somente o ensino fundamental deveria abordar conceitos relativos à Educação Ambiental.
    Todos o níveis de ensino deveriam abordar conceitos relativos à Educação Ambiental, e enfatizou a necessidade de investir na capacitação de professores.
    Seria instituído, em caráter permanente, um Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT-EA), com o objetivo de definir metas e estratégias para a implantação da EA no país.
     
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Resposta: C)
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18Com relação aos principais fatos atrelados à consolidação da Educação Ambiental no Brasil, relacione as colunas:

A – IBAMA B – MMA

C – PNEA

D – MEC

 ( ) Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. No Art. 2º desta lei, a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

( ) Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, que dispõe sobre a criação de um órgão público diretamente ligado ao meio ambiente.

( ) Criado em 1992, surge com a missão de promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais e a valorização dos serviços ambientais, etc.

( ) Publica os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - para o Ensino Fundamental, em 1997. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
    Sequencia  D – B – C – A.
    Sequencia C – A – B – D.
    Sequencia C – A – D – B.
    Sequencia A – C – B – D.
     
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Resposta: B)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).



19Com relação aos projetos de trabalho, marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas. A seguir, assinale a alternativa correta:

( ) As temáticas dos projetos emergem de um mero processo de votação, sendo as sugestões apresentadas pelo professor.

( ) O processo de construção dos projetos de trabalho não são espontaneístas e sim planejados, pensados e mediados pelos professores, na relação e troca direta com os alunos.

( ) Um projeto de trabalho pode ser desencadeado a partir de situações inusitadas, como por exemplo, um caso contado por um aluno, um problema geral ou particular, uma notícia apresentada por um aluno, entre outras.

( ) O tema escolhido não precisa ser de interesse de todo grupo, uma vez que não há o envolvimento de todos no projeto.

    F – F – V – F.
    F – V – V – F.
    F – V – F – V.
    V – V – V – F.
     
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Resposta: B)
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20No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

( ) São documentos de uso obrigatório e único na prática pedagógica do professor em sala de aula.

( ) Apresentam princípios, tais como: exercício da cidadania, processo ensino-aprendizagem dinâmico, entre outros.

( ) Trazem propostas flexíveis, uma vez que são documentos de referência.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

    V - V - V.
    V - F - V.
    F - V - V. 
    F - F -V.
     
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Resposta: C)
Explicação: Sem explicação no momento. Verifique se há nos comentários abaixo, caso não haja, considere deixar uma explicação sobre a(s) questão(ões).





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