Questões sobre Juazeiro - BA. Enviado por Catiane Ribeiro. Para compartilhar questões com os demais usuários. Clique aqui
1-Juazeiro por se tratar de uma cidade pertencente ao estado baiano apresenta em sua localização
(A) a microrregião homogênea do Baixo Médio São Francisco.
(B) à margem esquerda do rio São Francisco.
(C) distante 550 km da capital Salvador.
(D) sul do Estado da Bahia.
2- A vegetação predominante nessa região é
(A) Cerrado por apresentar matas fechadas e úmidas, plantas arborizadas e variadas espécies.
(B) Campo, característica das regiões de vegetação baixa e própria para a criação de gado.
(C) Caatinga, apresenta em sua estrutura vegetal troncos retorcidos, com a presencia de espinhos e capacidade de armazenar água no período de seca.
(D) Deserto por ter a presença de solo seco, arbustos, pouca umidade do ar, plantas xerófilas e gramíneas.
3- “Clima é o conjunto de condições meteorológicas que identifica uma região, como quantidade de chuvas, ventos, espécies de vegetação e animais, temperatura das estações do ano”.
Juazeiro a nossa referida cidade, apresenta um clima:
(A) equatorial.
(B) tropical.
(C) subtropical.
(D) tropical semiárido.
4- Nas décadas de 1970 e 1980, o Brasil passou por vários movimentos sociais, entre lutas e revoltas marcaram a história do país. Nesse mesmo período é correto afirmar que o município de Juazeiro:
I-Expandiu a pecuária, com isso promoveu a interiorização mais efetiva na área central baiana.
II- A agricultura irrigada rendeu notoriedade internacional.
III- Ainda considerado um povoado consolidou-se as atividades comerciais.
Os itens corretos são:
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I e III.
(D) I, II e III.
5- “Historicamente Juazeiro vem ultrapassando décadas e mais décadas, a origem do seu nome vem de uma árvore frondosa que existe até hoje, a árvore que leva o nome da cidade servia de descanso para os viajantes que por aqui passavam”.
Sabemos que a cidade vem se desenvolvendo e que alguns fatores foram preponderantes nesse crescimento. Em relação a esse progresso podemos afirmar que:
(A) se deu através do turismo regional do Vale do São Francisco.
(B) a produção em larga escala de vinho.
(C) o aumento considerável da pesca artesanal.
(D) a produção intensa de frutas como o melão, coco e uva.
6- Durante o período histórico de Juazeiro da Bahia percebe-se a presença de bandeirantes à procura de minérios e pedras preciosas. Devido à essa procura estudos foram realizados e nota-se que no solo há minérios como:
(A) quartzo, biotita, calcário e esmeralda.
(B) cobre, manganês, jaspe e quartzo.
(C) cobre, manganês, mármore e prata.
(D) calcita, bauxita, ferro e amianto.
7- A ponte Presidente Dutra foi construída para interligar as cidades-irmãs. Tem um tráfego diário de cerca de 35 mil veículos, dentre eles os veículos de carga transportando mercadorias de uma cidade a outra, estado a outro, enfim acerca da construção da ponte, todas alternativas estão corretas, exceto:
(A) a extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco.
(B) o projeto foi concebido por Eugéne Freyssinet e o cálculo foi desenvolvido na França.
(C) a obra teve início em 1949, sendo concluída em 1964.
(D) o nome da ponte é em homenagem ao Presidente Eurico Gaspar Dutra.
8-Os aspectos ambientais do município aponta que:
I- o rio São Francisco sofre alterações devido às ações humanas, como por exemplo, desmatamento da mata ciliar, assoreamento do rio, deposição do lixo a céu aberto, os resíduos sólidos de borrachas (pneus velhos) que poderiam ser encaminhados para a reciclagem, barcos depredados, que deveriam ser colocados em outros locais para serem reaproveitados.
II- já teve porto fluvial de grande importância até a construção da barragem de Sobradinho, quando esta veio dificultar a navegação pelo rio São Francisco.
III- devido ao grande desmatamento das matas ciliares, e problemas com lançamentos das redes de esgoto, o rio e as populações ribeirinhas sofrem bastante.
IV- a transformação em polo agroindustrial, graças aos investimentos na região, principalmente a irrigação, que a transformou em grande produtor de frutas para exportação.
V- sugere-se que a comunidade poderia reivindicar do poder público políticas públicas de saneamento básico ou ambiental, que é um dever do Estado e um direito do cidadão.
É correto afirmar:
(A) I e II.
(B) I, II e III.
(C) I, II, III e IV.
(D) I, II, III, IV e V.
9- A cidade é rica em manifestações culturais e lendas que poderiam ser mais bem trabalhadas e divulgadas, e serviriam como mais uma vertente de desenvolvimento, através do turismo. Todas são manifestações culturais do município de Juazeiro, EXCETO:
(A) Os penitentes reverenciam o altar da igreja e seguem na caminhada. O ponto culminante do percurso é a chegada ao cemitério. Os lampiões são acesos e o ritual é cumprido em algumas catacumbas previamente escolhidas. São túmulos de companheiros mortos ou de pessoas que devem ter as almas salvas. Dentro do cemitério, os vultos brancos contrastam com a escuridão.
(B) O samba de “véio” teve origem no fim da escravidão. A palavra samba significa umbigada na língua dos escravos de Luanda, que chegaram ao Brasil; é um samba batido com os pés, em ritmo sincopado com as palmas e o requebro dos dançarinos. Ele nasceu nos quilombos e hoje tem diversos focos pelo país, mas foi no povoado do Rodeadouro que ele teve suas primeiras manifestações, mas esteve muito tempo praticamente esquecido.
(C) os Congos representam uma das mais instigantes manifestações culturais e religiosas de Juazeiro. São formados por homens, mulheres e crianças, iniciam o cortejo com seus cânticos de louvor e de fé, usando roupas nas cores, azul, rosa e branco e ao som do batuque do pandeiro, o povo entra, se junta aos marujos com alegria para agradecer a nossa Senhora do Rosário as graças alcançadas.
(D) A Festa do Peixe, tradicional, tem se consolidado nos últimos anos como um dos maiores eventos culturais, passando inclusive a constar no calendário nacional do Secretaria de Turismo.
10- O sucesso alcançado pela fruticultura é bastante expressivo, chegando inclusive a se constituir em atração turística regional, o chamado agro turismo. Entretanto, o município de Juazeiro não é só um expressivo espaço agrícola, pois apresenta características ímpares e significativo potencial turístico.
Em qual das alternativas NÃO corresponde à economia do município de Juazeiro-
( A ) Na culinária se destacam o surubim, o bode, o carneiro, a carne do sol, doces caseiros e cachaças de alambique.
(B ) Nas terras do Velho Chico, como é carinhosamente chamado, o grande rio a tudo preside e a tudo molda, desde os hábitos mais comuns até a vida espiritual do seu povo, com as suas crendices e lendas, há muito incorporadas ao fabulário nacional.
( C) O turismo vem crescendo em decorrência de um progresso percebido há alguns anos.
( D ) A produção de babaçu, produto extraído das florestas.
ASPECTOS HISTÓRICOS DE JUAZEIRO-BAHIA
1-De acordo com as informações do livro: Memórias Históricas de Juazeiro- Ba, responda:
Dizem o capitão que eles têm descoberto o rio de São Francisco, lá em cima, no sertão, onde chamam as aldeias de Rodelas, a qual terra desconhecida, eles suplicantes, com muitos trabalhos que passaram de fomes e sedes por se r todo aquele sertão falto de água e mantimentos, abrindo novos caminhos por paragens onde nunca os houve e com muito risco de suas vidas e dispêndios de muita fazenda, resgates que deram ao gentio, para o poder obrigar ao conhecimento e povoação das ditas terras, em que dispenderam mais de 2.000 cruzados de fazendas e roupas, com todas aquelas aldeias, que são muitas, e por meio das ditas dádivas, os ditos índios, como naturais e senhores das ditas terras Ih'as entregaram ... e como tais as povoaram de currais de gados etc".
Descobriram o rio São Francisco
(A) Garcia d’Ávila e o Pedro Calmon.
(B) Garcia d’Ávila e o padre Antônio Pereira.
(C) Pedro Calmon e o padre Antônio Pereira.
(D)Padre Antônio Pereira e o Pedro Calmon.
(E) Thomé de Souza e Garcia d’Àvila.
2-Promoveu o povoamento de Juazeiro
(A) Thomé de Souza.
(B) Pedro Calmon.
(C) Padre Antônio Pereira.
(D) Garcia d’Ávila.
(E) Antônio Guedes de Brito.
3-“...missão a que se entregavam cheios do maior entusiasmo, esperançosos e confiantes no futuro econômico e na prosperidade da região desconhecida.
(A) O primeiro requerimento de sesmaria apresentado ao Governador Francisco Barreto.
(B) Iniciativa do sargento-mor Antônio Guedes de Brito, o sesmeiro de 160 léguas de terras, que se constituiu o outro grande pioneiro do desbravamento do São Francisco.
(C) Ajustaram, amigável mente, a divisão de suas terras, acordando em que do Ri o Real se botasse um prumo para a serra de Taipiaba.
(D) Os currais de Garcia d'Avila se propagaram para o norte, alcançando Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, transportando-se para além do São Francisco.
(E) E por ter sido o condutor desse desbravamento, na linha do seu curso se foram iniciando pequenas povoações que, mais tarde, viriam tomar vulto e significação.
4-A primeira bandeira a percorrer o interior da Bahia e a atravessar os sertões do São Francisco foi
(A) o Belchior Dias Moréa, o sonhador das minas de prata.
(B) o Pedro Barbosa Leal.
(C) o Gacia d’Ávila.
(D) o Antônio Guedes de Brito.
(E) o Francisco de Barreto.
5- Fatos ocorridos durante a Estrada da Passagem do Juazeiro, analise
I- Em virtude das penetrações de Garcia d'Ávila para o norte, construiu ele a famosa estrada que atravessava o rio São Francisco no lugar denominado Passagem do Juazeiro
II-Por existir ali, na sua margem direita, um frondoso Juazeiro, que oferecia larga sombra aos viajores, servindo, por isso, de ponto de descanso, apropriado, também para refeições.
III-Através dessa estrada os habitantes das regiões que são hoje os Estados de Ceará, Goiás e Piau í, principalmente deste último, conduziam suas boiadas e promoviam contato com a metrópole.
A opção que apresenta, a resposta correta é:
(A) II e III.
(B) I e III.
(C) I e II.
(D) Apenas a II.
(E) Todos os itens.
6- O alarme da revolta estendera-se a Pernambuco e ao Ceará, descera à Bahia, girava pelos sertões, e os moradores, agrupados, se defendiam por detrás das caiçaras.
O trecho descreve a revolta
(A) dos bárbaros.
(B) dos colonizadores.
(C) dos portugueses.
(D) dos galaches.
(E) dos vaqueiros.
7- Missionário capuchinho, que aportara à aldeia de Pambú, hoje município de Curaçá
(A) Francisco Dias de Ávila.
(B) Francisco Donfront.
(C) Anastácio.
(D) Martin de Nantes.
(E) Alexandre Ravallo.
8- A cerca da Confederação dos Cariris, é correto afirmar que:
I- O fidalgo do Morgado da Torre investiu contra as tribos do Piau í, onde os missionários franceses, zelosos da autonomia de suas aldeias, pretendiam defender-lhes a liberdade.
II- Frei Martin de Nantes, que se encontrava na aldeia de Aracapá, quatro léguas acima de Pambú e vinte nove léguas abaixo de Juazeiro, tendo, por conseguinte, sob sua jurisdição uma aldeia de cariris.
III- Encheu-se de animosidade contra Francisco Dias, que arremessara os gurguéias para o baixo Piau í, repelira para o oeste aos acroás, afugentara os guaisquais e galaches do médio São Francisco.
IV-E lançara os cariris para o litoral, sendo, por tais serviços, nomeado em 24 de dezembro de 1675, coronel das companhias de ordenanças.
V- Esse conflito, aliás, deu-lhe muito o que pensar, e fê-lo ir à Bahia, em 1685, para tratar do assunto.
(A) I,II E III.
(B) II, III, IV e V.
(C) III e IV.
(D) III, IV e V.
(E) I, II, III, IV e V.
9- Garcia de Avila Pereira, terceiro deste nome na sua ascendência, elevou á categoria de
(A) missionário.
(B) padre.
(C) capitão-mor.
(D) coronel.
(E) senador.
10- Em virtude das penetrações de Garcia d'Ávila para o norte, construiu ele a famosa estrada que atravessava o rio São Francisco no lugar denominado Passagem do Juazeiro, por existir ali, na sua margem direita, um frondoso Juazeiro.
Assinale a opção incorreta:
(A) que oferecia larga sombra aos viajores, servindo, por isso, de ponto de descanso, apropriado, também para refeições.
(B) que oferecia larga sombra aos viajores, servindo, por isso, de ponto de descanso, apropriado, também para refeições.
(C) através dessa estrada os habitantes das regiões que são hoje os Estados de Ceará, Goiás e Piauí, principalmente deste último.
(D) conduziam suas boiadas e promoviam contato com a metrópole.
(E) Porém Francisco Dias de Ávila avançava contra eles impetuosamente e nessa luta tremenda subiu o São Francisco, barra do Rio Salitre até o Sento-Sé, levando à sua frente, os tapuios aterrados e vencidos.
ASPECTOS HISTÓRICOS DE JUAZEIRO-BAHIA
1-De acordo com as informações do livro: Memórias Históricas de Juazeiro- Ba, responda:
Dizem o capitão que eles têm descoberto o rio de São Francisco, lá em cima, no sertão, onde chamam as aldeias de Rodelas, a qual terra desconhecida, eles suplicantes, com muitos trabalhos que passaram de fomes e sedes por se r todo aquele sertão falto de água e mantimentos, abrindo novos caminhos por paragens onde nunca os houve e com muito risco de suas vidas e dispêndios de muita fazenda, resgates que deram ao gentio, para o poder obrigar ao conhecimento e povoação das ditas terras, em que dispenderam mais de 2.000 cruzados de fazendas e roupas, com todas aquelas aldeias, que são muitas, e por meio das ditas dádivas, os ditos índios, como naturais e senhores das ditas terras Ih'as entregaram ... e como tais as povoaram de currais de gados etc".
Descobriram o rio São Francisco
(A) Garcia d’Ávila e o Pedro Calmon.
(B) Garcia d’Ávila e o padre Antônio Pereira.
(C) Pedro Calmon e o padre Antônio Pereira.
(D)Padre Antônio Pereira e o Pedro Calmon.
(E) Thomé de Souza e Garcia d’Àvila.
2-Promoveu o povoamento de Juazeiro
(A) Thomé de Souza.
(B) Pedro Calmon.
(C) Padre Antônio Pereira.
(D) Garcia d’Ávila.
(E) Antônio Guedes de Brito.
3-“...missão a que se entregavam cheios do maior entusiasmo, esperançosos e confiantes no futuro econômico e na prosperidade da região desconhecida.
(A) O primeiro requerimento de sesmaria apresentado ao Governador Francisco Barreto.
(B) Iniciativa do sargento-mor Antônio Guedes de Brito, o sesmeiro de 160 léguas de terras, que se constituiu o outro grande pioneiro do desbravamento do São Francisco.
(C) Ajustaram, amigável mente, a divisão de suas terras, acordando em que do Ri o Real se botasse um prumo para a serra de Taipiaba.
(D) Os currais de Garcia d'Avila se propagaram para o norte, alcançando Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, transportando-se para além do São Francisco.
(E) E por ter sido o condutor desse desbravamento, na linha do seu curso se foram iniciando pequenas povoações que, mais tarde, viriam tomar vulto e significação.
4-A primeira bandeira a percorrer o interior da Bahia e a atravessar os sertões do São Francisco foi
(A) o Belchior Dias Moréa, o sonhador das minas de prata.
(B) o Pedro Barbosa Leal.
(C) o Gacia d’Ávila.
(D) o Antônio Guedes de Brito.
(E) o Francisco de Barreto.
5- Fatos ocorridos durante a Estrada da Passagem do Juazeiro, analise
I- Em virtude das penetrações de Garcia d'Ávila para o norte, construiu ele a famosa estrada que atravessava o rio São Francisco no lugar denominado Passagem do Juazeiro
II-Por existir ali, na sua margem direita, um frondoso Juazeiro, que oferecia larga sombra aos viajores, servindo, por isso, de ponto de descanso, apropriado, também para refeições.
III-Através dessa estrada os habitantes das regiões que são hoje os Estados de Ceará, Goiás e Piau í, principalmente deste último, conduziam suas boiadas e promoviam contato com a metrópole.
A opção que apresenta, a resposta correta é:
(A) II e III.
(B) I e III.
(C) I e II.
(D) Apenas a II.
(E) Todos os itens.
6- O alarme da revolta estendera-se a Pernambuco e ao Ceará, descera à Bahia, girava pelos sertões, e os moradores, agrupados, se defendiam por detrás das caiçaras.
O trecho descreve a revolta
(A) dos bárbaros.
(B) dos colonizadores.
(C) dos portugueses.
(D) dos galaches.
(E) dos vaqueiros.
7- Missionário capuchinho, que aportara à aldeia de Pambú, hoje município de Curaçá
(A) Francisco Dias de Ávila.
(B) Francisco Donfront.
(C) Anastácio.
(D) Martin de Nantes.
(E) Alexandre Ravallo.
8- A cerca da Confederação dos Cariris, é correto afirmar que:
I- O fidalgo do Morgado da Torre investiu contra as tribos do Piau í, onde os missionários franceses, zelosos da autonomia de suas aldeias, pretendiam defender-lhes a liberdade.
II- Frei Martin de Nantes, que se encontrava na aldeia de Aracapá, quatro léguas acima de Pambú e vinte nove léguas abaixo de Juazeiro, tendo, por conseguinte, sob sua jurisdição uma aldeia de cariris.
III- Encheu-se de animosidade contra Francisco Dias, que arremessara os gurguéias para o baixo Piau í, repelira para o oeste aos acroás, afugentara os guaisquais e galaches do médio São Francisco.
IV-E lançara os cariris para o litoral, sendo, por tais serviços, nomeado em 24 de dezembro de 1675, coronel das companhias de ordenanças.
V- Esse conflito, aliás, deu-lhe muito o que pensar, e fê-lo ir à Bahia, em 1685, para tratar do assunto.
(A) I,II E III.
(B) II, III, IV e V.
(C) III e IV.
(D) III, IV e V.
(E) I, II, III, IV e V.
9- Garcia de Avila Pereira, terceiro deste nome na sua ascendência, elevou á categoria de
(A) missionário.
(B) padre.
(C) capitão-mor.
(D) coronel.
(E) senador.
10- Em virtude das penetrações de Garcia d'Ávila para o norte, construiu ele a famosa estrada que atravessava o rio São Francisco no lugar denominado Passagem do Juazeiro, por existir ali, na sua margem direita, um frondoso Juazeiro.
Assinale a opção incorreta:
(A) por existir ali, na sua margem direita, um frondoso Umbuzeiro.
(B) que oferecia larga sombra aos viajores, servindo, por isso, de ponto de descanso, apropriado, também para refeições.
(C) através dessa estrada os habitantes das regiões que são hoje os Estados de Ceará, Goiás e Piauí, principalmente deste último.
(D)conduziam suas boiadas e promoviam contato com a metrópole.
(E) Porém Francisco Dias de Ávila avançava contra eles impetuosamente e nessa luta tremenda subiu o São Francisco, barra do Rio Salitre até o Sento-Sé, levando à sua frente, os tapuios aterrados e vencidos.
0 Comentários