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Professor II - Geografia - Nível Superior - Pref. Timóteo/MG - ANO: 2022. BANCA: Fundação CEFETMINAS


BANCA: Fundação CEFETMINAS / CARGO: Professor II - Geografia / NÍVEL SUPERIOR / Pref. Timóteo/MG / ANO: 2022. 40 QUESTÕES / PORTUGUÊS: 15 QUESTÕES / MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES / NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 10 QUESTÕES / CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 10 QUESTÕES.


OBS: pegue papel e caneta para anotar seu gabarito. O gabarito desta prova está no final.

BONS ESTUDOS!



língua portuguesa leia o texto a seguir e, depois, responda às questões de 01 a 15. 


O QUE A FOLHA PENSA 

Ação entre amigos 

Governo poupa militares do ajuste fiscal e destina à área 28% dos investimentos 


1. O balanço das contas do governo federal de 2019 surpreendeu até mesmo os responsáveis pelo controle do gasto público no Tesouro Nacional. De repente, em dezembro, brotou uma despesa imprevista de cerca de R$ 10 bilhões. 

2. Era o dinheiro do aumento de capital de três empresas estatais, na maior parte para a Emgepron, firma ligada à Marinha e dedicada a construir navios, que recebeu R$ 7,6 bilhões em uma canetada. 

3. O valor equivale a todo investimento federal em obras e equipamentos dos ministérios da Saúde e da Educação, por exemplo. 

4. Dadas as peculiaridades da contabilidade pública, tal despesa não toma o lugar de outra, pois não se sujeita ao limite constitucional do chamado teto de gastos. 

5. De qualquer modo, o déficit público acabou maior. Além do mais, essa decisão inopinada e em quase nada transparente desmoraliza a alardeada política de privatização do governo de Jair Bolsonaro, pífia em sua morosidade e inoperância. 

6. O aumento do capital da Emgepron é, no entanto, coerente com uma das linhas de força do governo: o poder militar. Quase um terço dos ministérios é comandado por oficiais da ativa ou da reserva das Forças Armadas, até porque, em sua carreira, Bolsonaro não cultivou relações com outros grupos de quadros técnicos ou profissionais, além de ter sido na prática um líder sindical da categoria. 

7. Governo e Congresso se acertaram a fim de permitir que militares se aposentem em condições privilegiadas (com o equivalente de salários e reajustes integrais da ativa). Este governo também se prontificou a conceder generosos reajustes para os soldos, em particular para o alto oficialato. 

8. O aumento de capital da Emgepron foi R$ 4 bilhões além do previsto para o ano, liberalidade facilitada pela entrada dos recursos do leilão dos campos de petróleo. 

9. Assim, o Ministério da Defesa ficou com mais de 28% do total dos recursos federais destinados a investimentos. A despesa com pessoal militar, civil, aposentados e suas pensões vai aumentar; já consomem pelo menos 26% do gasto total com servidores. 

10. O esforço para o necessário ajuste das contas públicas não tem sido distribuído de modo mais equânime. Subsídios diversos continuam intocados, por exemplo. Não é aceitável que também a despesa militar seja poupada de contribuir para essa emergência nacional. 

11. É argumentável que o equipamento militar brasileiro pode estar sendo sucateado. Mas também este é o caso da infraestrutura física e social, de estradas a hospitais. Ainda mais neste momento de escassez aguda de recursos, é preciso repensar e explicar com transparência as prioridades. 

Referência: FOLHA DE S.PAULO. Ação entre amigos. São Paulo, 5 fev. 2020. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/02/acao -entre-amigos.shtml>. Acesso em: 5 fev. 2020. 


QUESTÃO 01 

Sobre interpretação desse texto, é correto inferir que sua intenção em relação ao governo é a de 

a) ridicularizá-lo. 
b) encomiá-lo. 
c) beatificá-lo. 
d) criticá-lo. 


QUESTÃO 02 

Avalie o que se afirma a respeito de tipologia textual e gêneros de circulação social. 

I – O tipo predominante no texto é argumentativo; o gênero dele é editorial. 
II – O tipo predominante no texto é narrativo; o gênero dele é artigo de opinião. 
III – Os tipos textuais são categorias reduzidas; os gêneros, extensos e variáveis. 
IV – O tipo injuntivo encontra-se presente em várias partes do texto. 
V – O tipo predominante no texto é descritivo; o gênero dele é crônica jornalística. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I, III e IV. 
b) III e V. 
c) II, IV e V. 
d) II e V.


QUESTÃO 03 

Sobre coesão textual, no sexto parágrafo do texto, no primeiro período, a locução “no entanto” NÃO tem o valor semântico de 

a) oposição. 
b) causa. 
c) contrariedade. 
d) adversão


QUESTÃO 04 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I – Sobre Fonética e Fonologia, o vocábulo balanço, constante do primeiro parágrafo do texto, possui 7 letras, 6 fonemas, 3 sílabas e 1 ditongo 

PORQUE 

II – há a sequência de 7 letras seguintes: b-a-l-a-nç-o; 6 fonemas: [b], [a], [l], [ã], [ç], [u], 3 sílabas: ba -lan-ço e o dígrafo -an-.

A respeito das asserções, é correto afirmar que 

a) as duas são falsas. 
b) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 
c) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
d) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


QUESTÃO 05 

Acerca da acentuação gráfica e da crase, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. ( ) No primeiro parágrafo, o vocábulo público foi acentuado corretamente porque se trata de uma proparoxítona. 

( ) No segundo parágrafo, no trecho “[...] destinada a construir navios [...]”, faltou o acento indicativo da crase antes do verbo construir: destinada à construir, pois há a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”: destinada à construção. 

( ) No terceiro parágrafo, os vocábulos ministérios e Saúde foram corretamente grafados, pois o primeiro é uma paroxítona terminada em ditongo; o segundo porque se acentua a vogal -u- quando for tônica e em hiato. 

( ) No sétimo parágrafo, no primeiro período, grafou-se incorretamente a locução a fim de, a qual deveria ser escrita: afim de. 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

a) F, V, F, F. 
b) F, V, V, V. 
c) V, F, V, F. 
d) V, F, F, V


QUESTÃO 06 

Sobre semântica, é correto afirmar que, no décimo parágrafo, no primeiro período, o adjetivo equânime pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, pelo sinônimo 

a) parcial. 
b) subjetivo. 
c) moderado. 
d) igualitário.


QUESTÃO 07 

A respeito dos sinais de pontuação, avalie as afirmações. 

I – No primeiro parágrafo, segundo período, foram usadas adequadamente as vírgulas para separar o adjunto adverbial de tempo em dezembro. 

II – No terceiro parágrafo, o uso da vírgula antes da expressão por exemplo é facultativo. 

III – No quarto parágrafo, o uso da vírgula após o adjetivo pública é facultativo. 

IV – No sétimo parágrafo, no primeiro período, em lugar dos dois parênteses empregados, também seria adequado à norma-padrão substituí-los por um único travessão, usado após a palavra privilegiadas. 

V – No nono parágrafo, no segundo período, o emprego das vírgulas no trecho: “[...] pessoal militar, civil, [...]” é facultativo. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I e IV. 
b) III e V. 
c) II, III e IV. 
d) I, II e V


QUESTÃO 08 

Sobre sintaxe de regência, no nono parágrafo, segundo período, é correto afirmar que a locução verbal “vai aumentar” é classificada sintaticamente como verbo 

a) transitivo direto. 
b) intransitivo. 
c) de ligação. 
d) transitivo indireto.


QUESTÃO 09 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I – No décimo primeiro parágrafo, primeiro período, a oração “[...] que o equipamento militar brasileiro pode estar sendo sucateado.” é uma subordinada substantiva, subjetiva, 

PORQUE 

II – exerce a função sintática de objeto direto da oração principal “É argumentável [...]”. A respeito das asserções, é correto afirmar que 

a) as duas são falsas. 
b) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 
c) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
d) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


QUESTÃO 10 

Sobre classes de palavras, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir. 

( ) No primeiro parágrafo, primeiro período, o verbo surpreendeu está na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do modo indicativo e pertence à segunda conjugação. 

( ) No segundo parágrafo, a palavra que é um pronome relativo e se refere ao antecedente Emgepron. 

( ) No sétimo parágrafo, primeiro período, a expressão a fim de é uma locução conjuntiva. 

( ) No décimo parágrafo, terceiro período, a palavra que é um pronome relativo e introduz uma oração subordinada adjetiva. 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

a) F, V, V, F. 
b) F, F, V, V. 
c) V, V, F, F. 
d) V, F, F, V


QUESTÃO 11 

A respeito de funções sintáticas dos termos, é correto afirmar que, no período “[...] é preciso repensar e explicar com transparência as prioridades.”, o termo destacado é 

a) aposto. 
b) complemento nominal. 
c) sujeito simples. 
d) objeto direto.


QUESTÃO 12 

Sobre ortografia oficial, avalie as afirmações. 

I – No décimo primeiro parágrafo, segundo período, o vocábulo infraestrutura foi grafado corretamente, sem o uso do hífen. 

II – Tal qual o vocábulo infraestrutura, também é correta a grafia de antiinflamatório

III – No décimo primeiro parágrafo, terceiro período, o vocábulo escassez, derivado do adjetivo escasso, foi corretamente grafado, com -z, a exemplo de frigidez (< frígido), palidez (< pálido), entre outros. 

IV – O vocábulo Emgepron foi grafado corretamente com letra inicial maiúscula, pois se trata de nome próprio de empresa. 

V – No primeiro parágrafo, segundo período, o vocábulo dezembro foi grafado incorretamente, pois os nomes dos meses, na língua portuguesa, devem ser escritos com inicial maiúscula. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I, III e IV. 
b) III e V. 
c) I, II e IV. 
d) II e V.


QUESTÃO 13

Sobre relações lógico-semânticas, no quarto parágrafo, o conectivo “pois” NÃO tem o valor semântico de 

a) adversão. 
b) explicação. 
c) razão. 
d) justificação.


QUESTÃO 14 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I – No sétimo parágrafo, no primeiro período, a palavra que introduz uma oração subordinada, substantiva, adverbial 

PORQUE 

II – as conjunções integrantes introduzem orações subordinadas, substantivas. A respeito das asserções, é correto afirmar que 

a) as duas são falsas. 
b) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 
c) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
d) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


QUESTÃO 15 

Sobre classes de palavras e sinonímia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. 

( ) No primeiro parágrafo, primeiro período, a palavra até foi usada como preposição para denotar um limite posterior de tempo . 

( ) No primeiro parágrafo, segundo período, a locução de repente pode ser substituída, sem prejuízo de alteração do sentido, por de esguelha

( ) No quinto parágrafo, segundo período, o adjetivo inopinada significa “inesperada, imprevista”. 

( ) No terceiro parágrafo, o verbo equivale está na terceira pessoa do singular do presente do indicativo e pertence à segunda conjugação. 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

a) F, V, V, F. 
b) F, F, V, V. 
c) V, V, F, F. 
d) V, F, F, V


INFORMÁTICA 

QUESTÃO 16 

Por padrão, no Explorador de Arquivos do Windows 10, é correto afirmar que a combinação de teclas Ctrl+Shift+N é utilizada para criar um(a) novo(a) 

a) pasta. 
b) atalho. 
c) programa. 
d) arquivo texto. 


QUESTÃO 17 

A respeito dos componentes de um computador, é correto afirmar que o termo Core i7 da Intel refere-se a um tipo de 

a) SSD. 
b) disco rígido. 
c) processador. 
d) memória RAM.


QUESTÃO 18 

A figura a seguir destaca um dos botões do grupo Parágrafo da guia Página Inicial do Microsoft Word 2016.


É correto afirmar que o botão destacado tem a função de 

a) sublinhar o texto selecionado. 
b) alterar a cor atrás do texto selecionado. 
c) copiar a cor da fonte do texto selecionado. 
d) inserir a imagem de um retângulo abaixo do texto selecionado.


QUESTÃO 19 

No Microsoft Word 2016, o botão por meio do qual uma pessoa pode ocultar ou exibir as réguas nas laterais do documento encontra-se na guia 

a) Exibir. 
b) Layout. 
c) Design. 
d) Formatar.


QUESTÃO 20 

Considere que a seguinte planilha foi elaborada no Microsoft Excel 2016 instalado em um computador com Windows 10.

As colunas da planilha estão identificadas pelas letras A e B no topo da imagem e as linhas pelos números 1 e 2 no canto esquerdo da imagem. 

O conteúdo exibido na célula B2 pode ter sido gerado pela fórmula 

a) =MÉDIA(A1:A2)-MAIOR(A1;B1) 
b) =MÉDIA(A1:A2)-MAIOR(A1;A2) 
c) =MAIOR(A1:A2;MÁXIMO(A1;B1))-1 
d) =MÁXIMO(A1:A2;MAIOR(A1;B1))-1




NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

QUESTÃO 21

 Avalie o que se afirma sobre as características da administração pública, conforme Paludo (2012). 

I - A competência da administração pública é ilimitada, ou seja, transcende os limites dos órgãos e agentes. 

II - Sua atividade é de natureza executora, isto é, executa as atividades desejadas pelo Estado visando o alcance do bem comum. 

III - É neutra e, portanto, deve tratar todos igualmente, não podendo, pois, favorecer ou discriminar pessoas por quaisquer razões. 

IV - Além da prestação de serviços públicos e da prática de atos administrativos, cabe à administração pública o exercício de atos políticos e de governo. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I. 
b) I e IV. 
c) II e III. 
d) II; III e IV. 


QUESTÃO 22 

O princípio da eficiência aplicado à administração pública passou a fazer parte da Constituição Brasileira a partir do ano de 1998, com a Emenda Constitucional nº 19 (Art. 37 da CF/1988). Sobre esse princípio, é correto afirmar que 

a) direciona-se à busca constante por resultados econômicos superiores. 

b) tem como efeito a superação definitiva dos demais princípios constitucionais: impessoalidade, moralidade, legalidade e publicidade. 

c) coloca como prioridade os resultados de natureza quantitativa em detrimento dos qualitativos, como a rentabilidade social. 

d) pressupõe a realização das atividades e serviços públicos com maior presteza, qualidade e proficiência, evitando desperdícios de qualquer natureza. 


QUESTÃO 23 

A administração pública se divide entre a administração direta e a indireta. Dentre as entidades que compõem a administração indireta destacam-se as autarquias, pessoas jurídicas administrativas que realizam serviços públicos e executam atividades típicas do Estado de forma descentralizada. Sobre as autarquias, é correto afirmar que 

a) possuem autonomia administrativa para realizar suas atividades. 

b) caracterizam-se pela sua capacidade genérica, ou seja, atuam em múltiplas áreas simultaneamente.
 
c) passam a ser consideradas parte da administração direta quando desempenham atividades específicas como controle e governança. 

d) estão diretamente subordinadas aos ministérios e órgãos da administração direta localizando-se, portanto, em posição hierarquicamente inferior. 


QUESTÃO 24

 Associe corretamente o modelo de administração pública às suas respectivas características. 

MODELOS

(1) Patrimonialista 
(2) Burocrático 
(3) Gerencial 

CARACTERÍSTICAS

( ) Prevalece o descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais. 

( ) Identifica o cidadão como contribuinte e como cliente dos serviços públicos.

( ) Os cargos públicos são considerados propriedades particulares, de caráter hereditário. 

( ) Baseia-se na profissionalização, na implantação de carreiras e da hierarquia funcional. 

( ) Deslocamento da ênfase dos procedimentos utilizados (meios) para os resultados (fins). 

( ) Enfoque na eficiência, na redução de custos e no aumento da qualidade dos serviços públicos. 

( ) Ênfase no caráter racional/legal, visando mitigar práticas como a informalidade e a pessoalidade nas relações. 

A sequência correta dessa associação é 

a) 1, 2, 1, 3, 3, 2, 2. 
b) 1, 3, 1, 2, 3, 3, 2. 
c) 2, 1, 3, 1, 2, 1, 3. 
d) 3, 3, 2, 2, 1, 3, 1.


QUESTÃO 25

 De Paula (2005) analisa a vertente da Administração Pública Societal (APS) comparando-a ao modelo da Administração Pública Gerencial (APG). 

Avalie o que se afirma sobre esses dois modelos de administração pública. 

I - A APG tem como abordagem de gestão a aplicação do gerencialismo no âmbito das instituições públicas.

II - A APS tem como origem os movimentos sociais brasileiros iniciados na década de 1960, baseados na visão de democracia participativa. 

III - A APG surgiu como resultado da reforma estatal brasileira, ainda na década de 1980, influenciando os modelos aplicados na Inglaterra e nos EUA. 

IV - A APS caracteriza-se por buscar substituir a gestão tecnoburocrática por um modelo de gestão mais participativo e democraticamente deliberativo, com iniciativas como o orçamento participativo, os fóruns temáticos e os conselhos gestores de políticas públicas. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I e IV. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) I, II e IV. 


QUESTÃO 26 

A Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993) normatiza o processo de compras na administração pública e, portanto, deve orientar quaisquer organizações públicas que desejam adquirir bens ou contratar serviços e obras. 

Associe corretamente a modalidade licitatória à sua respectiva definição. 

MODALIDADES 

1 - Concorrência 
2 - Tomada de preços 
3 - Convite 
4 - Concurso 
5 - Leilão 
6 - Pregão 

DEFINIÇÕES 

( ) Aplica-se no caso de seleção para trabalho técnico, científico ou artístico, tendo como contrapartida prêmios ou remuneração aos vencedores; a participação é aberta aos interessados. 

( ) Destina-se a contratações envolvendo altos valores (grande vulto), aquisição ou alienação de imóveis e também para aquisições internacionais; qualquer interessado pode participar desde que atenda aos requisitos mínimos especificados no edital. 

( ) Adequado para contratações de valores mais baixos (menor vulto), não sendo necessária a publicação de edital; a participação é aberta aos fornecedores interessados, escolhidos ou convidados, os quais devem ser em número mínimo de 3. 

A sequência correta dessa associação é 

a) 1, 4, 3.
b) 2, 5, 4. 
c) 3, 6, 1. 
d) 4, 1, 3. 


QUESTÃO 27 

De acordo com Torres (2012, p. 235), “o ambiente em que são implementadas as políticas públicas em geral é muito complexo, com forte interação de grupos sociais e instituições”.

A esse respeito, NÃO é exemplo de fator que contribui para aumentar o grau de complexidade e de imprevisibilidade na implantação de políticas públicas 

a) a inospitalidade do ambiente externo comumente encontrada pelos gestores públicos. 

b) o fato desse ambiente externo não ser plenamente controlável pelos gestores públicos. 

c) a prática da construção de um planejamento estratégico, com etapas e indicadores a serem seguidos.

d) a amplitude do público-alvo das políticas, que implica em múltiplas necessidades a serem atendidas. 


QUESTÃO 28 

No âmbito da nova administração pública, uma das questões basilares foi a adoção da perspectiva da orientação pública para o cidadão. Isso significou uma mudança expressiva na própria concepção de cidadão: de financiador à usuário e principal destinatário das ações e serviços públicos. 

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o conceito de cliente-cidadão e a busca pela excelência no serviço público. 

( ) O conceito de qualidade no serviço público relaciona-se à satisfação do cidadão e das suas necessidades. 

( ) A excelência no serviço público está atrelada à satisfação do cidadão e nada tem a ver com o desempenho dos servidores públicos. 

( ) Quando a excelência no serviço público é alcançada não se faz necessário realizar a avaliação e o acompanhamento dos níveis de qualidade, uma vez que estes já foram cumpridos. 

( ) A ideia de cliente-cidadão reforça a posição do cidadão como a razão de existir do ente público, cuja participação deve ser facilitada e sua voz ouvida (sugestões, queixas e elogios). 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é 

a) V, F, F, V. 
b) V, V, V, F. 
c) F, V, V, F. 
d) F, F, F, V


QUESTÃO 29 

Chiavenato (2014) argumenta que as pessoas são elementos-chave para uma organização, na medida em que são determinantes para o alcance (ou não) dos objetivos organizacionais. Tal afirmação, segundo o autor, aplica-se tanto às organizações públicas quanto às privadas. Considerando-se a importância das pessoas para as organizações, NÃO é objetivo da área de gestão de pessoas 

a) motivar e qualificar continuamente as pessoas. 
b) manter políticas éticas e socialmente responsáveis.
c) identificar corretamente o público-alvo da organização. 
d) desenvolver programas de qualidade de vida do trabalho (QVT).


QUESTÃO 30 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I - Diversas são as falhas que ocorrem cotidianamente na gestão de projetos como, por exemplo: falhas no dimensionamento dos riscos envolvidos, falhas nas adaptações técnicas que envolvem a escolha de ferramentas e técnicas utilizadas, falhas nos processos de comunicação, entre outras, essas falhas ocorrem com frequência, mas não afetam a qualidade e a eficiência dos projetos em si 

PORQUE 

II - o principal objetivo do gerenciamento de projetos é garantir que a execução do projeto ocorra de acordo com o que foi planejado, principalmente no que tange às dimensões: tempo, recursos e escopo.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que 

a) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. 
b) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. 
c) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
d) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


QUESTÃO 31 

O componente Geografia, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, é dividido em unidades temáticas, considerando-se a progressão das habilidades. 

Sobre a descrição dessas unidades temáticas da Geografia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta. 

( ) mundo do trabalho: para os anos iniciais ganha relevância o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo. 

( ) formas de representação e pensamento espacial: espera-se a diversificação no uso de linguagens de modo que os alunos possam compreender as particularidades de cada uma delas, em suas potencialidades e limitações. 

( ) natureza, ambientes e qualidade de vida: busca-se a unidade da Geografia, articulando geografia física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra.
 
( ) manifestações religiosas: pretende-se proporcionar o conhecimento, a valorização e o respeito às distintas experiências e manifestações religiosas, a compreensão das relações estabelecidas entre as lideranças e denominações religiosas e as distintas esferas sociais. 

( ) O sujeito e seu lugar no mundo: focalizam-se as noções de pertencimento e de identidade. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se o desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, além do raciocínio geográfico, importantes para o processo de alfabetização cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens. 

De acordo com as descrições, a sequência correta é 

a) F, V, V, F, V. 
b) V, F, F, V, F. 
c) F, V, F, F, V. 
d) V, F, V, V, F.


QUESTÃO 32 

São exemplos de impactos ambientais no espaço geográfico, EXCETO 

a) a expansão territorial de monoculturas em áreas nativas. 
b) a ampliação de derrames vulcânicos em superfícies cultiváveis. 
c) o incremento de resíduos sólidos orgânicos nas áreas urbanas. 
d) o aumento de efluentes químicos e biológicos nos corpos d’água.


QUESTÃO 33 

O quadro a seguir, elaborado a partir dos níveis de aprofundamento do conhecimento propostos por Bloom et al. (1956) e Anderson e Krathwohl (2001) e reorganizado por Ascenção & Valadão (2017), traz como proposta metodológica a interpretação do aprofundamento dos processos mentais dos docentes frente aos conceitos geográficos.




Numere o processo mental indicado no quadro acima, do mais simples ao mais complexo, à sua respectiva descrição. 

( ) Construir significado a partir de materiais de leitura ou de explicações. 
( ) Por em prática um processo apreendido. 
( ) Trazer à memória informações relevantes; memória de longo prazo. 
( ) Generalização, planificação e produção; proposição de alternativas. 
( ) Decomposição do conhecimento em suas partes, buscando identificar como tais partes se relacionam com a estrutura global. 
( ) Comparar e discriminar ideias; dar valor à apresentação da teoria; verificar o valor da evidência e reconhecer subjetividades. 

A sequência correta dessa numeração é 

a) 2, 5, 1, 4, 6, 3. 
b) 2, 3, 1, 6, 4, 5. 
c) 5, 3, 2, 1, 4, 6. 
d) 5, 1, 3, 2, 6, 4.


QUESTÃO 34 

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I - Há uma discrepância no cálculo do PIB do agronegócio entre a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); em 2011, essa diferença era 4,7 vezes maior no CNA em relação ao IBGE, 

PORQUE, 

II - segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, há uma incorporação de setores da cadeia produtiva “fora da porteira” que são contabilizados pelo CNA para inflar os dados do PIB do agronegócio no país e uma classe de cientistas que é influenciada pela ideologia da classe latifundiária que domina a política do país. 

Sobre as asserções, é correto afirmar que 

a) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. 
b) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa. 
c) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
d) as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 35 

Analise as informações a seguir. 




Avalie o que se afirma sobre os dados apresentados. 

I - A ampliação da obrigatoriedade da educação básica para crianças de 0 a 3 anos representou um importante avanço no acesso à escola por esse grupo. 

II - O aumento no acesso às escolas do grupo entre 4 e 5 anos de idade contribui para o alcance de uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que está relacionado à garantia de um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, nos cuidados e na educação pré-escolar, de modo que os alunos estejam prontos para o ensino primário. 

III - A elevação na qualidade do Ensino Fundamental no Brasil, grupo de 6 a 14 anos, tem sido o fator preponderante no alcance da universalização do acesso a essa etapa da educação básica. 

IV - Um dos grandes desafios da educação no Brasil é garantir o acesso e, principalmente, a permanência dos jovens entre 15 a 17 anos na educação básica, que em muitos casos abandonam a escola para se dedicarem ao trabalho. 

Está correto apenas o que se afirma em 

a) I e II. 
b) II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II, III e IV


QUESTÃO 36 

Todos nós sabemos, lendo ou assistindo à previsão de tempo, que a chuva nem sempre pode ser prevista com precisão. Essa imprecisão resulta da interação dos diversos fatores envolvidos na produção de precipitação, como temperatura, umidade, perturbações atmosféricas, barreiras naturais, frentes, movimentos de massa, ventos da atmosfera superior, aquecimento diferencial da superfície entre outros. Esses fatores do tempo também afetam nosso cotidiano. (Peterson, 2014. p. 120). 

No contexto do processo de sua formação, as precipitações podem potencializar problemas socioambientais. 

A esse respeito, é correto afirmar que a precipitação 

a) ciclônica forma-se a partir da interação do ar com a célula de alta pressão, fluindo em todas as direções do sistema. 

b) orográfica organiza-se quando barreiras naturais impedem os ventos de subir, retendo-os na superfície e formando a neblina. 

c) frontal desenvolve-se quando uma massa de ar quente carregada de umidade se choca com o ar frio e se eleva acima de um sistema de frente. 

d) convectiva estrutura-se a partir do encontro de dois sistemas de frentes frias, resultando na formação de nuvens fortes com pancadas de chuvas rápidas. 


QUESTÃO 37 

Falhamento é o deslizamento ou deslocamento de rochas ao longo de uma superfície de fratura, já a fratura ao longo da qual os movimentos ocorrem é uma falha. (...) Forças tectônicas tensionais puxam em direções opostas de um modo que esticam e afinam a parte impactada da crosta. As rochas, porém, respondem por falhamento, em vez de se curvarem ou se esticarem plasticamente, quando sujeitas a formas tensionais. Forças tensionais normalmente usam a crosta para se quebrar em blocos chamados blocos de falhas, que são separados por falhas normais. (Peterson, 2014. p. 276-277, adaptado). 

A falha normal está representada corretamente em




QUESTÃO 38 

É indiscutível que a magnitude do problema no nível de emprego e de desemprego nos países em desenvolvimento é infinitamente maior do que aquele enfrentado pelos países industrializados antigos. A alta taxa de crescimento da força de trabalho em muitos países em desenvolvimento continua exercendo enormes pressões sobre os mercados de trabalho nas áreas rurais e urbanas. (Dicken, 2010, p. 540). 

Nesse contexto, avalie o que se afirma acerca dos efeitos positivos e negativos de processos de globalização sobre o nível de emprego nos países em desenvolvimento. 

I - A renda mais alta gerada pelas exportações promove investimentos diretos que elevam os níveis de emprego expressivos, reduzindo o Índice de Gini dos países periféricos. 

II - As pressões para a criação do emprego local e a competitividade internacional para alocação de empresas transnacionais têm levado à flexibilização de leis trabalhistas nos países periféricos, que impõem padrões inferiores de trabalho à mão de obra, quando comparadas aos países centrais. 

III – As melhorias no padrão salarial, se forem substanciais e expressivas, possivelmente reduzirão a desigualdade social, se acompanhadas de mudanças na estrutura social e no desenvolvimento de políticas públicas favoráveis à população de baixa renda. 

IV - A expansão no uso de novas tecnologias em alguns setores e sua absorção na cadeia produtiva levam ao aumento da produtividade total do trabalho, mas podem acarretar desemprego estrutural. 

V - O aumento na capacidade manufatureira no país hospedeiro tende a elevar os salários no setor informal, reduzindo o desemprego conjuntural ao patamar das empresas matrizes. 

Está correto apenas que se afirma em 

a) I, II e III. 
b) I, II e V. 
c) II, III e IV. 
d) III, IV e V.


QUESTÃO 39 

Leia o fragmento da reportagem a seguir. 

O que aconteceria se os sistemas de GPS parassem de funcionar? 

Para começar, teríamos que usar nossos cérebros para prestar atenção para o mundo ao redor de nós quando fôssemos de A a B. Talvez isso não fosse algo ruim: teríamos menos probabilidade de parar em rios e penhascos por causa da nossa confiança cega nas ferramentas de navegação. Você provavelmente já ouviu várias histórias sobre pessoas que se perderam justamente por causa do GPS. A minha é a de um casal sueco que escreveu errado o nome da ilha italiana de Capri e acabou a quilômetros dali em Carpi, perguntando onde estava o mar. Aparelhos que usam GPS, sigla para "Sistema de Posicionamento Global", em inglês, normalmente impedem que a gente se perca. Se falhassem, as avenidas estariam entupidas de motoristas parando para ler placas ou parando para consultar mapas. Se seu transporte envolve trens, não haveria painéis de informação te avisando quando esperar a próxima chegada. Ligue para uma operadora de táxis, e você pode receber respostas irritadas de alguém tentando controlar toda sua frota de motoristas. Sem GPS, nossos sistemas de emergência teriam dificuldades: operadores não poderiam localizar as pessoas ligando pelo seu sinal de telefone, ou identificar a ambulância ou carro de polícia mais próximos. 

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/11/14/o-que-aconteceria-no-mundo-se-o-gps-parasse-de-funcionar.ghtml. Acesso em: 28 Jan. 2020. Fragmento. 

Associe corretamente a classificação dos receptores GPS às suas respectivas descrições.

RECEPTORES 

1 - De navegação 
2 - Métricos 
3 - Submétricos 
4 - Geodésicos 

DESCRIÇÕES 

( ) Geralmente trabalham com o método relativo de busca, cuja precisão varia de 1 a 10 metros. 

( ) Somente utilizam o método relativo para busca de informações, atingindo enorme precisão de 0,1 a 0,002 metros. 

( ) Geralmente utilizam o método absoluto de busca, ou seja, com leituras simples e diretas; sua precisão varia aproximadamente de 50 a 100 metros. 

( ) Atuam com o modo relativo de busca, com precisão variando de 0,2 a 1 metro. 

A sequência correta dessa associação é 

a) 3, 1, 4, 2. 
b) 2, 4, 1, 3. 
c) 3, 1, 2, 4. 
d) 2, 4, 3, 1.


QUESTÃO 40 

Os quatro prefeitos eleitos da Região Metropolitana do Vale do Aço vão iniciar as suas gestões pautadas em metas com base em indicadores, transparência e prestação de contas, através do “Programa Cooperação para Cidades Sustentáveis – PCSS”. A plataforma, apresentada a 21 candidatos a prefeito de dez municípios da área de abrangência da FIEMG Regional Vale do Aço, visa mobilizar e articular com os gestores públicos um trabalho sistematizado de desenvolvimento territorial sustentável por meio de um planejamento estratégico regionalizado. 

Disponível em: . Acesso em: 28 Jan. 2020. 

Nesse contexto, para resolver problemas urbanos e ambientais nos municípios brasileiros, sobretudo os inseridos em regiões metropolitanas, é correto afirmar que o planejamento comprometido com o desenvolvimento urbano sustentável 

a) valoriza na organização do espaço urbano o senso estético funcionalista, pautado no embelezamento.

b) investe na ideia de força central de modernização da cidade, a partir da ordem e da racionalidade técnica reservadas à organização espacial. 

c) identifica as forças do mercado para as parcerias público-privadas voltadas ao modelo civilizatório capitalista da domesticação da população carente. 

d) intensifica a interdisciplinaridade no tratamento das temáticas urbanas associadas ao compromisso de inserção da participação popular nos processos decisórios das cidades.






1 D ; 2 Anulada; 3 B; 4 C; 5 C; 6 D; 7 A; 8 B; 9 B; 10 C; 11 D; 12 A; 13 A; 14 C; 15 B; 16 A; 17 C; 18 B; 19 A; 20 C; 21 Anulada; 22 D; 23 A; 24 B; 25 D; 26 D; 27 C; 28 A; 29 C; 30 B; 31 A; 32 B; 33 B; 34 C; 35 B; 36 C; 37 A; 38 C; 39 B; 40 D


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