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QUESTÕES ENEM – BIOLOGIA (FOTOSSÍNTESE)




01) (ENEM, 2021) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.

O sequestro de carbono pelas plantas é aumentado

Alternativas

A) reciclando papel.

B) mantendo intactas as florestas nativas.

C) fazendo o replantio das áreas degradadas.

D) evitando a queima de madeira e de áreas de floresta.

E) substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos.

 


Alternativa "C"


02) (ENEM, 2020) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro. Após a explicação, um aluno esquematizou na lousa o resultado do referido experimento.





Considerando a figura, a faixa do microespectro em que a alga possui maior taxa de realização fotossintética é a do:

Alternativas

A) Anil.

B) Verde.

C) Violeta.

D) Amarelo.

E) Vermelho.

 


Alternativa "E"


03) (ENEM, 2018) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

A fotossíntese é um processo físico-químico realizado por organismos clorofllados. Nos vegetais, é dividido em duas fases complementares: uma responsável pela síntese de ATP e pela redução do NADP+ e a outra pela fixação de carbono.

 

Para que a etapa produtora de ATP e NADPH ocorra, são essenciais

Alternativas

A) água e oxigênio.

B) glicose e oxigênio.

C) radiação luminosa e água.

D) glicose e radiação luminosa.

E) oxigênio e dióxido de carbono.

 


Alternativa "C"


04) (ENEM, 2018) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

No século XVII, um cientista alemão chamado Jan Baptista van Helmont fez a seguinte experiência para tentar entender como as plantas se nutriam: plantou uma muda de salgueiro, que pesava 2,5 kg, em um vaso contendo 100 kg de terra seca. Tampou o vaso com uma placa de ferro perfurada para deixar passar água. Molhou diariamente a planta com água da chuva. Após 5 anos, pesou novamente a terra seca e encontrou os mesmos 100 kg, enquanto que a planta de salgueiro pesava 80 kg.

BAKER, J. J. W; ALLEN, G. E. Estudo da biologia. São Paulo: EdgarBIucher, 1975 (adaptado).

 

Os resultados desse experimento permitem confrontar a interpretação equivocada do senso comum de que as plantas

Alternativas

A) absorvem gás carbônico do ar.

B) usam a luz como fonte de energia.

C) absorvem matéria orgânica do solo.

D) usam a água para constituir seu corpo.

E) produzem oxigênio na presença de luz.

 

Alternativa "C"


05) (ENEM, 2015) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese


 

No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

Alternativas

A) seres herbívoros.

B) fungos fermentadores.

C) bactérias heterótrofas.

D) organismos produtores.

E) microrganismos decompositores.

 


Alternativa "D"


06) (ENEM, 2017) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico. Quando a luz incide sobre certas substâncias, libera elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica. Uma célula fotovoltaica é composta por uma placa de ferro recoberta por uma camada de selênio e uma película transparente de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo ouro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para o selênio, fechando o circuito e formando uma corrente elétrica de pequena intensidade.

DIAS, C. B. Célula fotovoltaica. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

 

O processo biológico que se assemelha ao descrito é a

Alternativas

A) fotossíntese.

B) fermentação.

C) quimiossíntese.

D) hidrólise de ATP.

E) respiração celular.

 


Alternativa "A"


07) (ENEM, 2017) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado).

 

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a

Alternativas

A) utilização de água.

B) absorção de fótons.

C) formação de gás oxigênio.

D) proliferação dos cloroplastos.

E) captação de dióxido de carbono.

 


Alternativa "B"


08) (ENEM, 2015) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese

A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

Alternativas

A) eutrofização.

B) proliferação de algas.

C) inibição da fotossíntese.

D) fotodegradação da matéria orgânica.

E) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

 


Alternativa "C"


09) (ENEM, 2009) Biologia: Moléculas, células e tecidos, Fotossíntese



As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que

Alternativas

A) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.

B) os carboidratos convertem energia solar em energia química.

C) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.

D) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.

E) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

 


Alternativa "C"





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