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QUESTÕES ENEM - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (PARTE 01)



QUESTÕES ENEM - PORTUGUÊS (PARTE 01) 



01) (ENEM 2022) Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto 

O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos — aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar — mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos. FORCIONI, G. et al. O mangue está de volta. Revista Esquinas, n. 87, set 2019 (adaptado). 

Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela

Alternativas 

A) utilização de aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais. 
B) ocupação de espaços da natureza local para a produção de eventos musicais memoráveis. 
C) substituição de antigas práticas musicais, como o frevo, por melodias e harmonias inovadoras. 
D) recuperação de composições tradicionais folclóricas e sua apresentação em grandes festivais. 
E) integração de referenciais culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética.
 
Alternativa "E"


02) (ENEM 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto



TEXTO II 

O Termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado). 

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que 

Alternativas

A) as formas de criticar obras do passado se repetem. 
B) a recorrência de temas marca a arte do final do século XX. 
C) as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos. 
D) o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos. 
E) o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
 
Alternativa "C"


03) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Gêneros Textuais 

Vanda vinha do interior de Minas Gerais e de dentro de um livro de Charles Dickens. Sem dinheiro para criá-la, sua mãe a dera, com seus sete anos, a uma conhecida. Ao recebe-la, a mulher perguntou o que a garotinha gostava de comer. Anotou tudo num papel. Mal a mãe virou as costas, no entanto a fulana amassou a lista e, como uma vilã de folhetim, decretou: "A partir de hoje, você não vai mais nem sentir cheiro dessas comidas!". Vanda trabalhou lá até os quinze anos, quando recebeu a carta de uma prima com uma nota de cem cruzeiros, saiu de casa com a roupa do corpo e fugiu num ônibus para São Paulo. Todas as vezes que eu e minha irmã a importunávamos com nossas demandas de criança mimada, ela nos contava histórias da infância de gata-borralheira, fazia-nos apertar seu nariz quebrado por uma das filhas da “patroa” com um rolo de amassar pão e nos expulsava da cozinha: “Sai pra lá, peste, e me deixa acabar essa janta”. PRATA, A. Nu de botas. São Paulo: Cia. das Letras, 2013 (adaptado). 

Pela ótica do narrador, a trajetória da empregada de sua casa assume um efeito expressivo decorrente da 

Alternativas 

A) citação a referências literárias tradicionais. 
B) alusão à inocência das crianças da época. 
C) estratégia de questionar a bondade humanas. 
D) descrição detalhada das pessoas do interior. 
E) representação anedótica de atos de violência.
 
Alternativa "E"


04) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto 

10 de maio 

Fui na delegacia e fale com o tenente. Que homem amável! Se eu soubesse que ele era tão amava eu teria ido na delegacia na primeira intimação. [...] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se útil a pátria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz um relatório e envia para os políticos? O senhor Jânio Quadros, o Kubstchek e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades. ... O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças. JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. 

A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a 

Alternativas 

A) lição de vida comunicada pelo tenente. 
B) predisposição materna para se emocionar. 
C) atividade política marcante da comunidade. 
D) resposta irônica ante o discurso da autoridade. 
E) necessidade de revelar seus anseios mais íntimos.

Alternativa "D"


05) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto 

O bebê de tarlatana rosa

 — [...] Na terça desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade inteira estava assim. É o momento em que por trás das máscaras as meninas confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas transparecem, em que a virgindade é dúbia, e todos nós a achamos inútil, a honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é possível, os maiores absurdos, os maiores crimes: nesse momento há um riso que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente. 

Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida. Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do contato familiar mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar, acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal no carnaval. RIO.J. Dentro da noite. São Paulo; Antíqua, 2022. 

No texto, o personagem vincula ao carnaval atitudes e reações coletivas diante das quais expressa Alternativas 

A) consagração da alegria do povo. 
B) atração e asco perante atitudes libertinas. 
C) espanto com a quantidade de foliões nas ruas. 
D) intenção de confraternizar com desconhecidos. 
E) reconhecimento da festa como manifestação cultural.
 
Alternativa "B"


06) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

"Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental

Nas várias redes sociais que povoam à internet, os chamados digital infuencers estão, sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida, Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendência e mostrando um estilo de vida sonhado por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aposta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora dê Instituto Feliciência. A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o suo racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr). Disponível em: https://agenciabrasil.abc.com.br. Acesso em 21 nov. 2021 (adaptado) 

Associada ao ideário de uma "vida perfeita", a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que constitui com base em 

Alternativas 

A) representações estereotipadas e superficiais de felicidade. 
B) ressignificações contemporâneas do conceito de alegria. 
C) estilos de vida inacessíveis para a sociedade brasileira. 
D) atitudes contraditórias de influenciadores digitais. 
E) padrões idealizados e nocivos de beleza física.
 
Alternativa "A"


07) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética. 

Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose 
A doença é grave e vem causando preocupação na região metropolitana da capital mineira 

Ela é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quanto os cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmoniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro. Disponível em: https://revista encontro.com.br. Acesso em: 11 dez 2017. 

Essa notícia além de cumprir sua função informativa, assume o papel de 

Alternativas 

A) fiscalizar as ações de saúde e saneamento da cidade. 
B) defender serviços gratuitos de atendimento á população. 
C) conscientizar a população sobre grave problema de saúde pública. 
D) propor campanhas para a ampliação de acesso aos serviços públicos. 
E) responsabilizar os agentes públicos pela demora na tomada de decisões.
 
Alternativa "C"


08) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Gêneros Textuais 

Ser cronista 

Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto. Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos. E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente. o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para o jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente. LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 

No texto, ao refletir sobre a atividade do cronista, a autora questiona característica do gênero crônica como 

Alternativas 

A) relação distanciada entre os interlocutores. 
B) articulação de vários núcleos narrativos. 
C) brevidade no tratamento da temática. 
D) descrição minuciosa dos personagens. 
E) público leitor exclusivo.
 
Alternativa "C"


09) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Criado há cerca de 20 anos na Califórnia, o mountainboard é um esporte de aventura que utiliza uma espécie de skate off-road para realizar manobras similares às das modalidades de snowboard, surf e do próprio skate. A atividade chegou ao Brasil em 1997 e hoje possui centenas de praticantes, um circuito nacional respeitável e mais de uma dezena de pistas espalhadas pelo país. Segundo consta na história oficial, o mountainboard foi criado por praticantes de snowboard que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. Para isso, eles desenvolveram um equipamento bem simples: uma prancha semelhante ao modelo utilizado na neve (menor e um pouco menos flexivel), com dois eixos bem resistentes, alças para encaixar os pés e quatro pneus com câmaras de ar para regular a velocidade que pode ser alcançada em diferentes condições. Com essa configuração, o esporte se mostrou possível em diversos tipos de terrenos: grama, terra, pedras, asfalto e areia. Além desses pisos, também é possível procurar pelas próprias trilhas para treinar as manobras. Disponível em: www.webventure.com.br. Acesso em: 19 jun. 2019. 

A história da prática do moutainboard representa uma das principais marcas das atividades na aventura, caracterizada pela 

Alternativas 

A) competitividade entre seus praticantes. 
B) atividades em padrões técnicos administrativos. 
C) modalidade com regras predeterminadas. 
D) criatividade para adaptações a novos espaços. 
E) necessidade de espações definidos para a sua realização.
 
Alternativa "D"


10) (ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto 





O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de 

Alternativas 

A) propor ações específicas para cada etapa da infância. 
B) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca. 
C) explicar os efeitos do acesso precoce à internet. 
D) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos. 
E) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.
 
Alternativa "A"


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