Em provas de concursos públicos, é comum encontrar questões de Português que abordam os seguintes assuntos:
1. Interpretação de texto: Compreensão e análise de textos de diversos gêneros, identificação de ideias principais, inferências e relações entre as informações apresentadas.
2. Gramática: Conhecimento das regras gramaticais, como concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação, colocação pronominal, entre outros.
3. Ortografia e acentuação: Uso correto das regras ortográficas, incluindo acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas.
4. Morfologia: Estudo das classes gramaticais (substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, etc.), flexões de gênero, número e grau, além de formação de palavras (prefixos e sufixos).
5. Sintaxe: Análise da estrutura e organização das palavras em uma frase, identificação de sujeito, predicado, complementos verbais e nominais, concordância verbal e nominal, entre outros aspectos sintáticos.
6. Semântica: Compreensão do significado das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, figuras de linguagem, além do uso adequado de expressões idiomáticas.
QUESTÕES PARA PRÁTICAR
1. Interpretação de texto:
(ENEM, 2022) Interpretação de Textos ,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
10 de maio
Fui na delegacia e fale com o tenente. Que homem amável! Se eu soubesse que ele era tão amava eu teria ido na delegacia na primeira intimação. [...] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se útil a pátria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz um relatório e envia para os políticos? O senhor Jânio Quadros, o Kubstchek e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades. ... O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças. JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a
Alternativas
A) lição de vida comunicada pelo tenente.
B) predisposição materna para se emocionar.
C) atividade política marcante da comunidade.
D) resposta irônica ante o discurso da autoridade.
E) necessidade de revelar seus anseios mais íntimos.
10 de maio
Fui na delegacia e fale com o tenente. Que homem amável! Se eu soubesse que ele era tão amava eu teria ido na delegacia na primeira intimação. [...] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se útil a pátria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz um relatório e envia para os políticos? O senhor Jânio Quadros, o Kubstchek e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades. ... O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças. JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a
Alternativas
A) lição de vida comunicada pelo tenente.
B) predisposição materna para se emocionar.
C) atividade política marcante da comunidade.
D) resposta irônica ante o discurso da autoridade.
E) necessidade de revelar seus anseios mais íntimos.
2. Gramática:
Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta:
a) Nós fomos no cinema ontem.
b) Ele gostam de estudar matemática.
c) Os alunos terminaram o trabalho rapidamente.
d) Ela precisa de comprar um novo celular.
3. Ortografia e acentuação:
Marque a opção que apresenta uma palavra escrita corretamente:
a) Mexerica.
b) Enxergar.
c) Excessão.
d) Benvindo.
4. Morfologia:
Identifique a classe gramatical da palavra destacada na frase: "O menino correu rapidamente."
a) Substantivo.
b) Verbo.
c) Adjetivo.
d) Advérbio.
5. Sintaxe:
Qual das alternativas apresenta uma concordância nominal correta?
a) Os livro estava na prateleira.
b) As flores cheirosa enfeitavam o jardim.
c) O aluno e a aluna estudaram para a prova.
d) A casa estava sujo depois da festa.
6. Semântica:
Qual das alternativas apresenta um exemplo de antônimo?
a) Feliz - Alegre
b) Pequeno - Grande
c) Rápido - Correr
d) Bonito - Feio
GABARITO E EXPLICAÇÃO
1. Interpretação de texto:
Gabarito: d) resposta irônica ante o discurso da autoridade.
A autora, ao refletir sobre o discurso do tenente, responde de forma irônica, questionando por que ele não envia um relatório aos políticos em vez de falar com ela, que se considera uma pessoa sem poder para resolver suas próprias dificuldades. Isso demonstra uma resposta irônica da autora diante da autoridade representada pelo tenente.
2. Gramática:
Gabarito: c) Os alunos terminaram o trabalho rapidamente.
Explicação: A alternativa c) apresenta a concordância verbal correta, pois o verbo "terminaram" concorda com o sujeito plural "alunos".
3. Ortografia e acentuação:
Gabarito: a) Mexerica.
Explicação: A palavra "mexerica" está escrita corretamente, seguindo as regras ortográficas da língua portuguesa.
4. Morfologia:
Gabarito: d) Advérbio.
Explicação: A palavra "rapidamente" é um advérbio, que modifica o verbo "correu" na frase.
5. Sintaxe:
Gabarito: c) O aluno e a aluna estudaram para a prova.
Explicação: A alternativa c) apresenta uma concordância nominal correta, pois o artigo definido "o" concorda em gênero com "aluno" e "a" concorda com "aluna".
6. Semântica:
Gabarito: d) Bonito - Feio
Explicação: Antônimos são palavras que possuem significados opostos. Na alternativa d), "bonito" e "feio" são exemplos de antônimos, pois representam ideias contrárias quando se trata da aparência ou beleza de algo.
Esses são alguns dos principais assuntos que costumam ser abordados em provas de Português em concursos públicos. É importante estudar esses temas de forma abrangente e estar familiarizado com as principais regras e conceitos da língua portuguesa.
0 Comentários